terça-feira, 4 de novembro de 2008

Xadrez as Leis do Jogo - artº 7º

Artº 7º - Irregularidades

7.1

a. Se durante uma partida se descobrir que a posição inicial das peças estava incorrecta, o jogo deverá ser anulado e disputada uma nova partida.
b. Se durante uma partida se descobrir que o único erro é o posicionamento do tabuleiro, contrariando o disposto no Artigo 2.1, a partida continua, mas a posição alcançada tem de ser transferida para um tabuleiro correctamente colocado.

7.2 Se uma partida tiver começado com as cores trocadas, deverá continuar, a menos que o árbitro decida de outra forma.

7.3 Se um jogador derruba ou desloca uma ou mais peças, deverá restabelecer a correcta posição no seu próprio tempo. Se necessário, o jogador ou o adversário deverão parar o relógio e pedir a ajuda do árbitro. O árbitro poderá penalizar o jogador que deslocou as peças.

7.4

a. Se durante uma partida se descobrir que foi feito um lance ilegal, inclusive a promoção de um peão ou a captura do rei do adversário, deverá ser restabelecida a posição imediatamente anterior à irregularidade. Se a referida posição não puder ser reconstituída, a partida deverá continuar a partir da última posição identificável, anterior à irregularidade. Os relógios deverão ser ajustados de acordo com o Artigo 6.14. O Artigo 4.3 aplica-se à jogada que for feita em substituição do lance impossível. A partida deverá então continuar a partir da posição restabelecida.
b. Após a adopção das acções descritas no artigo 7.4 (a), para os dois primeiros lances ilegais feitos por um jogador, o árbitro deverá dar dois minutos extra ao adversário, para cada ocasião; para o terceiro lance ilegal efectuado pelo mesmo jogador, o árbitro deverá declarar a partida perdida para este jogador.

7.5 Se durante uma partida se descobrir que as peças foram deslocadas das suas casas, deverá ser restabelecida a posição imediatamente anterior à irregularidade. Se a referida posição não puder ser identificada, a partida deverá continuar a partir da última posição identificável anterior à irregularidade. Os relógios deverão ser ajustados de acordo com o Artigo 6.14 A partida deverá então continuar a partir da posição restabelecida.

 

Artigo 7 das Regras do Jogo de Xadrez - simples mas não de fácil compreensão. Aqui julgo que o mais importante a salientar, é o referido em todo o ponto 7.1, ou seja irregularidades na colocação das peças e/ou do tabuleiro, e como as mesmas devem ser corrigidas. Chamo tambem a atenção para o ponto 7.4 b), o mais frequente, ou seja, os laces ilegais e a sua punição. Todos sabemos que ao 3º lance ilegal se perde a partida, mas claro devem primeiro ser comunicados o 1º e o 2º. Neste artigo podemos ler tambem, que nem sempre é fácil ou possivel o prosseguimento do jogo da forma mais correcta, e nesses casos mais uma vez se apela ao bom senso do àrbitro, claro que com a ajuda/compreensão dos jogadores. Mas é ao àrbitro que é dada  a "palavra" final, é ele quem decide. (este é um dos artidos aplicados apenas às partidas lentas, uma vez que as partidas rápidas ou semi-rápidas, estão abrangidas por uma regra própria, anexo B ponto 4)

Um artigo a ser lido, relido e entendido por todos, tal como aliás todos os artigos das leis do jogo.

Sem comentários: