sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Amigos nas Américas: de Manhattan ao Open do Canadá. (1/3)


Já o poeta dizia qualquer coisa como "O Josh manda, o escriba quer, o post nasce". Depois de ter encomendado a dança APAXE da vitória (quem viu a dele ainda hoje se lembra da sua extraordinária coordenação motora), o mais-Apaxe-de-todos-os-Apaxes, cioso de pormenores sobre o desempenho da Cláudia - afinal ele foi um dos seus parceiros de treino mais habituais nos jogos por correspondência (tal como o Tito, o Afonso e o Jaime) -, lá concluiu que o Open do Canadá "merece uma crónica". Recado recebido, vamos a ela, directamente do A-310 da Air Transat que faz a ligação semanal Montreal-Lisboa-Porto, tal como prometido ao Senhor Machado!
Começando pelo princípio, a ideia de jogar um torneio no Canadá surgiu no Verão do ano passado. Em Agosto de 2013, eu, a Cláudia, a Sara e a Lurdes fomos visitar o Vasco e o Luís a Montreal onde nos apercebemos do potencial xadrezístico da cidade. Além de ser a localidade onde, de acordo com o site do echecsmontreal.ca, seis do seu milhão e meio de habitantes são Grandes Mestres de xadrez (e onde nasceu o nosso conhecido GM Kevin Spraggett que vive(u?) em Portugal), a ligação da cidade ao jogo é visível, por exemplo, em diversas lojas e cafés que dão grande destaque à modalidade.


Apesar de termos visto vários torneios anunciados, como o Open do Québec, nenhum deles se encaixava no nosso calendário de férias. Ainda assim, demos uns xeques na Boutique Stratégic e no Café Pi e, numa visita de fim de semana a Manhattan, a tribo apaxe juntou-se ao New York City Chess Meetup Group e recolheu o escalpe de um nova-iorquino na Trump Tower, técnica que este ano aplicámos a outros estado-unidenses no Open do Canadá.


Avançando para chegar ao que interessa, este ano a marcação das férias foi ligeiramente adaptada de modo a que a visita à tribo canadiana dos apaxes pudesse incluir a participação num torneio. Pela sua calendarização, organização e dimensão, o Open do Canadá foi a prova escolhida: os oito dias de prova lá se encaixaram nos nossos dias de férias; o local de jogo seria no Grand Salon do Fairmont Queen Elizabeth, um hotel de cinco estrelas situado na baixa de Montreal, a cerca de 5 kms do acampamento apaxe; o Open estava dividido em 5 secções, dos sub-1300 aos 2400+, passando pelos sub-2000, o que significava a possibilidade de cada um nós disputar 9 partidas equilibradas; finalmente, este ano o Open do Canadá incorporou o Open do Québec, estando em jogo $25.000, distribuídos por todas as secções e em várias categorias, como melhor sub-1900, melhor jogador sem elo (ranking do xadrez) ou melhor jogadora, o que sempre cria a ilusão de ser possível juntar o útil ao agradável!


Conhecedores do modus operandi da tribo apaxe do Minho, o Vasco e o Luís elevaram a fasquia organizacional para níveis nunca antes sonhados por uma delegação apaxe. Assumindo a pasta da logística, asseguraram um vôo directo (o ano passado, a passagem por Casablanca foi caricata...), a melhor estadia, uma excelente preparação física e psicológica, e uma extraordinária adaptação gastronómica, onde não faltou vinho americano (das Américas, não do nosso proibido!, um dos quais não ficava atrás do Conventual, a bebida energética oficial dos nossos estágios para as provas da Associação de Xadrez de Braga) e a introdução à poutine, uma espécie de batata frita com todos a fazer lembrar as francesinhas da Taberna Belga e de Dume.


Face a este exemplo da tribo do Canadá, umas semanas antes do Open tratámos de fazer uma preparação técnica muito profissional (no critério apaxe, para que não haja enganos). A Cláudia passou a jogar por correspondência com apaxes e não só, por vezes comentando as posições comigo e, não uma, não duas, mas três vezes por semana, em média, resolvia três problemas tácticos! Eu tirei o pó a dois ou três livros da estante, inscrevi-me em dois torneios por correspondência e passei a leitor diário do blog do GM Spraggett («Canada's Top Chess Website»), onde tentava fazer os 5-seconds tactics do dia (às vezes em 5 minutos, outras sem sucesso algum), além de me ir familiarizando com os quiproquós e o who's who do xadrez canadiano (e não só, "vocês sabem do que eu estou a falar", embora tenha logo reconhecido o GM Sambuev quando me cruzei com ele).

Outro exemplo do profissionalismo do Luís, aqui na preparação do acampamento apaxe de Loulé.
Antes do início do torneio, as expectativas na comitiva apaxe iam no sentido de a Cláudia (com o Luís como segundo) lutar pela melhor classificação de um jogador sem elo nos sub-1300 (havia 16 xadrezistas sem presença nos rankings FIDE, CFC, FQE e USCF entre os 72 que se inscreveram nesta secção) e, eventualmente pelo de melhor jogadora, apesar de ela sempre ter dito que a sua meta eram os 3,5 pontos.
Já eu, com o acompanhamento do Vasco, tentaria bater-me pelo lugar de melhor sub-1900, uma vez que era o jogador mais cotado nesta categoria na secção sub-2000 e o 21.º do ranking inicial entre os 98 participantes, isto apesar de esta época só ter jogado uma partida em ritmo clássico, no último fim de semana do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, prova em que a equipa do Grupo Desportivo e Recreativo Amigos de Urgeses conseguiu a subida à 2.ª Divisão nacional que se disputará em 2014/2015, depois de ter vencido a série A em igualdade pontual com o segundo classificado.


Chegados ao local do jogo, o choque de realidades foi devidamente amparado pelo nosso staff técnico: o Luís acompanhou a Cláudia, mesmo no tabuleiro, até ao início da partida, e o Vasco foi o meu tradutor pessoal - em Montreal fala-se francês e inglês indistintamente, por vezes na mesma frase, mas o francês do Québec só por mera coincidência é perceptível a quem apenas domina o básico do europeu... e no Canadá, jogador das brancas que não leve o relógio e esteja nos tabuleiros dos GM especiais (os Grandes Morcões, não confundir com os Mestres), corre o risco de ter que alugar um à organização do torneio ($5, no caso).

Selfie da comitiva apaxe antes do início da primeira jornada.

A primeira jornada confirmou as expectativas iniciais. O Luís e a Cláudia começaram por assustar o adversário (um menino romeno de não mais de 10 anos acompanhado pela avó) com uma longa mas comum frase de circunstância apaxe que remonta há muitos séculos atrás, quando os nossos antepassados tribais comunicavam numa fórmula mais próxima do latim e que actualmente se mantém foneticamente semelhante em português e romeno. É ela a seguinte:

"Com um quilo de carne de vaca e um litro de vinho não se morre de fome!"
 
Descrentes? Podem experimentar à vontade! O GM Mircea Parligras (que está na Noruega para disputar as Olimpíadas de xadrez integrado na selecção romena e que já se disponibilizou a tentar jogar pela nossa equipa urgez'apaxe quando a gente tiver nível para participar numa competição decente), confirma!

Espírito Apaxe na elite do xadrez mundial. Temos que contratar este jogador!
Com o miúdo com certeza ainda a pensar no que lhe pareceu ter ouvido, a Cláudia fez uma grande partida que encheu de confiança a comitiva apaxe - tribo canadiana, como se pode ver pela bandeira que a organização nos atribuiu e que demonstra que o trabalho de adaptação dos apaxes louletanos efectuado pelo nosso staff técnico foi vraiment exceptionnel!

Jogadores intercontinentais com número na federação canadiana (ou do Québec?)
A partida glosou o mote, tendo incluído o sacrifício de um quilo de carne de peão ao 15.º lance que foi fundamental para preparar o barbecue - instrumento muito utilizado nos terraços de Montreal - que criou a possibilidade de concretizar um penalti de um litro de vinho à 21.ª jogada: Cxe6 merece um ponto de exclamação, embora o teor alcoólico da jogada não tenha permitido aproveitar da melhor maneira a resposta das negras. Ora vejam lá:

Play chess online

Enquanto a Cláudia espalhava magia na Secção E, na C eu também explorava a minha condição apaxe, só que em vez de avançar com a faca nos dentes e pintura de guerra, dei ampla liberdade à minha falta de tabuleiro, preguiça e incapacidade de cálculo para experimentar o que o Luís sentiu depois de três viagens consecutivas na La Ronde, o parque de diversões de Montreal.


Para vosso divertimento pessoal, eis a chacina - e em miniatura! - que este vosso GM Grande Morcão sofreu por ter pensado (!verdade!) que não podia proteger o Rei, fazendo roque, no 8.º lance (ah e tal, Cg5, Db3 ou Bc4 e levo duplo em f7... alucinação que demonstra bem a qualidade da preparação e a forma com que cheguei ao torneio).
Play chess online

Continua para a semana com o brutal trabalho de recuperação psicológica do nosso staff!
E para que fiquem com a pulga atrás da orelha, para 2015, ano em que Loulé será cidade europeia do desporto, o staff apaxe disponibilizou-se a marcar as passagens aéreas Porto-Faro no caso de os apaxes minhotos quererem participar em alguma iniciativa algarvia.

domingo, 11 de maio de 2014

G.D.R. AMIGOS DE URGEZES VENCE SÉRIE A DO NAC. DA III DIVISÃO E ASSEGURA SUBIDA À II DIVISÃO


image 


A equipa do GDRAU assegurou uma difícil vitória na série A do campeonato nacional da 3ª divisão da época 2013/2014. Difícil porque a prova foi muito competitiva desde o seu início com três equipas a ambicionarem alcançar a liderança. A equipa vencedora só foi encontrada na última jornada. Para este desfecho foi necessário que nas duas últimas rondas a equipa do GDRAU vencesse máximo score ( 4-0 ) e esperar que a aguerrida equipa do Clube de Xadrez de Braga escorrega-se pelo menos num dos tabuleiros o que veio a acontecer.
Como se pode observar no quadro anexo as duas primeiras equipas terminaram em igualdade pontual ( 20 pontos ) tendo sido necessário recorrer ao 1º critério de desempate ( número de pts obtidos em todos os tabuleiros ao longo do campeonato ) que foi favorável ao GDRAU ( 22,5 ).

image
nac.3div.-2014
joao costa
Paulo Pinho - Taça AXDB-2014

sangria-5


Sangria-2
pica-3
E foi em ambiente de confraternização que celebramos mais esta saborosa vitória da secção de xadrez do GDRAU.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

BOAS FESTAS!!!

A todos um Bom Natal e um óptimo Ano de 2014. São os nossos votos a todos os atletas, familiares e amigos.






sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MAGNUS CARLSEN é o novo Campeão Mundial de Xadrez

http://chennai2013.fide.com/
Magnus Carlsen: o novo campeão do mundo [Fonte: http://chennai2013.fide.com/]  

Ao fim de 10 jornadas, o jovem norueguês Magnus Carlsen venceu o match com o anterior campeão do mundo Anand. O grande mestre norueguês conseguiu vencer 3 jogos (dois de pretas), empatando todos os outros.

O resultado final ficou em 6.5 - 3.5, o que não deixa qualquer margem para dúvidas quanto.

Todas as informações sobre o campeonato do mundo podem ser encontradas no sítio oficial.

Resta-nos dizer:
 Muitos parabéns, Carlsen!

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 10

Carlsen (0.5 - 0.5) Anand

Magnus Carlsen é o novo campeão do mundo.

Resultado final: Anand (3.5 - 6.5) Carlsen.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 9

Anand (0 - 1) Carlsen



Com esta vitória, Carlsen fica numa posição extremamente confortável e amanhã bastará empatar para se sagrar o novo campeão do mundo.

Resultado actual: Anand (3 - 6) Carlsen.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 8

Carlsen (0.5 - 0.5) Anand

Resultado actual: Anand (3 - 5) Carlsen.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 7

Anand (0.5 - 0.5) Carlsen

Resultado actual: Anand (2.5 - 4.5) Carlsen.

sábado, 16 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 6

Anand (0 - 1) Carlsen

Resultado ao fim de seis rondas: Anand (2 - 4) Carlsen.

O próximo jogo realiza-se segunda-feira.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 5

Carlsen (1 - 0) Anand


Resultado ao fim de cinco rondas: Anand (2-3) Carlsen.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 4

Anand (0.5 - 0.5) Carlsen


Ao fim de quatro rondas, o campeonato encontra-se empatado (2-2).

O próximo jogo realiza-se na quinta-feira.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 3

Carlsen (0.5 - 0.5) Anand


Amanhã há mais.

domingo, 10 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 2

Anand (0.5 - 0.5) Carlsen


O próximo jogo realiza-se na terça-feira.

sábado, 9 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 1

Carlsen (0.5 - 0.5) Anand

O primeiro jogo terminou com um emapte em apenas 16 lances.


Amanhã realiza-se o segundo jogo. Vamos lá ver o que Anand nos reserva com as brancas.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013

http://chennai2013.fide.com/


A primeira jornada do Campeonato do Mundo de Xadrez inicia-se já amanhã, Sábado, em Chennai, na India.
O Campeonato será disputado pelo actual Campeão do Mundo, o indiano Viswanathan Anand, e pelo actual número 1 da FIDE, o norueguês Magnus Carlsen.

A prova decorrerá de 7 (cerimónia de abertura) a 28 de Novembro, realizando-se, se necessário, 12 partidas. O Campeonato termina logo que um dos jogadores faça, no mínimo, 6.5 pontos. Se o Campeonato terminar empatado (6-6), realizar-se-ão (no dia 28) partidas semi-rápidas para decidir o Campeão do Mundo.

Calendário dos jogos:

Data Evento
07-11-2013 Cerimónia de Abertura
09-11-2013 Jogo 1
10-11-2013 Jogo 2
11-11-2013 Dia de descanso
12-11-2013 Jogo 3
13-11-2013 Jogo 4
14-11-2013 Dia de descanso
15-11-2013 Jogo 5
16-11-2013 Jogo 6
17-11-2013 Dia de descanso
18-11-2013 Jogo 7
19-11-2013 Jogo 8
20-11-2013 Dia de descanso
21-11-2013 Jogo 9
22-11-2013 Jogo 10
23-11-2013 Dia de descanso
24-11-2013 Jogo 11
25-11-2013 Dia de descanso
26-11-2013 Jogo 12
27-11-2013 Dia de descanso
28-11-2013 Jogos de Desempate
28-11-2013 Cerimónia de Encerramento

Os jogos começam às 15h00 na India, ou seja, às 9h30 em Portugal.



Todas as informações, assim como os jogos em directo, estão disponíveis na página oficial.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Nacional absoluto 2013 - Luís S. Reis X Bruno Gomes, por Carlos Silva

um excelente trabalho de Carlos Silva, retirado da pagina do mesmo no youtube, com a análise da partida entre Luís S. Silva e Bruno Gomes, jogo referente à 1ª sessão do campeonato nacional absoluto, época 2013




quinta-feira, 18 de julho de 2013

Luis Silva continua a dar boa conta de si no XV Open Internacional de Sant Martí - Barcelona para deleite dos amigos portugueses

 

cartaz XV Aberto Inernacional Sant Martí - 2013

 

À 3ª ronda o Luis foi ao ‘tapete’ ao defrontar, na mesa 7,  o M.I. Asis Gargatagli Hipolito (Elo:2555)
Regista-se, no entanto, a combatividade numa “Benoni” em que o jovem português não estava muito familiarizado com algumas linhas de jogo.

Após o combate, Luis reergueu-se, respirou fundo e, na 4ª jornada, bateu o pé a outro rival de peso, o Mestre Internacional Venezuelano, Jose Sequeira Paolini (Elo:2394) com quem viria a empatar numa Defesa Siciliana, após 49 lances.

Na 5ª ronda, puxou dos galões e de forma temerária atirou-se ao FIDE Master Inglês David Eggleston numa partida em que saiu muito bem da abertura mas cuja fase final foi jogada com muita pressão e alguns nervos à mistura permitindo que o adversário equilibrasse a posição e até tivesse chances de ganhar. Porém, fazendo um gande esforço de concentração voltou a assumir as rédeas do jogo que acabaria por vencer com mérito após 84 movimentos.

O Luís subiu à mesa 14 e hoje, na 6ª ronda, prepara-se para enfrentar o M.I. espanhol Lazaro Lorenzo de la Riva.

BOA SORTE LUÍS.

REPRODUZIMOS A PARTIDA DA 5ª RONDA JOGADA ENTRE LUIS SILVA (POR-2218) E FM DAVID EGGLESTON (ENG-2363)

diagram[1]

quarta-feira, 17 de julho de 2013

XV ABERTO INTERNACIONAL SANT MARTÍ – BARCELONA

Começou no dia 13 de Julho de 2013, no centro cívico de Sant Martí, de Barcelona, a XV edição do Aberto Internacional de Xadrez de Sant Martí. Este torneio pertence ao X Circuito Catalão de Torneios de Verão, organizado pela Federação Catalã de Xadrez. 

No Torneio principal (Grupo A), inscreveram-se 124 atletas, de 26 países, com mais de 70 titulados, dos quais 12 são Grandes Mestres e 24 Mestres Internacionais. 

Luis Silva,  de 18 anos, atleta do NXVSC – Didáxis, é o único português a participar neste evento. A simpatia e amizade que nutrimos por este jovem da nossa Associação Territorial leva-nos a acompanhar, com alguma curiosidade, o seu desempenho neste fortíssimo evento.

As surpresas começaram logo na 1ª jornada onde o GM Cubano Isán Ortiz Suárez, número um do torneio com um elo internacional de 2612, recebeu mate da MI feminina Cristina Salazar Aura.

Poderemos dizer que o Luís Silva entrou bem ao vencer nas duas primeiras rondas o que lhe assegurou, logo à partida, o confronto directo com algumas das ‘feras’ em competição, o que para ele é muito bom.

Após um primeiro jogo acessível contra um adversário ao seu alcance enfrentou na 2ª ronda um Mestre FIDE Indiano, que curiosamente tem a mesma idade mas com mais 200 pts Elo, numa partida que reproduzimos mais abaixo.

Os emparceiramentos e resultados poderão ser seguidos aqui

As partidas decorrem às 16:30 hs (hora de Espanha) e estão carregadas na base de dados do chess-results podendo ser visualizadas aqui

 


luissilva3



XV Aberto Intern Sant Martí - Barcelona
Luis Silva contra (1. e4) responde normalmente com uma Siciliana Najdorf. O seu forte adversário para o surpreender jogou a variante “Moscow” uma Anti-Siciliana.

O Luís não se deixou impressionar e reagiu bem igualando facilmente introduzindo uns táticos muito engraçados para concretizar umas ideias estratégicas. O Mestre FIDE Indiano, foi às ‘cordas’ ficando com apuros de tempo porque teve de procurar soluções adequadas e quando parecia tudo empatado o Luís propôs empate que Anurag rejeitou e, de seguida, fez asneira que o jovem português soube aproveitar.

 

sábado, 13 de julho de 2013

SÉRGIO ROCHA VENCEU O XIII PROFIGAIA OPEN DE XADREZ - VI TORNEIO CIDADE DE GAIA

Decorreu nas instalações da Escola Profissional de Gaia, entre os dias 6 a 12 de Julho de 2013, o Torneio Internacional de Xadrez da Cidade de Gaia que viria a ser ganho pelo Mestre Internacional português Sérgio Rocha, do Barreiro. Os MI’s António Fróis, da Academia de Xadrez de Gaia,  e Pablo Garcia, da Galiza, completaram o pódio em igualdade pontual com o campeão. Senlle Caride Miguel e o MN Paulo Pinho, do GDR Amigos de Urgezes, ambos com 7 pts, também terminaram em igualdade pontual com o vencedor do Torneio.
Houve grande expectativa para se apurar o vencedor pois no final estavam 5 jogadores empatados no 1º posto com 7 pontos tendo sido necessário aguardar até ao desfecho da última partida para se aplicarem os critérios de desempate que favoreceram o Mestre do Barreiro que acabaria por ganhar com mérito pois liderou sempre esta forte competição. 

Acresce ainda dizer que logo a seguir, entre o 6º e o 10º posto da classificação final, se posicionaram mais 5 jogadores com apenas menos1/2 ponto em relação ao grupo vencedor.
Merecem destaque Pedro Rego, do clube TAP, e Simão Pintor, do GX Dias Ferreira e o conhecido Luís Silva, do NXVS Cosme – Didáxis que ficaram no mesmo patamar do MI espanhol Rafael Rodriguez Lopez.
Simão está um jogador com classe! Deu um salto qualitativo e irradia simpatia. Um jovem que revela muita confiança.

A classificação geral do torneio pode ser consultada aqui
 

MI Sérgio Rocha com o troféu conquistado ladeado pela Dra. Ana Isabel da AXG e pelo actual Presidente da AX Porto Nuno Pinto

podio1
O Mestre Sérgio arrancou forte e liderou até ao final da prova. No entanto, nas 3 últimas rondas teve de ceder 3 empates tal a réplica que lhe foi dada pelos seus directos perseguidores, um deles o nosso MN Paulo Pinho com quem jogou na última ronda.

MI António Fróis, o professor, de Lisboa, mas que jogou em casa pois actualmente representa a Academia de Xadrez de Gaia. 

image
A. Fróis terminou invicto mas cedeu 4 empates. Foi ele que infligiu a única derrota ao nosso Mestre Paulo Pinho.

MI Pablo Garcia da Universidade de Vigo com a Taça e o livro a que teve direito.

pablogarcia
O MI espanhol apresentou-se forte neste torneio pois tinha acabado de jogar o fortissimo torneio Internacional Carlos I – Silgar – Sanxenxo onde teve uma belíssima participação.

COMO VIMOS A PRESTAÇÃO DOS JOGADORES DO NOSSO CLUBE

MN Paulo Pinho do GDR Amigos de Urgezes

paulopinho-gaia2013

Com este volumoso livro Pinho saberá encontrar a melhor forma para superar eventuais insónias que o calor estival lhe possa provocar

Paulo Pinho fez um excelente torneio tendo averbado apenas uma derrota em 9 rondas. Foi precisamente na 4ª jornada contra o Mestre Internacional António Fróis. Na última ronda estava a jogar na mesa 1 lutando pelo título que lhe fugiu apenas por questões de critérios de desempate. Viu o seu Elo pessoal ser reforçado em 15 pts passando agora a ter um Elo Internacional de 2259. Parabéns Mestre!!

image

José Manuel Macedo Monteiro do GDR Amigos de Urgezes


 
zemanel-gaia2013

José Monteiro é outro dos jogadores que representa o GDR Amigos de Urgezes. Fez também um bom torneio registando 6 vitórias e apenas 3 derrotas uma das quais precisamente contra o colega de clube Paulo Pinho onde, nessa partida, esteve bem perto da vitória. Parabéns Zé Manel!!

image

Bruno Ribeiro do GDR Amigos de Urgezes com o seu envelope ($).

bruno2

Mais um prémio monetário para o Bruno reforçar a sua conta poupança.

O jovem Bruno Ribeiro, do GDR Amigos de Urgezes teve 5 vitórias e 4 derrotas o que significa uma prestação positiva com uma performance superior ao seu Elo pessoal. O Bruno é um jovem que está a crescer como jogador e como pessoa. Esperamos muito dele noo futuro. Parabéns Bruno!!

image