terça-feira, 30 de abril de 2013

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS 2013 (RITMO RÁPIDO)

cartaz cnrj

Os Campeonatos Nacionais de Jovens, dos escalões Sub-08 a Sub-20, de Partidas Rápidas, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Externato Cooperativo Benedita, disputou-se em 27 de Abril de 2013, no Pavilhão do Externato Cooperativo da Benedita.

 

Apresenta-se a seguir um mapa com o pódio das classificações absolutas.

 

Todos os resultados e classificações oficiais da prova no Chess-Results:

http://chess-results.com/tnr98215.aspx?art=1&lan=10&turdet=YES&flag=30&wi=984

Taça CNR Jovens 2013

  cnjr-benedita2013                                                                                                                   Hugo Sousa – Vice-campeão nacional Sub-12  Hugo Sousa Vice-camp.nac.Sub12 (2013)


PÓDIO ABSOLUTO, POR ESCALÕES, DOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS EM PARTIDAS RÁPIDAS

clas.absolutas cnjr2013

sábado, 27 de abril de 2013

C.A.R. – CÍRCULO DE ARTE E RECREIO REACTIVOU A SUA SECÇÃO DE XADREZ

O Círculo de Arte e Recreio é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, medalha de prata de mérito associativo da Câmara Municipal de Guimarães, que tem como objecto social a actividade cultural, recreativa e desportiva. Foi fundada no dia 15 de Novembro de 1939, sob a designação de “Grupo Musical Ritmo Louco”.

Na área cultural, destaque para o papel desempenhado pelo Teatro de Ensaio Raul Brandão e pela Escola de Música Professor José Neves.

Na área desportiva, a instituição tem procurado desenvolver uma política de formação e ocupação dos tempos livres dos mais jovens. 

Ao longo destes 74 anos, o Circulo de Arte e Recreio (CAR) tem-se afirmado como uma associação inter-geracional, com diversidade de actividades, um forte sentido de intervenção comunitária onde participam e convivem pessoas dos diferentes sectores profissionais e sociais e pela criação de espaços de oportunidade para o associativismo jovem, sendo uma espécie de “incubadora” de associações juvenis, culturais e desportivas. No CAR nasceram as duas tunas da Associação Académica da Universidade do Minho e é um espaço de encontro e lazer preferencial dos estudantes “Erasmus” em Guimarães. Foi importante na formação de clubes e secções de xadrez na cidade de Guimarães, tendo desempenhado um papel reconhecido na divulgação e fomento da modalidade no concelho.

Após alguns anos de inactividade da secção de Xadrez, a actual Direcção do C.A.R. soube encontrar no Engº Fernando Castro a pessoa certa para reactivar a modalidade que tem alguma tradição na história do Clube.  
O plano de desenvolvimento do Xadrez passa agora por 2 vertentes: 1º – A Formação; 2º – A Competição.
Criou-se, para esse efeito,  uma Academia para dar formação a quem desejar aprender a jogar Xadrez, independentemente da sua idade.
A competição será o 2º objectivo e destina-se a dar aos atletas experiência e força de jogo sendo pois um complemento da formação e simultaneamente servirá para projectar a imagem do clube para fora de portas.
Com este intuito, realizou-se, no passado dia 25, um Torneio de Partidas Semi-Rápidas (15 minutos) denominado “Torneio 25 de Abril-CAR” que registou 66 inscrições o que foi notável.  
  
Como apontamento final quero referir que fiquei muito surpreendido com as actuais instalações da Sede Social do C.A.R. e do ambiente que se desfruta nesta Instituição e felicito, por isso, a actual Direcção na pessoa do seu Presidente o Engº Jorge Cristino.
Parece-me que os sócios do C.A.R. souberam encontrar as pessoas certas, com sangue jovem, para dinamizar o Clube. Parabéns!
  

TORNEIO 25 DE ABRIL – C.A.R.

image
Mapa da classificação final com os 10 primeiros classificados. O vencedor foi Adriano Macedo do nóvel Clube de Xadrez de Braga.
Bruno Ribeiro do GDR Amigos de Urgezes foi 2º. O GDR Amigos de Urgezes classificou 4 jogadores nos dez primeiros.
A classificação final poderá ser consultada acedendo a http://chess-results.com/tnr99237.aspx?art=1&lan=10&wi=821

“New Look” com bom gosto  no Hall de entrada

CAR29

Desperta a curiosidade, a imaginação e o cálculo


Ao subir-se a escadaria da Sede social do C.A.R. começa-se logo a respirar Xadrez.

CAR16

      Pintura inserida no tecto da escadaria de acesso às instalações da Sede Social do CAR.


Pintura no Hall de entrada com acesso ao Bar

CAR1

Luzes de “Néon” coloridas carregam energia positiva a quem visita o C.A.R.

Um dos troféus em disputa

CAR21

peão em acrílico com gravação

Tribuna de Honra (da esq. para a direita)
CAR39

Engº Fernando Castro (esq); Cláudio Fernandes (3º CX Afonsino); Adriano Macedo (1º CX Braga); Bruno Ribeiro (2º GDR Amigos Urgezes); Engº Jorge Cristino (Presidente CAR) e Engº Francisco Castro (Presidente da FPX)

Alguns dos protagonistas desta edição “Torneio 25 de Abril – C. A. R.”

Bruno Ribeiro (GDRAU)

CAR7Um jovem com atitude. Um exemplo para os mais novos

 

José Monteiro (GDRAU)

CAR33

O Pensador. Sempre amigo e leal

Artur Lemos (GDRAU)

CAR9

O exemplo de companheirismo.


Joaquim Machado (GDRAU)
CAR13

O nosso Manager sempre sorridente.

Alexei Demyanchouk (CX Braga) CAR4

Tem dois clubes no coração: o Zénit da Rússia e o FC Porto de Portugal  

José Santos (C.X.E. João Meira)

CAR24

Adoro ver este miúdo jogar. Tem fibra de campeão e não é vaidoso.

Maria Alice Oliveira (NXVSC-Didáxis)CAR32Uma ‘Estrela’. Recebeu o prémio de melhor Jovem. Já tem curriculum na modalidade e irá continuar a brilhar no futuro.

Os manos Luís Ribeiro e Maria Beatriz Ribeiro  (C.X.E.J.Meira)
CAR31

Dois jovens simpáticos com futuro nesta modalidade caso continuem a ser apoiados.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Secção de Xadrez do GDR Amigos de Urgezes tem Sucursal em Loulé ! Somos um Clube sem fronteiras!!

 

Munir Valimamade, um dos “Mestres” do nosso Clube, deslocou-se ao Algarve para passar uns dias de férias em Loulé e pasmou ao deparar-se com a existência de uma Sucursal da nossa Secção de Xadrez !

Para que não houvesse dúvidas nesta sua afirmação, Munir, muniu-se de uma máquina fotográfica e fez a reportagem.

As paredes do quarto do hotel onde se hospedou estavam repletas de motivos alusivos ao Xadrez (tabuleiros, quadros, peças e livros de xadrez e até um cachecol do GDRAU como se pode ver nas imagens a seguir). Por incrível que pareça, até os saleiros eram peças de xadrez como se comprova pela 3ª fotografia!!

 

Sucursal dos Urgezes em Loué o quarto do mestre nem o saleiro escapou ao vício

Envolvido por este ambiente Munir não resistiu a participar num Torneio Fechado aceitando o repto de um “Apaxe”, de nome, Tiago Brandão de Pinho, que por sinal também estava acampado no mesmo local.

A peleja foi duríssima pois, actualmente, os “Apaxes” já conhecem muita teoria e estudam as estratégias modernas como podemos ver no livro de apontamentos (foto nº 4).

A Táctica, contudo, continua a ser ainda muito rudimentar mas muito agressiva, à boa maneira antiga, com escalpes e pontapés, se necessário. 

 

O verdadeiro “Apaxe” mostrando o seu livro de apontamentos

os apontamentos do mestre

O ‘Apaxe’ do séc. XXI nunca larga a garrafa de cerveja ainda que seja um Mini.

Alguns locais de estudo escaquístico

Alguns locais de estudo escaquístico

 

Fase de preparação dos jogos

fase preparação dos jogos

A dureza dos jogos pressupunha uma preparação prévia muito criteriosa.

As Taças ganhas pelo “Mestre” Munir Valimamade


taças em disputa

Ao que consta, não ficou muito satisfeito por só ter ganho estes prémios pois tinha capacidade para muito mais! Teve pouco tempo de preparação.

Apenas uma curiosidade como nota final, segundo palavras do vencedor: 

- “Toda a "sucursal" dos Urgezes está cheia de tabuleiros, peças e livros de xadrez (não há sequer um calendário com uma gaja nua!!); Ou seja, apanhei uma overdose de xadrez!”

Agora o webmaster responde: Pois é, meu caro amigo, para se ser atleta do GDRAU é necessário disciplina, muito rigor e muita preparação para se alcançarem os objectivos e se poder jogar em qualquer campo e em qualquer tabuleiro.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Jovens e talentosos - É com jovens como estes que se constrói o futuro de um país

João Vasco Vicente e Joana Branco são atletas do Instituto Pedro Hispano, de Soure, distrito de Coimbra, e sagraram-se campeões distritais de xadrez escolar.

João Vasco Vicente foi o campeão absoluto e Joana Branco foi a melhor atleta feminina.

Foi o sétimo título distrital consecutivo de João Vicente que é tricampeão nacional escolar e actual campeão federado no escalão Sub-16.

Joana Branco registou o seu 4º título distrital escolar sendo a actual campeã federada feminina no seu escalão etário. 

Dois jovens simpáticos, nossos conhecidos, a quem apreciamos as suas qualidades humanas.


XADREZ - DISTRITAL ESCOLAR DE COIMBRA

João Vasco, então com 12 anos, após ter ganho o PEÃO DE OURO na Galiza, entre 118 participantes, foi homenageado pelo Ministério da Educação.João Vasco Vicente aqui com 12 anos, após ter ganho o ‘Peão de Ouro’ na Galiza, entre 118 participantes, foi homenageado pelo Ministério da Educação na altura.

terça-feira, 16 de abril de 2013

C.X. ALTO MINHO–UM ESPAÇO DE ARTE E CULTURA

Como já tínhamos feito referência, desloca-mo-nos a Ponte da Barca para disputar a 5ª ronda do campeonato nacional da 3ª divisão com o Clube de Xadrez do Alto Minho onde fomos cordialmente recebidos pelo Sr. Armando Lopes, responsável pela criação deste Clube e pelo desenvolvimento do xadrez naquela região Minhota.  Encontramos um espaço que nos deslumbrou pela sua localização junto ao rio Minho que corria cheio e com toda a força das suas águas depois da muita chuva que caíra nos meses anteriores durante o rigoroso inverno.
O espaço onde se disputaram os jogos era aprazível e propício à concentração e à germinação de boas ideias combinatórias para quem gosta de jogar xadrez.
Podemos ver, expostas na sala de jogo, para além de diversas pinturas em telas com a temática do xadrez, diversos tipos de tabuleiros e peças  de artesanato em cerâmica e azulejaria pertencente ao património do Sr. Armando Lopes que nos permitiu o registo fotográfico que queremos partilhar neste blog com os nossos leitores.

O capitão do CXAM recebeu os visitantes à sua chegada e o capitão do GDRAU ofereceu, como é timbre deste clube, um galhardete para perpetuar o 1º encontro destas duas equipas.
CX Alto Minho


Sede do clube de Xadrez do Alto Minho sobranceiro ao rio Minho

sede CXA Minho

cxam14

cxam13


cxam12


cxam11


cxam1
Azulejaria

cxam5

cxam6cxam9

segunda-feira, 15 de abril de 2013

EQUIPA DO GDRAU–B VENCEU A SÉRIE A DO NACIONAL DA 3ª DIVISÃO E QUALIFICOU-SE PARA A FINAL

A equipa “B” do GDR Amigos de Urgezes venceu as 5 rondas já disputadas isolando-se na classificação geral e com 2 jornadas ainda por disputar venceu a série A dos Nacionais por Equipas da 3ª divisão beneficiando também dos resultados verificados entre as equipas adversárias assegurando o direito de disputar a fase final que irá decorrer de 23 a 25 de Agosto de 2013 em Matosinhos.

image


NACIONAL POR EQUIPAS DA 2 ª DIVISÃO – CLASSIFICAÇÃO GERAL

A equipa (A) dos Amigos de Urgezes deslocou-se à Escola João de Meira tendo perdido por 2,5 - 1,5 permanecendo na 4ª posição da classificação geral com boas perspectivas de assegurar a manutenção neste escalão nacional.


image

João Fonseca 

joao fonseca

Está a estudar música em Braga (trompete de varas) e também gosta de dar música no xadrez se os adversários deixarem.     
                                   Sorriso      

Ricardo Cardoso (à direita)

Ricardo Cardoso

Reside em Vila Verde e foi resgatado aos “Apaxes en passant”.
Joga no 1º tabuleiro da equipa B e tem dado boa conta do recado. Foi uma boa contratação do nosso “Manager”

João Sequeira Costa

(o mais fotogénico)jao seq costaEstá a jogar no 3º tabuleiro da equipa A que disputa o campeonato nacional da 2ª divisão. Joga Xadrez e toca violino.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

1º FESTIVAL DE XADREZ NO HOTEL LUX FÁTIMA

Durante a semana da Páscoa decorreram em Fátima, no Hotel Lux, paralelamente aos Campeonatos Nacionais de Veteranos, dois Torneios de Xadrez organizados pelo conhecido Mestre Carlos Carneiro integrados no 1º Festival de Xadrez de Fátima. No torneio de Semi-Rápidas venceu o jovem e promissor Daniel Bray (Sub-20) da AX Bombarral e no Torneio FIDE disputado em ritmo lento saiu vencedor o Russo Anatoly Khodorov a residir há vários anos em Braga.  

Daniel Bray, da AX Bombarral, foi o vencedor do Open de Semi-rápidas

Daniel_Bray

Daniel Bray fez 6 pts em 7 poss]iveis tendo cedido apenas 2 empates nas rondas 4 e 5 respectivamente contra o MN Vitor Morais e Pedro Neves.

Anatoly Khodorov (ao centro) foi o vencedor do Torneio FIDE

Anatly Khodorov vencedor

O vencedor com o seu prémio. Do lado esq. o organizador Carlos Carneiro e  do lado dir. Francisco Castro, Presidente da FPX

Luis Silva – 2º classificado.

luis Silva

Liderou o torneio até à última ronda na qual viria a ser surpreendido por André Ventura Sousa do GX Porto

André Ventura Sousa


Fonte: GX Porto




André Ventura Sousa, de apenas 13 anos representa o Grupo de Xadrez do Porto sendo o actual Campeão Distrital Absoluto do Porto!

O André tem tido uma evolução rápida e brilhante para a sua idade tendo já obtido títulos nacionais no seu escalão etário.

terça-feira, 9 de abril de 2013

XXXV Taça de Portugal em Xadrez – (4ª eliminatória)

Taça de Portugal No passado sábado, dia 6 de abril, realizou-se mais uma eliminatória da Taça de Portugal de Xadrez.
As duas equipas do GDR Amigos de Urgezes foram eliminadas respectivamente pela A.X. de Gaia e pelo Clube dos Galitos de Aveiro.
A equipa A deslocou-se a Gaia onde defrontou a fortíssima equipa da Academia de Xadrez de Gaia, constituída por jogadores titulados, que é uma das principais candidatas a vencer esta edição da Taça de Portugal.
Todos os jogos foram bem disputados e o resultado global revela um certo equilíbrio tendo-se registado  3 empates e apenas uma derrota no 3º tabuleiro como se pode verificar pela leitura do quadro que a seguir se apresenta.
A equipa B sofreu uma derrota por (3 – 1) que não traduz o real equilíbrio verificado em todos os tabuleiros.
Das restantes equipas da Associação Distrital de Braga  merecem destaque as duas equipas do NXVSC – Didáxis que ficaram apuradas para a fase seguinte da prova.
Os oitavos e os quartos de final serão disputados num concentrado no próximo dia 20 de Abril no Hotel Golf Mar, em Torres Vedras.

     AX Gaia A   2.5 - 1.5  GDR Amigos de Urgezes B                                             GDR Amigos de Urgezes B  1 -  3  Clube Galitos

            Ruben Pereira       1/2      Paulo Pinho                                                         João C. Costa       0-1       Gustavo Pires

            António Frois        1/2      José Monteiro                                                      Artur Lemos         0-1       Henrique Aguiar

            Roberto Paramos   1-0      Ricardo Cardoso                                                  Eduardo Viana      0-1       João Andias

            José Serra            1/2      Bruno Ribeiro                                                       João Fonseca        1-0       João Valente

terça-feira, 2 de abril de 2013

entrevista do MN Paulo Pinho à FPX

 

Retiramos da pagina da FPX (http://www.fpx.pt/web/comunicacao/entrevistas-com/240-entrevista-com-paulo-pinho) uma entrevista concedida pelo MN Paulo Pinho e que a seguir transcrevemos

Entrevista com Paulo Pinho

image

O nosso Mestre Nacional Paulo Pinho aceitou responder a uma entrevista rápida sobre a sua envolvência no xadrez. O Paulo atingiu recentemente uma norma MI no conhecido torneio de Gibraltar e tem vindo a evoluir cada vez na modalidade, principalmente nos últimos meses. Joga no clube Grupo Desportivo e Recreativo Amigos de Urgezes e apresenta um elo de 2222.


1. Como começou a jogar xadrez? Como se iniciou na modalidade federada?

Aprendi a jogar com 12 anos, mas só aos dezasseis comecei a jogar xadrez federado no clube em frente à minha casa - CECSSAC (Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros). Nesse clube jogava um vizinho meu, o Ricardo Kaku, que pelos bons resultados conseguidos nos escalões jovens, foi convidado a participar na rubrica de xadrez do "Trofeu", programa de desporto da RTP2 dos anos 80 que durante as tardes de Domingo nos trazia as principais notícias de várias modalidades profissionais e amadoras. A rubrica de xadrez era apresentada pelo Mestre João Cordovil, e foi um facto inédito em televisão!
Nessa altura arrancava também o plano de desenvolvimento do xadrez no concelho de Loures dirigido pelo Mestre Internacional Luís Santos, chamado "Vamos todos jogar Xadrez", e que trouxe à modalidade grande actividade e vários jovens de talento.


2. O que pensa da realidade do xadrez hoje em dia?

Não obstante o tempo de austeridade que vivemos, penso que o xadrez, pelas características particulares do jogo, tem condições previlegiadas para o seu desenvolvimento através das novas tecnologias.
Hoje é possivel jogar online, bem como acompanhar e assistir online aos principais eventos da modalidade. Também no estudo e na formação, as novas tecnologias têm trazido excelentes ferramentas, que permitem aos jogadores uma evolução rápida e constante. Bases de dados, engines, videos, livros (em formato digital) são algum do software que permite fazer um estudo sistemático das várias fases do jogo, que certamente tem contribuído para que o xadrez seja cada vez mais jogado em idades precoces, atingindo um nível de topo com idades inferiores a 30 anos (Como se pode observar nas últimas listas de elo da FIDE - Top 100 Players).
Cabe à comunidade xadrezística, federações, organizadores saber aproveitar este enorme potencial para passar uma imagem de seriedade, credibilidade e profissionalismo, qualidades decisivas para atrair investimento.
No entanto, não sou particular adepto das directrizes seguidas pela FIDE no que diz respeito à massificação do xadrez. Penso que é irrealista, pensar que o xadrez poderá ser uma modalidade de massas, pela simples razão de que o xadrez não é um produto de consumo fácil, é arte! Gostar de xadrez implica perceber o jogo, e tal como na pintura, na literatura, ou na música, o prazer que se retira duma obra de arte não é gratuito, é preciso ser trabalhado e saboreado.
Neste sentido, tenho dúvidas que diminuir o ritmo de jogo das partidas clássicas, ou torná-las semi-rápidas, como forma de oferecer uma componente de entretenimento, espetacularidade e emoção a quem assiste a uma partida de xadrez, seja o caminho certo para a modalidade.
Para se jogar uma boa partida de xadrez é preciso ter tempo!


3. Qual foi o torneio que mais gostou de participar? Qual foi o melhor resultado que conseguiu na sua carreira xadrezística?

É dificil eleger o melhor, mas joguei vários torneios que gostei de participar, donde destaco:
XIV Open Internacional "Virgem Peregrina" (Pontevedra) 1993, Torneio Internacional de Curitiba (Brasil) 1993, III Open Internacional ACEIMAR (Mondariz) 1996, VII Torneio Internacional da Figueira da Foz 2010, XXVII Open Internacional de Cappelle La Grande (França) 2011, I Open Internacional de Ravenna (Itália) 2011, Tradewise Gibraltar Chess Festival 2013.
O melhor resultado que consegui foi sem dúvida a norma de MI no torneio de Gibraltar deste ano 2013. Destaco também o 3º lugar no XIV Open Internacional "Virgem Peregrina" (Pontevedra) 1993.


4. Quais são os seus hobbys para além do xadrez?

Gosto muito de jogar Pool e Ténis de mesa, modalidades que já pratiquei como federado. Neste momento, o meu pouco tempo livre é dedicado ao xadrez e à família.


5.Parabéns pela recente norma de MI. Quais são os seus planos a médio/longo prazo no xadrez?

Os meus objectivos a médio/longo prazo são conquistar os títulos de FM e IM. Gostaria de chegar um dia a ser GM, mas tenho 41 anos e já não vou para novo...