segunda-feira, 12 de agosto de 2013
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Luis Silva continua a dar boa conta de si no XV Open Internacional de Sant Martí - Barcelona para deleite dos amigos portugueses
| REPRODUZIMOS A PARTIDA DA 5ª RONDA JOGADA ENTRE LUIS SILVA (POR-2218) E FM DAVID EGGLESTON (ENG-2363) |
quarta-feira, 17 de julho de 2013
XV ABERTO INTERNACIONAL SANT MARTÍ – BARCELONA
| Começou no dia 13 de Julho de 2013, no centro cívico de Sant Martí, de Barcelona, a XV edição do Aberto Internacional de Xadrez de Sant Martí. Este torneio pertence ao X Circuito Catalão de Torneios de Verão, organizado pela Federação Catalã de Xadrez. No Torneio principal (Grupo A), inscreveram-se 124 atletas, de 26 países, com mais de 70 titulados, dos quais 12 são Grandes Mestres e 24 Mestres Internacionais. Luis Silva, de 18 anos, atleta do NXVSC – Didáxis, é o único português a participar neste evento. A simpatia e amizade que nutrimos por este jovem da nossa Associação Territorial leva-nos a acompanhar, com alguma curiosidade, o seu desempenho neste fortíssimo evento. Poderemos dizer que o Luís Silva entrou bem ao vencer nas duas primeiras rondas o que lhe assegurou, logo à partida, o confronto directo com algumas das ‘feras’ em competição, o que para ele é muito bom. Os emparceiramentos e resultados poderão ser seguidos aqui As partidas decorrem às 16:30 hs (hora de Espanha) e estão carregadas na base de dados do chess-results podendo ser visualizadas aqui |
| | ![]() |
| Luis Silva contra (1. e4) responde normalmente com uma Siciliana Najdorf. O seu forte adversário para o surpreender jogou a variante “Moscow” uma Anti-Siciliana. O Luís não se deixou impressionar e reagiu bem igualando facilmente introduzindo uns táticos muito engraçados para concretizar umas ideias estratégicas. O Mestre FIDE Indiano, foi às ‘cordas’ ficando com apuros de tempo porque teve de procurar soluções adequadas e quando parecia tudo empatado o Luís propôs empate que Anurag rejeitou e, de seguida, fez asneira que o jovem português soube aproveitar. |
[Site "Barcelona"]
[Date "2013.7.14"]
[Round "2"]
[White "Anurag, Mhamal"]
[Black "Silva, Luis Neves"]
[Result "0-1"]
[WhiteELO "2418"]
[BlackELO "2218"]
%Created by Caissa's Web PGN Editor
1. e4 c5 2. Nf3 d6 3. Bb5+ Bd7 4. Bxd7+ Qxd7 5. O-O Nc6 6. b3 Nf6 7. Qe2 e6
8. Bb2 Be7 9. d3 Qc7 10. Nbd2 O-O 11. Nc4 d5 12. Nce5 dxe4 13. dxe4 Nd4 14.
Qd3 Rfd8 15. Rad1 h6 16. h3 a6 17. Kh1 Nb5 18. Qe3 Rxd1 19. Rxd1 Rd8 20.
Rxd8+ Qxd8 21. Nd3 Nd7 22. c4 Na7 23. Nd2 Nc6 24. f4 e5 25. Nf3 exf4 26. Nxf4
Bg5 27. h4 Bxf4 28. Qxf4 Nf8 29. Qf5 Ne6 30. Qd5 Qe7 31. e5 Nb4 32. Qd2 Nxa2
33. Qf2 Nb4 34. Bc3 Nc6 0-1
sábado, 13 de julho de 2013
SÉRGIO ROCHA VENCEU O XIII PROFIGAIA OPEN DE XADREZ - VI TORNEIO CIDADE DE GAIA
| Decorreu nas instalações da Escola Profissional de Gaia, entre os dias 6 a 12 de Julho de 2013, o Torneio Internacional de Xadrez da Cidade de Gaia que viria a ser ganho pelo Mestre Internacional português Sérgio Rocha, do Barreiro. Os MI’s António Fróis, da Academia de Xadrez de Gaia, e Pablo Garcia, da Galiza, completaram o pódio em igualdade pontual com o campeão. Senlle Caride Miguel e o MN Paulo Pinho, do GDR Amigos de Urgezes, ambos com 7 pts, também terminaram em igualdade pontual com o vencedor do Torneio. Houve grande expectativa para se apurar o vencedor pois no final estavam 5 jogadores empatados no 1º posto com 7 pontos tendo sido necessário aguardar até ao desfecho da última partida para se aplicarem os critérios de desempate que favoreceram o Mestre do Barreiro que acabaria por ganhar com mérito pois liderou sempre esta forte competição. Acresce ainda dizer que logo a seguir, entre o 6º e o 10º posto da classificação final, se posicionaram mais 5 jogadores com apenas menos1/2 ponto em relação ao grupo vencedor. Merecem destaque Pedro Rego, do clube TAP, e Simão Pintor, do GX Dias Ferreira e o conhecido Luís Silva, do NXVS Cosme – Didáxis que ficaram no mesmo patamar do MI espanhol Rafael Rodriguez Lopez. Simão está um jogador com classe! Deu um salto qualitativo e irradia simpatia. Um jovem que revela muita confiança. A classificação geral do torneio pode ser consultada aqui |
| COMO VIMOS A PRESTAÇÃO DOS JOGADORES DO NOSSO CLUBE |
terça-feira, 2 de julho de 2013
STRIKOVIC VENCEU E CONVENCEU EM SANXENXO CONQUISTANDO O VELEIRO DA 5ª EDIÇÃO DO ABERTO INTERNACIONAL CARLOS I “SILGAR”
| O GM STRIKOVIC confirmou as previsões terminando o torneio invicto com 8 pts (7 vitórias e apenas 2 empates: um contra o segundo classificado e seu compatriota o GM Paunovic e o outro contra o GM dinamarquês Jacob Aagaard que era o nº1 no “Starting Rank”). Paunovic que, por 2 vezes, já tinha vencido este Torneio com 7,5 pts, desta vez, com os mesmos pontos, não foi além do 2º lugar porque Strikovic esteve muito forte e foi, de facto, intratável. Jacob Aagaard completou o pódio tendo obtido 7 pts em igualdade pontual com mais três jogadores. Pablo Garcia, jogador Galego de Pontevedra, foi 4º e fez um grande torneio perdendo apenas contra o campeão. Destaque também para o jovem, de 16 anos, Jaime Santos Latasa, Mestre FIDE, que é uma promessa do xadrez espanhol terminando na 5ª posição da classificação geral sem sofrer qualquer derrota e empatando na última ronda contra o GM Paunovic. Por escalões etários David Gómez Diéguez foi o melhor Sub-18; Bernardo Rebollo o melhor do escalão Sub-14 e Pablo Gómez Segade o melhor Veterano. Pode dizer-se, com propriedade, que foi um bom Torneio de Xadrez que registou uma participação record apesar da crise actual que se vive em toda a Europa.A classificação geral pode ser consultada aqui As partidas podem ser consultadas e visualizadas aqui |
| 1º Classificado: GM Aleksa Strikovic (SRB) |
2º Classificado: GM Dragan Paunovic (SRB) | 3º Classificado (à direita): GM Jacob Aagaard (DNK) |
sábado, 29 de junho de 2013
Khamrakulov vencedor de 2 edições anteriores ainda não levantou a cabeça
| O GM Uzebeque Ibragim Khamrakulov continua a ser a grande desilusão deste evento. Lembramos que na última edição deste torneio ele foi Rei e Senhor. Agora, segue, provisoriamente, na 16ª posição da classificação geral estando com menos 1,5 pt em relação ao líder que é Alexey Strikovic. Ibragim perdeu na 3ª ronda contra David Gomez, empatando nsa 4ª e 6ª rondas, respectivamente contra Luis Santos Segura e Adrian Leranoz Zabalza. Hhamrakulov tem 2484 de Elo Internacional mas a sua performance actual é de apenas 2137 ! Na 7ª ronda foi interessante de seguir a partida que se jogou na mesa 1 entre o MI de Ferrol, Diego Guerra, e o líder Aleksa Strikovic. O sérvio sacrificou um peão para conseguir activar a posição ficando com Bispos de cores distintas aumentando a pressão sobre o seu adversário que viria a ser forçado a devolver o ganho material ficando em inferioridade posicional. Strikovic é agora o grande favorito pois só depende de si e até um empate na 8ª jornada poderá não ser mau. Pablo Garcia e o sérvio Paunovic são agora os perseguidores do líder com menos 1/2 pt e espreitam qualquer escorregadela deste. Faltando apenas duas rondas para o término do campeonato muita coisa ainda está em jogo e muitas surpresas poderão ainda acontecer. Poderá seguir as principais partidas deste Torneio acedendo aqui |
sexta-feira, 28 de junho de 2013
Open Internacional Carlos I–Silgar – Sanxenxo ** Posição do dia - Ronda 5 **
Luis Merdade (2104) Vs Fernando Sánchez Aller (2335)
(Posição após 15. bxa5)
As negras continuaram com 15…exf3 e acabaram por ganhar uma partida complexa. Contudo nesta posição poderiam ter sentenciado muito antes com um golpe tático cuja chave está no 3º lance da variante. Qual é?
Alexey Strikovic isolou-se na 5ª ronda e mantém a liderança no Torneio Aberto Internacional Carlos I – Silgar - Sanxenxo
| Foram necessárias 5 rondas para se encontrar um líder isolado neste forte Torneio de Sanxenxo. O sérvio Alexey Strikovic venceu o GM David Lariño, após uma luta intensa, assumindo-se como líder isolado do campeonato. Depois, na 6ª ronda, enfrentou o seu compatriota o GM Dragan Paunovic empatando mas conservando a liderança pois o seu adversário directo, o MI Pablo Garcia, também não foi além de um empate. Jacob Aaargard, nº 1 no “Starting Rank” ainda não perdeu mas concedeu 3 empates seguidos o que o afastou dos primeiros lugares. Strikovic tem agora 5,5 pts e é perseguido por um ’pelotão’ de sete jogadores, todos com 5 pontos. Os jovens (nos quais me incluo) perderam fólego, como costuma acontecer à medida que o torneio se aproxima das rondas finais. O pequeno José Veiga quebrou, tal como toda a delegação portuguesa, nestas duas jornadas. A arbitragem do torneio teve de enfrentar um caso polémico na partida disputada entre o espanhol Miguel Rodríguez e o sul-africano Deon Solomon. O caso é que neste torneio vigora a chamada “Regra de Sofia” em que não se pode terminar uma partida com um empate antes da jogada trinta. Pois bem, os jogadores fizeram um empate por mútuo acordo ao lance 22 , sem pedirem autorização ao árbitro, desligaram o relógio que marcava o tempo e dispunham-se a irem embora. Felizmente o árbitro apercebeu-se da situação e obrigou-os a continuarem o jogo sem saber muito bem qual o tempo que correspondia a cada um. O sul-africano protestou (alegava que não entendia as regras por não estarem redigidas em inglês). Apesar de tudo, o árbitro resolveu o diferendo e o jogo prosseguiu acabando Deon Solomon por vencer a partida que já a tinha dado por empatada. |
| GM Alexey Strikovic É o líder isolado e perfila-se como o principal favorito à vitória final. | GM Jacob Aagaard Vs GM Dragan Paunovic
| IM Pablo Garcia Vs GM Jacob Aagaard O Ml Pablo Garcia (à esq)tem feito um campeonato de bom nível sendo 3º na classificação geral ex-aequo com o 2º que é o GM Paunovic. |
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Quando não encontro a beleza no tabuleiro, procuro descobrir a beleza oculta da Galiza!!
| Finalmente parece que veio definitivamente o Verão. A hotelaria Galega vinha registando uma taxa de ocupação frouxa não apenas devido à crise económica mas também devido à instabilidade meteorológica. Com a melhoria do tempo, nos últimos dias, o turismo reanimou pois as pessoas tinham deixado as reservas para a última hora. Galiza é uma surpresa permanente, pois tem um património arquitectónico oculto que o viajante terá de descobrir pois reflete a história, a tradição e costumes milenários. Na Galiza há sempre algo de novo para ver, algo para descobrir: Uma paisagem, uma lagoa, um bosque… um monumento oculto nos vinhedos, as suas encostas verdes, o som da sua gaita de foles, a Catedral de Santiago, a Torre de Hércules, as Muralhas de Lugo, Em Sanxenxo onde nos encontramos a disputar o torneio existe a conhecida praia de ‘Silgar’ mesmo junto ao hotel onde decorrem os jogos. Pegamos no carro e decidimos dar uma volta e rapidamente encontramos outras praias muito agradáveis como “Passariñas”, “Montalvo”, “Combarro”, etc. Recomendo vivamente uma visita a Combarro. Olhe que vale a pena! Pelas vistas, pela praia, pelos espigueiros, pelas lojas de artesanato, pelos restaurantes, pelas tabernas e bodegas. Não se arrependerá. Aqui os espigueiros, (designados por horreos em Espanha mas aqui chamados palleiras) estão literalmente metidos nas águas da ria de Pontevedra. De profundas raízes piscatórias, é um enclave de grande originalidade pela perfeita adaptação ao meio natural em que se situa e a forma tradicional de viver dos seus habitantes numa original simbiose entre o mundo rural e o marítimo. Em Combarro convivem casas antigas com mais de uma trintena de espigueiros e cruzeiros devido às crença galega na proteção que lhes outorgavam estes elementos arquitectónicos. Outra sugestão que vos deixo é fazerem uma visita a “Porto Novo” e aproveitarem para passarem pelo restaurante “Manolito” (o único local onde como Raia com um molho avermelhado e apimentado. Muito bom!). Se gostar de marisco facilmente encontrará em qualquer lugar das Rias baixas. Recomendo “O Grove” ou “Baiona” junto às marinas onde poderá desfrutar de uma excelente parrilhada de peixe ou de uma agradável mariscada degustando um bom vinho. QUEM SUGERE VOSSO AMIGO É! |
| Vista panorâmica da praia de “Silgar” à noite |
| “À tua saúde companheiro!” | “Ena! Que grandes bigodes!” | ‘Arroz de bogavante’ |
| Combarro | Espigueiro | Um dos muitos restaurantes |
| Tabernas típicas | Simplicidade e beleza! | lojas de artesanato |
OPEN INTERNACIONAL D. CARLOS I – SILGAR – SANXENXO ** POSIÇÃO DO DIA – RONDA 4 **
| (MF) Júlio Santos Latasa (2346) Vs (CM) Bernard Sakulski (2037) Após uma série de golpes táticos Bernard conseguiu uma posição mais prometedora que não pode aproveitar devido ao escasso tempo de que dispunha para encontrar os lances correctos. Neste caso, as negras desperdiçaram uma boa jogada que lhe dava uma vantagem demolidora. A ideia básica é a de levar mais arsenal para o ataque. Qual é? |
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Castigando IVAN "O Carrasco" com elegância
9. Ng5 h6 10. dxe5 dxe5 11. Nf3 e4 12. Nd4 O-O 13. O-O Rd8 14. Qb3 Kh7 15. Nce2
c5 16. Nb5 Qe7 17. Rd1 a6 18. Rxd8 Qxd8 19. Nbc3 g5 20. hxg5 hxg5 21. Nd5 Nxd5
22. cxd5 b5 23. Qd1 Bb7 24. Nc3 Kg6 25. Nxe4 fxe4 26. Bxe4+ Kf6 27. Qf3+ Ke7
28. d6+ Qxd6 29. Bxb7 Ra7 30. Bd5 Bf6 31. e4 Nd7 32. Bxg5 Bxg5 33. Qf7+ Kd8 34.
Qg8+ Kc7 35. Qxg5 Ne5 36. Kg2 Kb6 37. Rh1 Ka5 38. Qd2+ b4 39. a3 Nc4 40. axb4+
cxb4 41. Ra1+ 1-0
JOSÉ VEIGA COM EXCELENTE DESEMPENHO NAS 4 PRIMEIRAS RONDAS DO INTERNACIONAL CARLOS I
| O jovem português José Veiga, do escalão Sub-10, vem dando boa nota de si. Após ter perddo na 1ª ronda contra o experiente jogador português Armando de Sousa da Silva, averbou três vitórias seguidas superando inclusivamente o veterano Inglês Adams Philip (Elo: 2077). A sua performance, até este momento, equivale a 2115!! encontrando-se na 26ª posição geral entre 127 participantes. Vamos seguir com atenção o desempenho deste promissor jogador português que é o mais bem posicionado entre a delegação portuguesa. Força miúdo!! |
| José Veiga “Kiko” |
OPEN INTERNACIONAL DE SANXENXO ** POSIÇÃO DO DIA – RONDA 3 **
GM Ibragim Khamrakulov (2479) Versus David Gómez (2101)
O jogador Ourensano criou a primeira grande surpresa deste campeonato ao ganhar, na 3ª ronda, ao GM Khamrakulov que jogou 14.Bxa7 e complicou a vida chegando à posição do diagrama.
David Gómez desprezou o Bispo branco de “a7” e jogou 14…Cxe5! lançando todas as tropas no ataque ao Rei inimigo até alcançar vantagem decisiva!
A partida continuou: 15.f4, Bxh3! (segundo aviso!); 16.De2, Cg3! (tudo em cima!); 17.Df2, Cd3!; 18.f5, Dg4!; 19.Df3
( e agora uma simples transformação da vantagem conduziu a uma posição totalmente ganhadora). Como continuaram as negras?
terça-feira, 25 de junho de 2013
OPEN INTERNACIONAL DE SANXENXO * POSIÇÃO DO DIA – RONDA 2 *
Posição após 8. Ba4
Numa posição aparentemente tranquila e cerrada, as negras aproveitaram a posição atípica do Cavalo branco em "g3".Como acha que será a melhor maneira de tirar partido dessa situação?
Não se esqueça que o GM dinamarquês é um jogador de ataque.
(Peleman, Tony Vs GM Aagaard, Jacob)
(Jogam as negras)
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Partida que dedico aos amigos do meu Clube
[Site "Silgar, Sanxenxo"]
[Date "2013.6.23"]
[Round "2.28"]
[White "Viana, Eduardo"]
[Black "Campos Calvo-Sotelo, Juan"]
[Result "1-0"]
[WhiteELO "1635"]
[BlackELO "2030"]
%Created by Caissa's Web PGN Editor
1. d4 b5 2. Nf3 e6 3. g3 d5 4. Bg2 c5 5. c3 Nc6 6. O-O Nf6 7. Bg5 h6 8. Be3
c4 9. h3 a5 10. Ne5 Nxe5 11. dxe5 Nd7 12. f4 Bc5 13. Bf2 Qc7 14. Nd2 Bb7 15.
Nf3 Bxf2+ 16. Rxf2 Nc5 17. Nd4 Qb6 18. Qc2 Ne4 19. Bxe4 dxe4 20. e3 Bd5 21.
Rd1 Rd8 22. Qe2 g6 23. Kh2 b4 24. g4 Qb8 25. Qc2 g5 26. Qa4+ Kf8 27. Nc6 Bxc6
28. Rxd8+ Qxd8 29. Qxc6 Qd3 30. Qc5+ Kg7 31. Qe7 Rf8 32. fxg5 Qd8 33. gxh6+
Kxh6 34. Qd6 Qxd6 35. exd6 Rd8 36. cxb4 axb4 37. Rxf7 Rxd6 38. Rf2 c3 39.
bxc3 bxc3 40. Kg3 Rd2 41. Rf6+ Kg7 42. Rxe6 Rxa2 43. Rc6 Rc2 44. Kf4 Rh2 45.
Rxc3 Rxh3 46. Kxe4 Rg3 47. Kf4 Rg1 48. Kg5 Kf7 49. e4 Re1 50. Rf3+ Kg7 51.
Kf5 Kf7 52. g5 Re2 53. e5 Kg7 54. e6 Re1 55. Rf4 Kf8 56. Kf6 Re2 57. g6 Re1
58. Rf5 Kg8 59. e7 Re2 60. Re5 Rf2+ 61. Ke6 1-0
OPEN INTERNACIONAL DE SANXENXO – POSIÇÃO DO DIA – RONDA 1
Partida jogada entre Diego Pereiro (Elo: 1755) e o GM Dragan Paunovic (Elo: 2491)
As negras depois de desperdiçarem alguns momentos ganhadores, chegaram a esta posição em que nenhum dos jogadores encontrou a jogada ganhadora.
Posição depois de 24...Cd7
(Jogam as brancas e ganham)
domingo, 23 de junho de 2013
COMO EVITAR O USO EXAGERADO DOS ‘BYES’ NOS TORNEIOS INTERNACIONAIS?
| A forma radical seria não incluir essa possibilidade nos regulamentos das provas. Porém, isso afastaria muitos potenciais participantes de se inscreverem nos torneios por questões de trabalho ou por outras razões de ordem pessoal. Outra possibilidade que, por vezes, se utiliza seria atribuir zero pontos aos faltosos mas isso também não é muito encorajador para quem tenha de, forçosamente, dar duas ou três faltas. O melhor critério é, quanto a mim, permitir a opção do ‘Bye’ atribuindo 1/2 ponto aos ‘Byes’ solicitados pelos jogadores e 1 ponto ao ‘Bye’ forçado que resultar dos emparceiramentos automáticos. Esta tem sido a fórmula mais usada nos torneios internacionais. Acontece que, muitas vezes, as pessoas abusam deste benefício. A organização do Open Internacional Carlos I, de Sanxenxo, decidiu este ano aplicar como 1º critério de desempate o maior nº de partidas jogadas. Recordamos que no ano passado, neste mesmo Torneio em Sanxenxo, Khamrakulov faltou às 2 primeiras sessões fazendo um duplo gambito suíço ao receber 1/2 ponto em cada uma dessas rondas em que solicitara ‘Bye’ acabando por vencer o torneio ao ganhar as partidas subsequentes e dando-se ao luxo de poder empatar de salão na última ronda. Com o actual critério Khamrakulov e todos os outros Grandes Mestres não faltaram na 1ª sessão pois o seu objectivo será vencer este evento e se o fizessem seriam tremendamente prejudicados no desempate final com a aplicação da actual regra. Por outro lado, quem organiza este tipo de eventos procura fazer uma excelente promoção da modalidade e não defraudar as expectativas dos seus eventuais patrocinadores. * * * * * * * * * * * * Voltando ao Open que ontem se iniciou poderá dizer-se que na 1ª jornada não existiram surpresas. As meias surpresas, se assim se pode dizer, foram apenas as grandes combatividades registadas nos tabuleiros das mesas 2 e 4 e 6 pelos jogadores menos cotados mas que acabaram por sucumbir no final das partidas devido aos golpes tácticos dos seus fortes oponentes. |
| Argibay tentou resistir o mais que pode tendo sido forçado a ceder a qualidade até chegar a este ponto em que o GM deu o golpe final. |
sábado, 22 de junho de 2013
COMEÇOU O ABERTO INTERNACIONAL DE XADREZ CARLOS I – SANXENXO – GALIZA
| O Vencedor receberá 1.ooo Euros e este bonito Veleiro | Começou hoje, dia 22, e vai decorrer até ao dia 30 de Junho próximo, o V Aberto de Xadrez Carlos I “Silgar” que se disputa em Sanxenxo, na Galiza. Participam cerca de 130 jogadores, com uma dúzia de titulados FIDE, cinco dos quais Grandes Mestres e três Mestres Internacionais. Os nomes de referência são: Jacob Aagaard (DEN-Elo:2519), Aleksa Strikovic (SRB-Elo:2504), David Lariño (ESP-Elo:2501), Dragan Paunovic (SRB-Elo:2495) e Khamrakulov Ibragim (Elo: 2484). Quatro portugueses marcaram presença: Fernando Pinho, de Aveiro, Álvaro Brandão, do GX Porto, o repórter do GDRAU O Torneio será disputado no sistema suíço com 9 rondas. O ritmo de jogo será de 90 minutos para conclusão da partida com o incremento de 30 segundos por lance. A prova será válida para Normas Internacionais de Xadrez e para Elo FIDE. O valor acumulado dos prémios monetários é de 6.800 Euros. A lista de participantes poderá ser consultada aqui. Acompanhe a mini reportagem do evento neste Blog. |
| AS TRUTAS DO TORNEIO |
| Jacob AAgaard (DEN Elo: 2519) O Grande Mestre dinamarqês é o n 1 do “Starting rank” apresentando-se como o principal favorito a vencer este torneio | GM Aleksa Strikovic (SRB – 2504) Este simpático Grande Mestre é bem conhecido no nosso País pois representa o clube ‘ACR Vale de Cambra’ tendo ganho vários títulos por esta equipa. | GM Dragan Paunovic (SRB – 2495) |
| GM Khamrakulov, Ibragim Natural de Uzbequistão mas agora naturalizado Espanhol jogando por esta selecção. Khamrakulov já representou o Diana de Évora tendo este clube vencido alguns títulos nacionais por equipas. | Um aspecto geral da sala onde decorre o Torneio no Hotel Carlos I “SILGAR” |
|
Fernando Pinho, de Aveiro e Eduardo Viana, do GDRAU, Guimarães - “Vá lá, Pinho, dá um sorriso que isto é para o blog dos ‘Amigos de Urgezes’ “ |
| O Jovem José Francisco Veiga “KIKO” (Sub-10) (O puto tem pinta!) | O Veterano Álvaro Brandão do GX Porto - “Ainda bem que este ano não me esqueci de trazer os óculos” |

