segunda-feira, 19 de abril de 2010

APXC – Match amigável Portugal vs Cabo Verde

 

Cabo Verde

A Associação Portuguesa de Xadrez por Correspondência (APXC), vai realizar um Match amigável com a Selecção de Cabo Verde. Cada jogador realizará 2 jogos (brancas/pretas), e como o convite foi dirigido a todos os interessados, o nosso clube não quis faltar à chamada, e "enviou" para este match, um dos seus mais fortes atletas. Embora ainda um jovem, o atleta que nos vai representar, tem uma força de jogo à muito conhecida e temida por todos os seus adversários.

Enquanto a crónica se desenrola, convido todos os leitores a ir escutando esta musica, "Sodade", "a voz de Cesária e o azul de Cabo Verde".

 

Ora bem, voltemos ao "match" que é que nos interessa para o momento.

O jogador de que vos falo, se é que ainda não adivinharam, é este mesmo que escreve estas palavras.

30191-Joaquim Machado

Joaquim Machado,

1800 pontos de elo dados pela ICCF,

o quem vem demonstrar a perspicácia e inteligência da ICCF que após breve análise a algumas partidas por mim disputadas (julgo que deve ter sido assim, e não devem ter visto muitas senão ainda seria pior) rapidamente confirmou a força de jogo de que sou possuidor (vê-se que a ICCF percebe disto, não é como aqueles "gajos" da FPX e da FIDE, que não conseguem ver o talento de um jogador, nem que o mesmo lhes atire para a frente com todas as damas que já comeu…)

A APXC, lançou o convite, e a equipa está constituída. Capitaneada por Pedro Soberano, a distribuição dos jogadores pelos 18 tabuleiros, ficou assim ordenada,

 

POR - CV 2010 Portugal - Cabo Verde TD Pinho, Joaquim Brandão de
Board Portugal White Black White Black Cape Verde
Board 1 POR Ferreira, João Manuel Guerreiro  2150 . . . . CPV Vera-Cruz Jr, Aguinaldo  2016
Board 2 POR Grego, Luís José Gonzaga  2025 . . . . CPV Lopes, Daniel  1979
Board 3 POR Pedrosa, Pedro J. A.  1968 . . . . CPV Brito, António  1926
Board 4 POR Borges, Joachim Pedro R.  1965 . . . . CPV Carapinha, Francisco  1924
Board 5 POR Lixa, Alberto J. P.  1948 . . . . CPV Domingos Andrade, José  1893
Board 6 POR Soares, Francisco António de Freitas  1940 . . . . POR Mões Joaquim, Carlos  1808
Board 7 POR Cavadas, José Manuel Gonçalves  1801 . . . . CPV Barbosa, Antunio  1800P
Board 8 POR Costa, José M. M. da  1791 . . . . CPV Spínola, Sidney  1800P
Board 9 POR Fonseca, Pedro  1785 . . . . CPV Ramos, Carlos  1800P
Board 10 POR Curado, Manuel Cruz P.  1762 . . . . CPV Pereira, Éder  1800P
Board 11 POR Elias, Benjamim do Vale  1752 . . . . CPV Lizardo, João  1800P
Board 12 POR Dantas, Artur F. C. Pinto  1693 . . . . CPV Costa, Hermes  1800P
Board 13 POR Vila Nova, Reinaldo Hermínio  1631 . . . . CPV Vera-Cruz, Rui  1800P
Board 14 POR Gaspar, Fernando J. R.  1616 . . . . CPV Fernandes, Luís  1800P
Board 15 POR Cayolla Ribeiro, Dinis  1800P . . . . CPV Delgado, Luís  1800P
Board 16 POR Soares, Pedro J. G. P.  1800P . . . . CPV Lima, José Calazans  1800P
Board 17 POR Rodrigues, Pedro Miguel Batista  1800P . . . . CPV Gomes, Emanuel  1744
Board 18 POR Machado, Joaquim  1800P . . . . CPV Alves, Terêncio  1737
Total:

0

0

jogada inteligente do nosso capitão, ao colocar-me no 18º tabuleiro, garantindo assim que 18 a 0 já não levamos, e claro ao garantir desde já pelo menos uma vitória, dá mais tranquilidade e segurança aos restantes colegas de equipa. Um lance táctico, que já tenho visto ser aplicado nos jogos de equipa, e que espero resulte em cheio.

Desde já envio aqui um abraço e um forte cumprimento ao meu "parceiro" de jogo, Terêncio Alves. Ao mesmo desejo desde já duas honrosas derrotas, dois bons jogos, que nos divirtam e nos dêem prazer ao disputa-los. Deixo aqui também um aviso, porque percebo um bocadinho das regras deste jogo,  e não vou aceitar os "ajeito" ou "je ajut", sempre que o Terêncio Alves clicar na peça e depois não a queira jogar. Meu caro, nestas coisas, peça clicada é peça jogada :).

Prometo, porque assim o decidi, que mesmo sabendo dos milhares (ou menos) de pessoas que se irão oferecer para me ajudar no desenrolar da partida, nenhuma ajuda aceitarei ou procurarei. O jogo será limpo, e jogado como se em frente ao adversário estivesse. Até porque não me parece que vá começar agora a aceitar sugestões dadas por uma qualquer máquina, que não entende minimamente aquilo que passa em cima de um tabuleiro de xadrez (nunca vi um computador dar caneladas por baixo da mesa a ninguém).

Bom quanto ao jogo, e apenas a titulo excepcional, que não quero que ninguém "se mate" de curiosidade, deixo aqui a posição actual das peças no desenrolar do match.

Brancas

Pretas

tabuleiro xadrez

tabuleiro xadrezI

Sinto-me em clara vantagem, uma vez que nesta posição me sinto muito confortável, e tenho ainda grandes esperanças quanto ao desfecho do jogo. Estou, claro, preparado para tudo, e aviso já o Terêncio Alves, que se ele me vem com uma "begónia" eu espeto-lhe com uma "madof" que lhe "saco" as peças todas (já avisei no meu clube, que estes termos vão ser proibidos).

O Match, começa dia 01 de Maio, e o ritmo de jogo é de 50 dias para os primeiros 10 lances (para mim já devem chegar). A todos os meus colegas de equipa desejo boa sorte para os seus jogos, aos camaradas de Cabo-Verde, desejo que se divirtam tanto quanto eu me vou tentar divertir.

Parabéns à Associação Portuguesa de Xadrez por Correspondência pela iniciativa, esta ainda não começou e já aguardo por outros confrontos do género com os restantes países Lusófonos. Espero apenas que a próxima convocatória não diga

"Dado tratar-se de Cabo Verde, um país que ainda está a dar "os primeiros passos" no xadrez por correspondência, a APXC privilegiará as inscrições de jogadores portugueses ainda sem rating ICCF ou de inscrição recente."

(retirado do blog da apxc)

e depois aparecem aqueles jogadores e eu vou parar ao 18º tabuleiro, está bem…

Podia-se também tentar organizar no final do match, um encontrozinho em Cabo-Verde (dizem que lá o camarão é como aqui os tremoços).

Aproveito também o "tempo de antena" para avisar as senhoras/meninas, que a APXC, está a recrutar elementos Femininos, oferecendo a inscrição a todas as interessadas. É simples, visitem o blog da APXC, e aguardem pelas noticias.

Cumprimentos

Joaquim Machado

Para terminar, e para quem ainda tiver tempo e disposição, fica aqui um "Funana" de Cabo-Verde.

vale bem o tempo dispensado

1 comentário:

Miquinhas disse...

Ora bolas… para estes encontros ninguém me convida. Só me convidam para jogar bilhar ou futebol! LOL
Amigo Machado, ri-me à grande! Aquela de "todas as damas que já comeu"! Ou "espeto-lhe com uma "madof" que lhe "saco" as peças todas"! Está excelente, digno do "Inimigo Público". :)
Bons jogos e DIVIRTA-SE!
PS: Parece que Cabo Verde tem um atum que é qualquer coisa de fenomenal... se o seu adversário lhe enviar qualquer coisita, não se esqueça aqui da malta. Afinal, vamos estar todos aqui a torcer por si.