segunda-feira, 26 de março de 2012
Campeonatos Nacionais de Jovens 2012
“O Livro do Árbitro de Xadrez”
Da autoria do “nosso” Eduardo Viana e de Carlos Oliveira Dias (Arbitro Internacional e Fide Lecturer para Portugal), capa do “nosso” Artur Lemos
será apresentado em Torres Vedras, local dos campeonatos nacionais de jovens e veteranos, no próximo dia 27 de março, pelas 11,30.
Nas palavras de Eduardo Viana “…este livro apresenta-se como um instrumento que interessa não apenas aos árbitros mas também aos jogadores, treinadores e dirigentes, enfim a toda a comunidade xadrezística incluindo a própria Federação Portuguesa de Xadrez…. “
Durante o evento de apresentação do livro, serão também entregues os diplomas de arbitragem dos cursos realizados.
domingo, 25 de março de 2012
Campeonatos nacionais de jovens e veteranos
Começaram hoje em Torre Vedras, os campeonatos nacionais de jovens e veteranos.
Temos na prova 6 atletas, distribuídos pelos seguintes escalões
Sub-12
Sub-14
Sub-18
Veteranos (S60)
A todos desejamos boa sorte, bons jogos e muitas vitórias. Sem esquecer a parte do convívio e da diversão…
Boa sorte para todos
ps. A todo o momento teremos as primeiras fotos dos nossos atletas em prova
Xadrez no ensino permitiria aumentar QI de estudantes
Retirado da página electrónica CienciaHoje
“
Universidade de Coimbra dá acção de formação gratuita a professores
2012-03-23
Por Marlene Moura (Texto)
Xadrez ajudar a desenvolver capacidades cognitivas.
Se uns lhe chamam jogo (de estratégia), outros o classificarão como desporto. O xadrez tem uma vertente que pende para a arte e outra para a ciência e é praticado por milhões de pessoas pelo globo, em torneios (amadores e profissionais), escolas, clubes, online e informalmente.
É uma questão de cultura física ou de musculação cerebral e, tal como no futebol, tem ligas, campeonatos e controlo anti-dopping. Já são vários os estudos que atestam os benefícios intelectuais que esta actividade traz aos seus praticantes. “Está cientificamente comprovado que um atleta, de qualquer idade, que pratica xadrez vê o seu QI aumentar”, afirmou ao«Ciência Hoje», Bruno Pais, professor e presidente da Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra (AAC) - que promove amanhã, pelas 15h, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) uma acção de formação gratuita para professores sobre a importância desta prática no processo de ensino.
Bruno Pais defende a introdução da actividade no ensino superior, “como disciplina opcional”, à semelhança daquilo que se faz nos Estados Unidos ou na Rússia. Embora ressalve que "o ideal seria começar numa idade mais tenra", já que permite ajudar “a desenvolver capacidades cognitivas – tais como a memória, a concentração, o raciocínio lógico e o planeamento –, a auto-estima e sentido crítico”.
O actual presidente da AAC joga desde os seus cinco anos. Foi ensinado num dia e posto a competir no seguinte num torneio que ganhou. “A partir daí nunca mais parei”, assinalou. A AAC tem mais de 70 anos, 200 atletas que jogam em todas as frentes e uma academia para jovens.
Este jogo “entreteve grandes personalidades da nossa História, como Napoleão, Einstein, Voltaire, Goethe, Benjamin Franklin e Victor Hugo, é um excelente recurso pedagógico para desenvolver uma aula diferente e mais criativa”, assegurou o presidente da AAC. A acção de formação é gratuita e dirigida a professores de todos os níveis de ensino, dará a conhecer “o jogo, a sua história, algumas das suas potencialidades na evolução das capacidades dos alunos e, ainda, algumas dicas da arte de o bem jogar”.
“
fonte - http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=53616&op=all
sexta-feira, 23 de março de 2012
O Parlamento Europeu e o xadrez nas escolas da União Europeia
Parlamento Europeu
Acta
Quinta-feira, 15 de Março de 2012 – Estrasburgo
Anexo 3 - Introdução do programa "Xadrez na Escola" nos sistemas de ensino da União Europeia (declaração escrita)
Declaração do Parlamento Europeu, de 15 de março de 2012, sobre a introdução do programa «Xadrez na Escola» nos sistemas de ensino da União Europeia
O Parlamento Europeu ,
– Tendo em conta os artigos 6.º e 165.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia,
– Tendo em conta o artigo 123.º do seu Regimento,
A. Considerando que o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia dispõe, no seu artigo 6.º, que o desporto se encontra entre os domínios em que «a União dispõe de competência para desenvolver acções destinadas a apoiar, coordenar ou completar a acção dos Estados-Membros»;
B. Considerando que o xadrez é um jogo acessível às crianças de todos os grupos sociais, podendo contribuir para a coesão social e para objectivos políticos, como a integração social, o combate à discriminação, a redução dos índices de criminalidade e até mesmo a luta contra diversas dependências;
C. Considerando que, qualquer que seja a idade da criança, o xadrez pode melhorar a sua concentração, paciência e persistência e pode desenvolver a criatividade, a intuição, a memória, bem como competências de análise e de tomada de decisão; considerando que o xadrez também ensina a determinação, a motivação e o desportivismo;
1. Solicita à Comissão e aos Estados-Membros que incentivem a introdução do programa «Xadrez na Escola» nos sistemas de ensino dos Estados-Membros;
2. Solicita à Comissão que, na sua próxima comunicação sobre o desporto, preste a necessária atenção ao programa «Xadrez na Escola» e assegure um financiamento suficiente para o mesmo a partir de 2012;
3. Exorta a Comissão a ter em consideração os resultados dos estudos sobre os efeitos deste programa no desenvolvimento das crianças;
4. Encarrega o seu Presidente de transmitir a presente declaração, com a indicação do nome dos respectivos signatários(1) , à Comissão e aos parlamentos dos Estados-Membros.
(1)
A lista dos signatários está publicada no Anexo 3 da Acta de 15 de março de 2012 (P7_PV-PROV(2012)03-15(ANN3)).
sábado, 17 de março de 2012
Desporto Escolar
Os dois atletas da ERDX Gil Vicente com mais palmarés foram incapazes de vencer o atleta da Escola João de Meira, Hugo Sousa que na última jornada confirmou o seu excelente momento ao vencer a Beatriz Rasteiro.
Atletas que alcançaram medalhas:
2º Geral - Bruno Ribeiro
3º Geral - Rui Rasteiro
1ºInf A - Beatriz Rasteiro (6º geral)
2ºInfA - Ricardo Carvalho
2ºInfB - Francisco Rafael Ribeiro
1ºIni - João Manuel Cunha (7º geral)
3º Ini - Vítor Vila Real
1º Juv/Jun. - João Miguel Ribeiro (4º geral)
Dos 12 atletas que seguiram apenas 4 é que não trouxeram qualquer medalha. Na fotografia falta o José Gonçalo Pereira que partiu um pouco mais cedo.
quinta-feira, 15 de março de 2012
segunda-feira, 12 de março de 2012
Parabéns Luís Rodrigues
Hoje faz anos o Luís.
E claro não podíamos deixar passar a data sem aqui lhe dar os parabéns e lhe desejar uma longa e frutuosa vida.
Na foto o Luís aparece com mais um troféu, que junta a uma já vasta coleção, apesar da sua ainda muito jovem idade, e o Luís tem com ele um pequeno pormenor, que por vezes escapa mesmo aos olhares mais atentos, o Luís ganha e principalmente sabe ganhar, tem uma postura que não se altera com as vitórias, ou com as derrotas, é um bom adversário o Luís, pois independentemente do resultado respeita sempre o seu adversário, e assume as vitórias com uma humildade que temos de realçar, o Luís tem postura de campeão e de líder.
Parabéns Luís, muitas felicidades e muitos de vida, junto de todos aqueles que te rodeiam e que tanto te querem são os votos de todos os teus colegas da secção de xadrez do GDR os Amigos de Urgezes Desejamos-te muitas vitórias ao longo da tua vida, mas agradecemos-te acima de tudo o prazer da tua companhia.