Regras Básicas do Jogo
Artº 1 - A natureza e objectivos do jogo de xadrez
1.1 O jogo de xadrez é disputado entre dois adversários que movem peças alternadamente num tabuleiro quadrado denominado ‘tabuleiro de xadrez’. O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se que um jogador ‘tem a vez de jogar’, quando a jogada do seu adversário tiver sido ‘feita’.
1.2 O objectivo de cada jogador é colocar o rei do adversário ‘sob ataque’ de tal forma que o adversário não tenha lance legal. O jogador que alcançar esse objectivo deu ‘xeque-mate’ ao adversário e venceu a partida. Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem ‘capturar’ o rei do adversário. O jogador que sofreu xeque-mate perdeu a partida.
1.3 Se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem a possibilidade de dar xeque-mate, a partida está empatada.
Não sendo nada complicado este 1º artº das regras de xadrez, ao mesmo tempo podemos tirar algumas conclusões interessantes. O ponto 1.1 define o acto de jogar ou efectuar um lance, e quando o mesmo deve ser feito, apenas e só depois de o adversário terminar o seu. Mais á frente voltaremos a este assunto, quando surgir a regra que define o terminar ou concluir o lance. O ponto 1.3, não parecendo é bastante complexo, uma vez que decidir se os jogadores têm ou não possibilidade de dar mate, não é tão simples como pode parecer. Normalmente a questão de poder ou não poder dar xeque-mate surge associada ao artº 6.10 da regras de xadrez de uma forma mais simples e clara. Não me vou por agora alongar neste ponto, agradeço no entanto se alguem que "perceba" um pouco mais do que eu da implementação das regras por aqui passar, deixe ficar um qualquer comentário sobre o assunto. Alerto apenas para o facto de que, "posição em que nenhum dos jogadores tem a possibilidade de dar xeque-mate", não é o mesmo que não ter material para dar xeque-mate.