sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Torneio D'Amizade



Chegou-nos este texto, que a seguir transcrevemos, da autoria do sr Eduardo Viana, sobre o torneio d'amizade.

Desde já agradecemos as palavras ao sr Eduardo Viana, o prazer foi nosso.




"
Como vi o torneio d'amizade

Terminou o Iº torneio fechado organizado pela secção de xadrez do “GDR Os amigos de Urgeses” com uma impecável organização, sob a direcção do Prof. Fernando Costa, e arbitragem do Sr. Joaquim Machado.

De realçar o magnífico trabalho técnico prestado pelo Vitor Costa com a manutenção dinâmica do blog inserindo com muita rapidez as partidas disputadas em cada jornada.

A amizade patenteada pelos jogadores fez juz ao título do torneio mas
O que mais me deslumbrou, em cada sessão, era quando, decorridos cerca ½ hora de jogo, se ouvia a voz soberana do árbitro dizer: “Meus Senhores está aberto o Bar”.
Era assim que o Sr. Joaquim Machado tranquilizava os jogadores mais nervosos pois sabia que, ao saborearem umas gotas das “Lágrimas de Cristo” ou da garrafa de Favaios gentilmente oferecida pelo amigo José Teixeira, a qualidade das partidas melhorava substancialmente. Para comprovar o que digo, basta analisar algumas partidas deste Torneio.

Mas houve mais coisas boas, tais como a bola de carne do Artur Lemos, o jantar oferecido pelo Marco Pereira, com tanta variedade de enchidos regados com duas botelhas de “Monte Velho” pelo que considero ter sido muito mais que um simples lanche. E os bolos de chocolate, que delícia!
Aguardavamos sempre com ansiedade a sessão seguinte (sempre em crescendo…). Os ânimos nunca esmoreciam pois o Sr. Machado fazia questão de lembrar que ser o “Sr. do bolo”, por norma, dava pontos.

Um bom torneio só poderia terminar em grande e isso aconteceu na última noite com um jantar-convívio gentilmente oferecido pela direcção do “GDR Os Amigos de Urgeses” que a todos nos sensibilizou ficando aqui o registo do nosso agradecimento.

De facto a amizade reinou mas a grande personalidade deste Torneio foi sem dúvida o Sr. Joaquim Machado. Ora atentem no que ele escreveu após a 8ª jornada:

-“ Mais uma jornada, e desta vez tivemos por companhia o futebol.

Junto com o "bruuuáááá" da multidão, os jogadores iam posicionando as suas peças no tabuleiro, tentando sempre conquistar a melhor posição, para desferirem o "remate" certeiro.

Avanços e recuos constantes, fazem parte deste jogo, em que as peças percorrem o tabuleiro, como a bola percorre o campo.
Conseguir a melhor posição, flanquear o adversário, antecipar os seus movimentos, retirar-lhe a posse da "bola", ter a iniciativa do jogo, e empurrar o adversário para um dos cantos do tabuleiro, significa por norma, o remate directo às redes.
O golo... o xeque-mate.

E no xadrez, por vezes, se tivermos audácia suficiente, nunca perdendo de vista o Cavalo e longe do alcançe do Bispo, podemos inclusive "tomar" a Dama...” (fim de citação).


Sinceramente, presto a minha vênia.

Eduardo Viana
"

2 comentários:

Miquinhas disse...

Um forte abraço para o Sr. Viana!
Pelo que já se ouviu dizer, para a próxima época (mas se calhar ainda este ano!) haverá mais!
Boas férias.

CRAZYCHESS disse...

Fico satisfeito em verificar que os nossos amigos Minhotos também sabem organizar eventos xadrezisticos de muita qualidade, com bom abiente social e gastronómico.

Um abraço ao amigo Viana.
Afonsov
www.mcp-crazychess.blogspot.com