segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Campeonato nacional por equipas - 1ª Divisão

Terminou hoje a fase de grupos e, assim, já são conhecidas as equipas que irão formar cada uma das séries da fase final. Apresentamos de seguida a classificação (e os resultados) nos 4 grupos:

Grupo A

Equipa

1

2

3

4

TB1

TB2

TB3

1GD Ferroviários Barreiro

*

5

9,0

0

13,0

2SIR Elvas

*

3

6,0

0

9,0

3Clube TAP

1

3

*

3

5,0

0

7,0

4AA Amadora

3

*

4,0

0

7,0

Grupo B

Equipa

1

2

3

4

TB1

TB2

TB3

1Vale de Cambra

*

3

4

4

8,0

0

11,0

2AA Coimbra

3

*

3

7,0

0

10,5

3Sport Faro e Benfica

2

3

*

4

6,0

0

9,0

4AM Alberto Sampaio

2

2

*

3,0

0

5,5

Grupo C

Equipa

1

2

3

TB1

TB2

TB3

1Academia Xadrez de Gaia

*

5

6

6,0

0

11,0

2Clube Pesca Náutica Desportiva Albufeira

1

*

3

3,0

1

4,0

3Futebol Clube Barreirense

0

3

*

3,0

1

3,0

Grupo D

Equipa

1

2

3

4

TB1

TB2

TB3

1Grupo Desportivo Diana/CGD

*

3

5

8,0

1

13,5

2Núcleo Xadrez Faro/Rentauto Rent-a-Car

3

*

5

8,0

1

12,5

3Grupo Desportivo Dias Ferreira

1

*

5,0

0

6,0

4ADC Mata de Benfica

½

1

*

3,0

0

4,0

As 8 equipas indicadas a negrito (as que ficaram nos dois primeiros lugares em cada um dos grupo) irão disputar a série que irá apurar a equipa campeã nacional. As restantes 7 equipas participarão na série que indicará quem permanece na primeira divisão e quem descerá à segunda.

Esta segunda fase do campeonato inicia-se já amanhã, terça-feira, e irá decorrer até ao próximo Domingo, com os jogos a iniciarem-se às 15h. Todas as equipas jogarão entre si, com a seguinte ressalva: os jogos disputados na primeira fase entre equipas da mesma série contam para a classificação da série respectiva na segunda fase, isto é, as equipas não voltam a jogar entre si.

Para mais informações, incluindo assistir aos jogos em directo, consultar a página do campeonato.

4 comentários:

Miquinhas disse...

A grande surpresa é, quanto a mim, a má prestação da equipa AA Amadora. Quem os viu o ano passado e quem os vê agora!
Também se esperava, à partida, um bocadinho mais do FC Barreirense.
Agora é que vão começar os embates de gigantes, mas acho que a equipa da casa (leia-se AX Gaia) poderá acabar com o domínio, nos últimos anos, do GD Diana. Sem esquecer que o Vale de Cambra, depois de ter conquistado a Taça, poderá querer fazer a dobradinha.
Quanto aos nossos amigos vimaranenses (AMAS) esperamos que imponham o seu xadrez e que consigam a manutenção. É uma tarefa árdua, mas que nos deixaria muito contentes!

Miquinhas disse...

Quantos aos jogos em directo: bem, hoje não houve jogos para ninguém! Depois das 16h lá apareceu qualquer coisita, mas rapidamente se ficou por aí!
Enfim, numa prova a este nível estas coisas não deviam acontecer! Devia haver mais respeito por aqueles que realmente gostam muito de xadrez e que ainda antes das 15h já estão na página à espera que os jogos se iniciem!
Já disse isto outras vezes, mas volto a repetir: numa prova a este nível, numa modalidade que é (ou deveria ser) importante, não pode haver falhas destas. Depois não se queixem que não há patrocínios para o xadrez!

Joaquim Machado disse...

Vitor,
dou-lhe toda a razão, mas como sabe, há "coisas" que não são para todos, e pedir a esta "FPX", algo mais do que o minimamente exigivel(a realização/entrega da prova) é pura perda de tempo.
Esta é efectivamente a prova rainha da época, aquela por quem todos esperam e que usualmente nos trás bons jogos com jogadores de elevada qualidade.
Justificava-se claro um pouco mais de acompanhamento da mesma e tambem uma intensa divulgação junto dos meios de comunicação social.
A transmissão on-line dos jogos, deveria ser já algo corrente e normal nesta e em outras competições nacionais.
No minimo pede-se que os resultados sejam divulgados na hora, e na página da FPX, mas claro isso dá trabalho, e fugindo agora um pouco ao assunto, lá p'rós lados da FPX, ainda devem estar a recuperar do esforço da publicação das listas de elo.
É pena que se perca esta excelente oportunidade para divulgação da modalidade, é pena...
Cumprimentos
Joaquim Machado

ps. quero claro dar os parabéns ao GD Dias Ferreira, a unica (ou das unicas???) equipa a jogar com jogadores da casa, a proporcionar-lhes esta extraordinária experiencia que de muito lhes vai valer num futuro próximo. É assim que aprende é assim que se cresce.
Parabéns tambem ao A.M.A.S., uma equipa que joga com muitos jogadores da sua escola de formação. Foi com eles que aqui chegou.
Boa sorte para esta segunda fase, o meu desejo é que garantam a manutenção.

Miquinhas disse...

Hoje está a acontecer o mesmo! Consegui ver três jogos até ao 14º lance (os outros nem isso) e mais nada!
Enfim, quem me dera gostar muito de futebol!