domingo, 10 de março de 2013

GM IVAN SALGADO BRINDA-NOS COM A ANÁLISE DE UMA DAS SUAS PARTIDAS JOGADAS EM GIBRALTAR. OBRIGADO AMIGO!

Eduardo Viana e o GM Ivan Salgado em Gibraltar

E.duardo Viana e Ivan Salgado (GM)


IVAN SALGADO é um jovem espanhol de apenas 22 anos de idade com o título de Grande Mestre de Xadrez tendo já vencido fortíssimos Torneios como, por exemplo, o Campeonato Ibero Americano em 2012, o Magistral Casino de Barcelona en 2011 e foi Vice-campeão mundial no escalão Sub-18.  Estes são os títulos mais importantes a nível individual.

Ivan tem de gerir muito bem o seu tempo pois tem de conciliar os estudos Universitários, com o estudo teórico do Xadrez e com as competições para poder continuar a evoluir.

Apesar do seu esforço pessoal e do seu enorme talento Ivan teve a humildade de reconhecer e de nos dizer que  o mérito também pertence  à Escola de Xadrez Marcote que foi uma importante etapa. “Sem o apoio desta Instituição”, diz Ivan, “ provavelmente os meus progressos não teriam sido tão notáveis. Houve muita gente implicada nisto, porém quem me acompanhou mais de perto foi  Alejandro Hoffman. De todas as formas,antes de Mondariz houve muita gente em Ourense que me ajudou muito (o meu irmão entre outras muitas pessoas), também o mestre internacional Marcial García durante umas temporadas vinha à minha casa treinar-me. Depois, com quem mais trabalhei foi com De la Villa (porém há muitas outras pessoas na verdade, seria muito difícil nome-á-las todas).

O Grande Mestre está a viver em Madrid mas está a pensar mudar-se, no Verão, para Ourense. Neste momento, encontra-se na Macedóna onde está a disputar um fortíssimo torneio de xadrez.

Ivan Salgado visita, algumas vezes, o nosso país pois  representa a “Academia de Xadrez de Gaia”, clube português da 1ª divisão nacional. Também já nos deu a honra de visitar Guimarães na companhia de seus pais.

Ivan é um rapaz alegre, muito simples na sua forma de ser e de estar, sociável, culto e simpático. 

Foi com prazer que acedeu ao pedido para comentar para os leitores do nosso Blog uma das suas partidas jogadas recentemente em Gibraltar.

Ofereceu-nos a análise da partida que jogou na última ronda contra o talentoso e fortíssimo Mestre Internacional Oparin um jovem russo de apenas 15 anos que promete.

Ivan já havia jogado contra Oparin num torneio de rápidas (blitz) em Moscovo, e perdera por 1.5 a 0.5. Portanto, já sabia que era um rival perigoso. Além do mais, Oparin, neste torneio, já havia feito norma de Grande Mestre. Enfim, tocava-lhe uma futura estrela russa.

Vejamos, então, no visualizador que a seguir se apresenta, os comentários do Grande Mestre:

Sem comentários: