Mostrar mensagens com a etiqueta Xadrez - as leis do jogo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Xadrez - as leis do jogo. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Xadrez - As Leis do jogo - Artº 1º

Regras Básicas do Jogo

Artº 1 - A natureza e objectivos do jogo de xadrez

1.1 O jogo de xadrez é disputado entre dois adversários que movem peças alternadamente num tabuleiro quadrado denominado ‘tabuleiro de xadrez’. O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se que um jogador ‘tem a vez de jogar’, quando a jogada do seu adversário tiver sido ‘feita’.

1.2 O objectivo de cada jogador é colocar o rei do adversário ‘sob ataque’ de tal forma que o adversário não tenha lance legal. O jogador que alcançar esse objectivo deu ‘xeque-mate’ ao adversário e venceu a partida. Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem ‘capturar’ o rei do adversário. O jogador que sofreu xeque-mate perdeu a partida.

1.3 Se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem a possibilidade de dar xeque-mate, a partida está empatada.

 

Não sendo nada complicado este 1º artº das regras de xadrez, ao mesmo tempo podemos tirar algumas conclusões interessantes. O ponto 1.1 define o acto de jogar ou efectuar um lance, e quando o mesmo deve ser feito, apenas e só depois de o adversário terminar o seu. Mais á frente voltaremos a este assunto, quando surgir a regra que define o terminar ou concluir o lance. O ponto 1.3, não parecendo é bastante complexo, uma vez que decidir se os jogadores têm ou não possibilidade de dar mate, não é tão simples como pode parecer. Normalmente a questão de poder ou não poder dar xeque-mate  surge associada ao artº 6.10 da regras de xadrez de uma forma mais simples e clara. Não me vou por agora alongar neste ponto, agradeço no entanto se alguem que "perceba" um pouco mais do que eu da implementação das regras por aqui passar, deixe ficar um qualquer comentário sobre o assunto. Alerto apenas para o facto de que, "posição em que nenhum dos jogadores tem a possibilidade de dar xeque-mate", não é o mesmo que não ter material para dar xeque-mate.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Xadrez - As Leis do Jogo

Xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Um jogador controla as peças brancas, que sempre começam, e o outro jogador possui as peças negras. Para jogar são necessários um tabuleiro com oito linhas e oito colunas, formando 64 quadrados (sendo 32 claros e 32 escuros), cada jogador tendo um quadrado claro no lado direito da linha de baixo. Cada jogador tem 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama (ou rainha).

Wikipedia

 

Como qualquer outra competição, tambem o Xadrez se rege por leis. Todas as 3ªs-feiras vou tentar colocar aqui as regras que regem este jogo, para que todos possamos entender um pouco melhor como o mesmo deve ser jogado. O texto das regras de xadrez foi retirado da página da FPX.

Agradeço desde já todo e qualquer contributo que quem por aqui passa, possa dar. Seja sob a forma de comentário, ou directamente para o e-mail xadrezamigos@gmail.com. A discussão e a opinião de quem já passou por diversos tipos de situações ao longo de muitos jogos de xadrez, deverá concerteza enriquecer este projecto, que no final poderá contribuir para que a postura de muitos jogadores se altere, tornando o xadrez um jogo de cavalheiros.

 

AS Regras do xadrez da FIDE

As Regras do Xadrez da FIDE regulamentam o jogo no tabuleiro.
O texto em inglês é a versão autêntica das Regras do Xadrez, adoptada no 75º Congresso da FIDE realizado em Calviá
(Mallorca) em Outubro de 2004, entrando em vigor em 1 de Julho de 2005.
Nestas Regras, as palavras ‘ele’, ‘o’ e ‘seu’ incluem ‘ela’, ‘a’ e ‘sua’.

PREFÁCIO

As Regras do Xadrez não podem abranger todas as situações possíveis que possam aparecer durante uma partida, nem podem regular todas as questões administrativas.
Nos casos que não sejam regulamentados com rigor por um Artigo das Regras, poderse-ão sempre alcançar decisões correctas, analisando situações análogas que sejam tratadas nas Regras. As Regras pressupõem que os árbitros têm a necessária competência, capacidade de julgamento e absoluta objectividade.
Demasiadamente detalhada, uma Regra pode privar o árbitro de sua liberdade de julgamento e assim impedi-lo de encontrar a solução para um problema ditado pela justiça, lógica e factores especiais.

A FIDE apela a todos os xadrezistas e federações que aceitem este ponto de vista.
Uma federação filiada tem liberdade para inserir Regras mais detalhadas, desde que:
a. não entrem em conflito com as Regras do Xadrez da FIDE oficiais;
b. se limitem ao território da federação em questão; e c. não sejam válidas para qualquer competição, campeonato ou
evento válido para obtenção de rating ou título FIDE.

 

Neste prefácio a FIDE, diz-nos que apesar de todas as regras escritas, podem sempre surgir situações que ninguem conseguiu prever, e dá ao àrbitro liberdade para tomar uma decisão que não consta dos regulamentos. Apela ao mesmo tempo para que o mesmo tenha o discernimento e o distanciamento necessário a uma decisão justa. Sempre que possivel o àrbitro deve recorrer a situações análogas, analisá-las e se possivel aplicar o mesmo procedimento. É talvez o mais importante ponto a ter em mente por todos os jogadores. Não adianta conhecer as regras e tentar de alguma forma contorná-las, porque a FIDE dá aqui margem de manobra para que o àrbitro interprete e analise, decidindo depois como actuar.

Por hoje fico-me por aqui, deixo a mensagem para que todos leiam e entendam o prefácio, pois é nele que normalmente o "legislador" nos diz o sentido pelo qual fez a lei.