terça-feira, 29 de junho de 2010

II OPEN GDR OS AMIGOS DE URGEZES - partidas semi-rápidas

A secção de xadrez do Grupo Desportivo e Recreativo Os Amigos de Urgezes, vai organizar um torneio de partidas semi-rápidas.
Agora que as noites estão quentes e convidam a sair, vamos organizar um torneio de partidas semi-rápidas, 8 sessões com 15 minutos para cada jogador terminar a partida. O torneio realiza-se em duas 6ªs-feiras, com inicio às 21,30horas (impreterivelmente).
1ªs 4 sessões – 09 de Julho
restantes – 16 de Julho
O torneio será enviado à FPX, para contabilização de elo, partidas semi-rápidas.
Endossamos aqui o convite a todos os que nos quiserem visitar. Sem prémios monetários queremos apenas proporcionar a todos os interessados a oportunidade de disputarem algumas partidas de xadrez, contabilizadas para efeitos de elo.
De seguida o regulamento do torneio

II OPEN GDR OS AMIGOS DE URGEZES

PARTIDAS SEMI-RÁPIDAS





Regulamento



1. A secção de xadrez do Grupo Desportivo e Recreativo Os Amigos de Urgezes, com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, organiza o “II OPEN GDR OS AMIGOS DE URGEZES”. Torneio de partidas semi-rápidas, 8 sessões.

2. A prova decorrerá no complexo desportivo do GDR Os Amigos de Urgezes, Urgezes, Guimarães.

3. Datas

1ª sessão – 09 de Julho – 21,30horas

2ª sessão – 09 de Julho – 22,05horas

3ª sessão – 09 de Julho – 22,45horas

4ª sessão – 09 de Julho – 23,20horas

5ª sessão – 16 de Julho – 21,30horas

6ª sessão – 16 de Julho – 22,05horas

7ª sessão – 16 de Julho – 22,45horas

8ª sessão – 16 de Julho – 23,20horas

3.1 – Perde a partida o jogador que chegue ao seu tabuleiro 10 minutos após o inicio da sessão.

4. Ritmo de jogo, 15 minutos para cada jogador terminar a partida.


5. O emparceiramento será efectuado pelo programa de emparceiramentos Swiss-Manager, sistema suíço, 8 sessões.

5.1 A prova será contabilizada para efeitos de elo FPX, elo de partidas semi-rápidas.

5.2 Os atletas serão ordenados pelo elo de partidas semi-rápidas da FPX.

5.3 Aos atletas sem elo de partidas semi-rápidas, será atribuído para efeitos de emparceiramento elo de partidas lentas ou elo administrativo de acordo com o escalão a que pertencem.

6. Critérios de desempate:

1-Resultado entre empatados (11)

2-Progressivo (8)

3-Bucholz, retirando pior resultado (37)

4-Bucholz completo (37)

5. Maior numero de vitórias

7. Inscrições

7.1 A prova é aberta a todos os atletas filiados na FPX, na época de 2009/2010

7.2 A inscrição no torneio tem um custo de 2,00€

7.3 As inscrições devem ser enviadas por email ( xadrezamigos@gmail.com ), até às 24 horas do dia 07 de Julho de 2010. Nome do atleta, nº FPX e elo de partidas semi rápidas.

7.4 Serão atribuídos 4 Byes de 0,5pontos a pedido do jogador e apenas para as 4 primeiras sessões.

7.5 O pagamento da inscrição tem de ser feito antes do inicio da prova.

8. Director de prova – Jorge Rasteiro

9. Árbitros – Joaquim Machado, Fernando Costa

10. Serão aplicadas as Regras do Jogo de Xadrez da FIDE.

11. Casos Omissos

11.1 Em tudo o omisso no presente regulamento, prevalecerá o disposto no regulamento de Competições da FPX, cabendo ao Director de prova, em conjunto com os árbitros, a decisão sobre eventuais situações que permaneçam omissas após a aplicação dos regulamentos respectivos.

12. Prémios

12.1 – Troféus para os 5 primeiros classificados, troféus para os 3 primeiros classificados do género pior classificado, troféus para as 3 primeiras equipas (para a classificação por equipas, contarão os resultados dos primeiros 4 atletas de cada clube).

12.2 Medalhas para os 3 primeiros classificados de acordo com os seguintes escalões de elo;

- menos de 1150

- menos de 1350

- menos de 1500

- menos de 1750

12.3 Os prémios não são acumuláveis

12.4 Serão sorteados 3 jogos de xadrez (peças de análise) entre todos os participantes.

13. A inscrição na prova, implica o conhecimento e aceitação do presente regulamento por parte de todos os atletas

INSCREVE-TE
Participa, vem e diverte-te, e para todos os interessados, 6ª-feira apareçam para treinar.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

TORNEIO ENCERRAMENTO

TORNEIO DE ENCERRAMENTO DO DESPORTO ESCOLAR
FESTA DE HOMENAGEM AOS CAMPEÕES




Cartaz ilustrativo do trabalho realizado durante o ano lectivo e principais sucessos dos atletas da ERDX Gil Vicente.
Terminou da melhor forma o encerramento das actividades da ERDX Gil Vicente com a realização do Torneio de Encerramento do Desporto Escolar que contou com a participação de 34 atletas.



O Torneio contou com a presença dos melhores executantes daquela Escola de Referência que este ano em termos de resultados, foi a segunda melhor equipa do distrito, apenas ultrapassada pela Didáxis Vale S. Cosme.
Assim, em termos de resultados os dois campeões nacionais ficaram em primeiro e em segundo lugar respectivamente: Carlos Machado e João Sequeira da Costa, em 3º lugar ficou o atleta do Colégio Delfim Ferreira de Riba d'Ave - Bruno Ribeiro; a melhor atleta feminina foi Beatriz Rasteiro que será homenageada no próximo fim-de-semana, na Gala do Desporto.



Carlos Machado venceu três das seis provas de Desporto escolar em que esteve envolvido e apenas esta última com carácter de actividade interna.

A cerimónia de entrega de prémios foi abrilhantada com a presença do Sr. Vereador Amadeu Portilha, pela Junta de Freguesia de Urgezes esteve o Sr. Isidro Vale, Associação de Xadrez do distrito de Braga, o Presidente, Fernando Costa, pelo GDR Amigos de Urgeses, os Sr.s Joaquim Machado e Jorge Rasteiro.



O responsável pela Escola de Referência, professor Fernando Costa, referiu que a sua aposta no próximo ano continuará a incidir na inclusão e integração de jovens, e citou o exemplo deste ano, com a participação de três alunos com Necessidades Educativas Especiais na dinâmica do clube escolar e também a exigência dos resultados desportivos serem concomitantes com o aproveitamento escolar.
Agradeceu à Porto Editora e em particular à Drª Ana Leitão a parceria estabelecida e que permitiu a oferta a um elevado número de alunos de diversos materiais didácticos.

Desporto Escolar - 1ª jornada

CARLOS MACHADO FEZ O PLENO E VENCEU CATEGORICAMENTE

ERDX GIL VICENTE GANHOU POR EQUIPAS

DATA: 9 de Janeiro de 2009
LOCAL: EB 2/3 Gil Vicente
PARTICIPANTES – 102 (30 atletas da ERDX Gil Vicente superada pelos 58 jogadores da ERDX João de Meira)

Foi uma jornada que irá perdurar na nossa memória; foi gloriosa, porque VENCEMOS, fomos os melhores durante a competição, como equipa e a nível individual.
O nosso atleta CARLOS MACHADO alcançou neste torneio a pontuação máxima e contribuiu decisivamente para a vitória da equipa.
A 5ª jornada marcou decisivamente, o desiderato final, com uma vitória sobre o seu rival de clube e grande amigo, João Sequeira da Costa. Não Jogou com o Nuno Martinho, que surpreendentemente perdeu na 6ª jornada com o colega de equipa, Ricardo Ribeiro e foi com este grande jogador, que na última jornada disputou o título e conseguiu triunfar com todo o mérito. Parabéns Carlos!

O JOÃO SEQUEIRA DA COSTA teve a primeira prova de fogo na 5ª jornada com o seu colega de equipa e perdeu mas manteve-se determinado e infelizmente terminou em 4º lugar empatado com o 2º e o 3º devido ao Progressivo, já que era o 2º parâmetro de desempate. Recebeu a placa de 1ºcl. Juvenis, já que os 3 primeiros classificados foram todos dessa categoria e como não há acumulação de prémios, acabou por beneficiar dessa prerrogativa.
Na Cerimónia de Entrega de prémios foi justamente homenageado, recebendo do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Miguel Oliveira um troféu evocativo da sua prestação no nacional de escolas, onde se sagrou campeão pela equipa da DREN.

Foi um merecido tributo que todos nós partilhamos, já que de um jeito ou de outro, contribuímos para esse sucesso e estamos gratos pelo reconhecimento.
Estes dois jovens encontram-se a frequentar a Escola Secundária Martins Sarmento e merecem da ERDX Gil Vicente os mais rasgados elogios porque têm sido dignos embaixadores da sua escola, têm-na colocado nos primeiros lugares do ranking nacional.
RUI RASTEIRO, terminou brilhantemente no 5º lugar absoluto, venceu na sua categoria (Infantis B), perdeu apenas na 6ª jornada com o vencedor do torneio e empatou na 4ª jornada com o Bruno Ribeiro.

BRUNO RIBEIRO, depois do empate com o Rui perdeu com o Ricardo Ribeiro e terminou em 7º com o mesmo nº de pontos do Rui Rasteiro, foi 2º, no seu escalão (Infantis B), atrás do Rui Rasteiro. Era difícil fazer melhor!
Estes 4 jogadores totalizaram a pontuação da equipa.
RUI ABREU, continua surpreendente! Na grelha de partida era o 18º cl. e terminou em 11º lugar porque perdeu na última jornada na mesa 2 com o principal favorito, Nuno Martinho. Venceu atletas que no passado se tinham superiorizado como o João Lima. Recebeu o prémio de 3º lugar Juvenis.

NUNO OLIVEIRA, partiu em 23º e conseguiu um resultado bastante bom, 13º alcançando o pódio, 3º cl. Iniciados.
Venceu todos os jogos com adversários de Perdeu na 6ª jornada com o colega de equipa, João Sequeira da Costa

FRANCISCO RAFAEL RIBEIRO, esteve muito bem e é um atleta que pode entrar no difícil combate de um escalão que é do melhor a nível nacional. Na 6ª jornada jogou na mesa 7 com o experiente Francisco Mota e esteve muito perto de trocar as contas. Alcançou na estreia o 3º lugar do escalão Infantis A e 18º da classificação geral (64º da grelha inicial).
JOÃO PEDRO ALVES, esteve mesmo muito bem, atendendo a que ainda tem menos experiência que o primo Francisco Rafael. Foi 4º no seu escalão e 21º da geral.
JOAQUIM PEREIRA, poderia ter feito mais, terminou em 30º e tinha partido em 28º; merece no entanto algum destaque pela regularidade até à última jornada em que perdeu com o João Lima, na mesa 7, convenhamos.
BEATRIZ RASTEIRO, conseguiu o 3º lugar feminino.
Na 5ª jornada jogou na mesa 8, o que atesta o seu espírito combativo e mostrou porque é campeã nacional.

Quanto aos outros atletas, merecem destaque nos Infantis A, com 4 pontos alcançados em sete possíveis, o 39º lugar do Francisco Moura, 42º do Fábio Santos, que recebeu o prémio de campeão da turma 6B, e o José Carlos Ferreira ainda com 4 pontos em 44º lugar, recebendo o prémio de campeão do 5ºB.
Menos bons foram os resultados do Luís Carneiro, que tão boa conta dera ainda recentemente em Vila Pouca de Aguiar e do Marcelo Pereira. Mas seguramente, com muito trabalho… virão melhores dias! É preciso acreditar sempre e ter vontade e determinação.
Merece realce a presença de 34 atletas Benjamins, quase todos oriundos da ERDX João de Meira, da nossa Escola de Referência estiveram presentes seis atletas, mas aguarda-se que até ao final do ano lectivo o seu efectivo aumente.

Estiveram presentes 102 atletas, um record num torneio que poderia-nos criar alguns embaraços, se não fosse o seu rigoroso planeamento e cuidada execução. A nossa escola, não estabeleceu record em efectivo, mesmo assim, estivemos muito bem representados, com 30 atletas, o que representa 29,4%.
Uma palavra de apreço às escolas convidadas que dignificaram com a sua presença este evento e um agradecimento muito especial aos professores que estiveram presentes e que auxiliaram o Sr. Jorge Rasteiro na arbitragem.
O Sr. Jorge Rasteiro, mesmo com uma criança de colo e ao colo desempenhou a sua função de Encarregado de Educação presente, com dois educandos em competição e activo, como árbitro-chefe, que realizou na perfeição - que grande lição de vida!
O evento mereceu destaque na imprensa local, nos seguintes jornais: “Comércio de Guimarães”, 13 de Janeiro, “Notícias de Guimarães”, 14 de Janeiro e “O Povo de Guimarães” na sua edição de 15 de Janeiro de 2010.
Rank Name Rtg Club Pts
1 Machado Carlos 1572 ERDX Gil-Vicente 7
2 Ribeiro Ricardo 1572 ERDX João de Meira 6
3 Martinho Nuno 1780 ERDX João de Meira 6
4 Costa João Sequeira1591 ERDX Gil-Vicente 6
5 Rasteiro Rui 1421 ERDX Gil-Vicente 5½
6 Fernandes Vítor 1532 ERDX João de Meira 5½
7 Ribeiro Bruno 1533 ERDX Gil-Vicente 5½
8 Ribeiro Mário 1416 ERDX João de Meira 5½
9 Mota Francisco 1409 ERDX João de Meira 5
10 Mendes Pedro A. 1234 ERDX João de Meira 5
11 Abreu Rui 1231 ERDX Gil-Vicente 5
12 Vale António 1498 ERDX João de Meira 5
13 Oliveira Nuno 1200 ERDX Gil-Vicente 5
14 Fernandes António J.1187ERDX João de Meira 5
15 Baptista Rui Miguel1100 ERDX João de Meira 5
16 Gouveia Manuel 1250 ERDX João de Meira 5
17 Mota Joana 1198 ERDX João de Meira 5
18 Ribeiro Francisco R.1100ERDX Gil Vicente 5
19 Pinto Diogo 1249 ERDX João de Meira 5
20 Sousa Hugo 1100 ERDX João de Meira 5
21 Alves João Pedro1150 ERDX Gil-Vicente 4½
22 Lopes Bruno 1250 EB 2/3 Mota Fervença 4½
23 Lima João 1436 ERDX João de Meira 4
24 Gomes Telmo 1461 ERDX João de Meira 4
25 Teixeira Beatriz1050 ERDX João de Meira 4
26 Martins Rui 1200 EB2/3 D.Afonso Henriques4
27 Brandão Gonçalo 1100 ERDX João de Meira 4
28 Santos José Miguel1050 ERDX João de Meira 4
29 Veiga Ângela 1200 EB 2/3 Mota Fervença 4
30 Pereira Joaquim 1195 ERDX Gil-Vicente 4
31 Rocha Luís 1150 ERDX João de Meira 4
32 Rasteiro Beatriz1117 ERDX Gil-Vicente 4
33 Martins Rosa 1100 EB2/3 D.Afonso Henriques4
34 Maia José João 1200 ERDX João de Meira 4
35 Costa Gonçalo Vítor1200 ERDX João de Meira 4
36 Oliveira João Diogo1150 ERDX João de Meira 4
37 Freitas Rodrigo 1239 ERDX Gil-Vicente 4
38 Pereira Marcelo 1101 ERDX Gil-Vicente 4
39 Moura Francisco 1100 ERDX Gil-Vicente 4
40 Vila Real Vítor 1101 ERDX Gil-Vicente 4
41 Gouveia Gonçalo 1050 ERDX João de Meira 4
42 Santos Fábio 1150 ERDX Gil-Vicente 4
43 Guimarães Manuel P.1100 ERDX João de Meira 4
44 Ferreira José C-1150 ERDX Gil-Vicente 4
45 Sousa Marco 1230 ERDX João de Meira 4
46 Fonseca Pedro 1100 ERDX João de Meira 4
47 Martins Francisco1050 ERDX João de Meira 3½
48 Martins João 1150 ERDX Gil-Vicente 3½
49 Teixeira Nuno 1150 EB 2/3 Mota Fervença 3½
50 Brandão Diogo 1100 ERDX João de Meira 3½
51 Oliveira António1100 EB2/3 D.Afonso Henriques3
52 Azevedo João 1150 EB 2/3 Mota Fervença 3
53 Veloso Nélson 1100 ERDX Gil-Vicente 3
54 Dinis Gil 1100 ERDX João de Meira 3
55 Caetano Maria 1050 ERDX João de Meira 3
56 Monteiro Tomás 1050 ERDX João de Meira 3
57 Teixeira Carla 1200 EB 2/3 Mota Fervença 3
58 Sampaio Tiago 1150 EB 2/3 Mota Fervença 3
59 Brandão Francisco1100 ERDX João de Meira 3
60 Correia João 1100 ERDX João de Meira 3
61 Miranda José Luís1150 ERDX Gil-Vicente 3
62 Camelo Anita 1150 EB 2/3 Mota Fervença 3
63 Abreu Vasco 1050 ERDX Gil-Vicente 3
64 Carneiro Luís 1100 ERDX Gil-Vicente 3
65 Freitas Gonçalo 1100 ERDX João de Meira 3
66 Faria António 1100 EB2/3 D.Afonso Henriques3
67 Fernandes Joana 1100 ERDX João de Meira 3
68 Lopes José Pedro1100 EB2/3 D.Afonso Henriques3
69 Sousa Tomás 1050 ERDX João de Meira 3
70 Mendes José Pedro1100 ERDX João de Meira 3
71 Guise Rui 1100 ERDX João de Meira 3
72 Oliveira João Filipe1050ERDX Gil-Vicente 2½
73 Montenegro José 1100 ERDX João de Meira 2½
74 Martins Ana Dulce1100 ERDX João de Meira 2½
75 Ribeiro Luís 1200 EB2/3 D.Afonso Henriques2½
76 Pereira José Gonçalo1050ERDX Gil-Vicente 2½
77 Pereira Marco 1100 EB2/3 D.Afonso Henriques2½
78 Ribeiro João Eduardo1050ERDX João de Meira 2½
79 Silva Marco 1100 EB2/3 D.Afonso Henriques2
80 Nunes Rita 1100 ERDX João de Meira 2
81 Silva João Manuel1100 ERDX João de Meira 2
82 Silva José Augusto1100 ERDX João de Meira 2
83 Prisca Diogo 1050 ERDX João de Meira 2
84 Fonseca José 1050 ERDX João de Meira 2
85 Mendes José Guilherme1100ERDX João de Meira 2
86 Alves Xavier 1150 ERDX Gil-Vicente 2
87 Luís Júlia 1100 ERDX João de Meira 2
88 Costa Alberto 1100 ERDX João de Meira 2
89 Ribeiro Mariana F.1050 ERDX Gil-Vicente 2
90 Almeida Mariana 1100 ERDX João de Meira 1½
91 Alves Diogo 1100 ERDX João de Meira 1
92 Silva Sara 1050 ERDX João de Meira 1
93 Dias Dinis 1050 ERDX João de Meira 1
94 Costa José 1100 EB2/3 D.Afonso Henriques0
95 Machado Carolina1100 ERDX João de Meira 0
96 Freitas Maria Inês1063 ERDX Gil-Vicente 0
97 Gonzalez Alice 1050 ERDX João de Meira 0
98 Silva Pedro Gil 1162 ERDX João de Meira 0
99 Machado Joana 1050 ERDX Gil-Vicente 0
100 Ribeiro Francisco R.150 ERDX Gil-Vicente 0
101 Moreira Gonçalo 1175 EB2/3 D.Afonso Henriques0
102 Ribeiro Mariana 1050 ERDX Gil-Vicente 0

Classificação por equipas

pos. clube pts
01 ERDX G. VICENTE 24
02 ERDX JOÃO MEIRA 23
03 EBI MOTA 15
04 EB 2,3 D. Afonso H. 14

sexta-feira, 25 de junho de 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Torneio de Encerramento

TORNEIO DE ENCERRAMENTO DO DESPORTO ESCOLAR
CARLOS MACHADO VOLTA A BRILHAR

Terminou da melhor forma o encerramento das actividades da ERDX Gil Vicente com a realização do Torneio de Encerramento do Desporto Escolar que contou com a participação de 34 atletas.

O Torneio contou com a presença dos melhores executantes daquela Escola de Referência que este ano em termos de resultados, foi a segunda melhor equipa do distrito, apenas ultrapassada pela Didáxis Vale S. Cosme.
Assim, em termos de resultados os dois campeões nacionais ficaram em primeiro e em segundo lugar respectivamente: Carlos Machado e João Sequeira da Costa.
A cerimónia de entrega de prémios foi abrilhantada com a presença do Sr. Vereador Amadeu Portilha, pela Junta de Freguesia de Urgezes esteve o Sr. Isidro Vale, Associação de Xadrez do distrito de Braga, o Presidente, Fernando Costa, pelo GDR Amigos de Urgeses, os Sr.s Joaquim Machado e Jorge Rasteiro.
O responsável pela Escola de Referência, professor Fernando Costa, referiu que a sua aposta no próximo ano continuará a incidir na inclusão e integração de jovens, e citou o exemplo deste ano, com a participação de três alunos com Necessidades Educativas Especiais na dinâmica do clube escolar e também a exigência dos resultados desportivos serem concomitantes com o aproveitamento escolar.
Agradeceu à Porto Editora e em particular à Drª Ana Leitão a parceria estabelecida e que permitiu a oferta a um elevado número de alunos de diversos materiais didácticos

quinta-feira, 17 de junho de 2010

IV Open Internacional Hotel D. Luís / AAC

Organizado pela Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra, com a colaboração do Hotel D.Luís, decorreu em Coimbra entre os dias 10 e 13 de Junho a 4ª edição do Open Internacional Hotel D. Luís / AAC.

Num fim de semana de grande actividade no clube, também aqui tivemos atletas a representar a secção de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes.

foto cedida pela AX BeneditaJCavadas_Rui_Rasteiro

Rui Rasteiro

começou a prova em 21º e terminou em 15º.
4 pontos, perdeu apenas um jogo (o da foto), e faz uma performance de 1616.

O 15º lugar colocou o Rui na lista dos premiados do torneio.
Parabéns Rui.

aaaaa 036

João Pedro Rodrigues

Mais uma fantástica prova do João.
38º da lista inicial, terminou em 21º com 3,5 pontos.

O João atingiu uma performance de 1420 pontos.
Continua João estamos a gostar.

foto cedida pela AX BeneditaRasteiro

Beatriz Rasteiro

Iniciou a prova na 34ª posição e terminou na 25ª. 3 pontos em 6 possíveis, 3 derrotas contra 3 adversários de outro campeonato.
A Beatriz ganhou ainda o prémio Feminino e termina o torneio com uma performance de 1501 pontos.

Parabéns Beatriz

aaaaa 021

Luís Rodrigues

Começou e terminou na 33ª posição.

2 pontos nos 2 jogos que tinha obrigação de ganhar e ganhou. Nos restantes jogos o Luís foi "atirado às feras" pelo programa de emparceiramentos.

A performance atingida de 1461 pontos (182 pontos acima do seu elo) dizem muito da prova que o Luís fez e da força dos adversários que enfrentou.
Força Luís, não tenhas medo, um dia destes quem vai ganhar és tu.

Uma breve análise à prestação dos nossos jovens, nomeadamente as performances atingidas, dizem que todos cumpriram e com todos podemos contar.

Esperamos e desejamos que se tenham divertido.

Uma ultima palavra de parabéns e agradecimento à Direcção da prova, o torneio decorreu de forma normal, e prometemos aí voltar para a próxima edição.

terça-feira, 15 de junho de 2010

GDRAU no Torneio Convento de Balsamão

Aproveitando o feriado do dia de Portugal, desloquei-me a Macedo de Cavaleiros para disputar o 3º Torneio do Convento de Balsamão. Acompanharam-me a minha esposa e filhos e também o Paulo Pinho e família. Este relato era suposto estar dividido em partes que eu “postaria” enquanto o torneio decorria, mas para minha decepção, no Convento a rede de telemóveis era uma miragem e a wireless da casa simplesmente não funcionava. Assim, tive de guardar tudo para o fim.

Primeiro, umas palavras sobre o torneio. A vista do Convento de Balsamão é deslumbrante e o serviço da casa, considerando o que se paga, muito bom. Pode-se dizer que é um sítio perfeito para organizar um torneio de xadrez. O isolamento próprio do local ajuda a diminuir as distracções e convida a levar a família para um passeio. Foi pena que o tempo estivesse péssimo desde quinta-feira até domingo. Para os jogadores pode não ter feito grande diferença, mas para os acompanhantes sim. A organização decorreu sem problemas de maior, exceptuando alguns atrasos que seriam perfeitamente evitáveis se não nos estivesse na massa do sangue o “deixa-andar” tão nosso característico. Mas isto são assuntos para outros locais. O árbitro quase não teve trabalho, pelo menos que se notasse, tirando uma ou outra situações próprias do jogo e do material.

Para quem vai com um elo como o meu (1536), já se sabe que a primeira ronda é para o matadouro. Desta vez não foi diferente. Tocou-me o FM Pablo Rodriguez (2236) de Espanha, que não teve dificuldades nenhumas para me limpar o sebo. Eu saí logo mal da abertura e perdi um peão e depois outro ao chegar a esta posição, de pretas.

As brancas tinha acabado de jogar 25. Bxb5. Eu já tinha antecipado esta posição, e como o jogo já estava perdido, decidi sacrificar a qualidade para recuperar os dois peões com 25... Txa2!. Foi o único momento do jogo em que o meu adversário se pôs a pensar. Decidiu deixar ir o peão de b2 e eu ainda tive algumas esperanças de aguentar mais tempo. Infelizmente, passados oito lances cometi outro erro táctico e uma troca de torre por cavalo e bispo deixou-me com uma peça a menos e desisti ao 33º lance.

O 2º jogo de quinta-feira deu-me as peças brancas contra Joana Branco (CX Pedro Hispano, 1211 FPX). Ao final de uma hora e 17 lances a minha posição já era de ganho e o jogo acabou ao lance 24. A única posição curiosa foi esta.

O ataque das brancas já é ganhador, mas vi 23. Ch5!? e achei que era a melhor forma de encerrar a partida. É uma chatice quando a porcaria do Fritz pega num lance tão inspirado e bonito como este diz que não presta, porque 23. Cf5! era muito melhor. Acabou por não fazer diferença nenhuma porque o jogo acabou no lance seguinte.

Na sexta-feira enfrentei o Miguel Ferreira (AX Gaia, 1863) de pretas. Joguei muito bem a abertura e igualei facilmente, embora o meu adversário jogasse a uma velocidade tal que já me fazia temer pelos apuros de tempo quando chegamos ao lance 20. Neste jogo cometi um único erro sério, que me custou a partida.

Permiti a entrada da dama para e7 porque me parecia que o contra-jogo das pretas era muito perigoso, e fiquei um tanto surpreendido quando o meu adversário jogou 25. De7. Vi que com a dama em c2 e o cavalo em g4 não é possível às brancas defender f2. Depois de calcular uma variante, lá fui eu. 25...Cg4? 26. Dxb7 Dc1+ 27. Bf1 Dc2. Até aqui eu tinha calculado, mas assim que larguei a dama em c2, vi a continuação que o meu adversário jogou. 28. Dc8+ e o cavalo de g4 cai. Ainda pensei durante dois ou três minutos se valia a pena continuar, mas vi logo que não e desisti. 25... Ce4!, com mesma ideia, mas mantendo o cavalo protegido, era a continuação normal e o jogo prossegue igualado.

Sábado à tarde, e o jogo contra o Rui Gonçalves (GD Dias Ferreira, 1212 FPX) de brancas. Curiosamente, a mesma variante da abertura que a Joana Branco utilizou (1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bb5 Cge7). Preparação?! Se não é, o que é que andam a ensinar a estes miúdos? O Rui jogou a abertura de forma bastante deficiente, e ao lance 8 eu já estava a ameaçar mate. Mas a defender, o rapaz fez bem melhor que a Joana. Deu uma peça por um peão para parar o ataque branco e depois aguentou-se durante 67 lances e quase três horas e meia de jogo (com três propostas de empate pelo meio). Também ajudou o facto da minha peça a mais ser um bispo de casas brancas e os meus peões estarem todos nas casas desta cor.

No sábado à noite, pretas contra José Figueiras (CPND Albufeira, 1827). Também consegui igualar facilmente e quando o meu adversário tentou forçar um ataque, até tive alguma iniciativa.

Depois de ter jogado 23... Tfe8, não consegui ver nenhuma linha clara de vantagem para as pretas, depois das trocas em e5. Assim, aceitei o empate. Tanto o Luís Silva como o Paulo Pinho disseram-me que deveria ter continuado, mas com um jogo correcto não me parecia haver muito a tirar da posição, e além disso, foi a primeira vez que consegui pontuar (em lentas) contra um jogador com ELO acima de 1800.

Para encerrar, calhou-me mais um espanhol: Javier Contreras (1911), de brancas. Foi o meu jogo mais espectacular de todo o torneio. Joguei um gambito e as pretas aceitaram. Aproveitei bem a compensação e recuperei o peão ao lance 15, e estava claramente por cima. Depois o meu adversário aproveitou um golpe táctico para ganhar outro peão, mas a minha posição era tão boa que atirei-me a ele e voltei a igualar o material. O jogo tinha sido tão complexo que já estávamos ambos com cerca de 30 minutos no relógio ao lance 31 e achei por bem oferecer um empate. O meu adversário pensou durante uns 5 minutos e recusou, e logo depois aconteceu isto.

As pretas acabaram de jogar 32... Dc4. Nem eu nem o Javier vimos que 33. Cc5! é um lance matador. As brancas ameaçam Da8, ganhando o bispo, pelo que as pretas são obrigadas a perder material (pelo menos dois peões). No entanto, joguei 33...Ce5?, o segundo lance de cavalo ao lado do torneio! As brancas entraram com a dama em e2, mas o jogo prosseguiu, porque também coloquei a dama em f7, ameaçando um perpétuo com Dg6 e De8. Foi só depois de mais hora e meia de jogo e ao lance 51 (e uma quantidade enorme de xeques) que me vi forçado a desistir quando as pretas chegaram com um peão a f2.

Resumindo, 2,5 pontos que deram direito a um 47º lugar. A classificação não interessava muito, mas não me importava nada de ter feito mais um pontinho. Fica para o ano.


Já o Paulo Pinho conseguiu uma boa classificação, um 11º lugar com 4 pontos. Ainda poderia ter sido melhor, porque na última jornada o Pinho não esteve com meias medidas e atirou-se com tudo ao FM Jose Miguel Ruiz (2292 e que, de caminho, tinha empatado com o Javier Contreras). Uma vitória daria o 4º lugar ao Paulo. Perdeu, mas fez um bom torneio. A outra derrota foi contra o IM António Fróis.

domingo, 13 de junho de 2010

F. P. X. – Xadrez Reflexão e Debate

 

Federação Portuguesa de Xadrez 

 

ENCONTRO NACIONAL DE XADREZ

Reflexão e Debate

“Vamos pensar o Xadrez”

A 26 de Junho, a Federação Portuguesa de Xadrez, organiza um encontro nacional para todos os intervenientes na prática deste jogo.

Leiria foi o local escolhido, e a FPX pede a presença de todos, neste dia em que se pretende discutir o presente e o futuro da modalidade em Portugal.

Não tenho ainda a certeza se vou estar presente, vou tentar juntar mais 2 ou 3 e se conseguir lá estarei.

O grande assunto em debate será o regulamento de Competições da FPX, e claro, em cima da mesa estarão as competições nacionais de equipas, nomeadamente a 1ª e a 2ª Divisão.

Na próxima época, vamos disputar o nacional da 2ª Divisão, e o primeiro objectivo de quem chega à 2ª divisão nacional, devia ser subir à 1ª. Infelizmente para mim não é um objectivo. Nos moldes correntes, a 1ª divisão nacional não é minimamente atractiva para um clube como o nosso.

Não falo da obrigatoriedade de ter jovens em formação, isso temos com fartura felizmente, mas sim da prova em si e da forma como decorre.

Ter 6/8 jogadores durante uma semana a competir não é fácil. Custa muito dinheiro, e nem sequer existe a garantia de que todos possam lá estar nessa data. Que fazer, contratar? vai custar ainda mais dinheiro, e custará ainda mais, ver uma equipa que consegue a subida de divisão desfeita no ano seguinte, pela impossibilidade dos jogadores disporem de uma semana inteira para o xadrez, ou porque ninguém quer “passar vergonhas” e é melhor jogar pelo seguro e contratar  ½ dúzia de GMs.

Por vezes nem gosto que chamem àquilo que temos actualmente de 1ª divisão nacional, preferia que lhe dessem o nome de um torneio qualquer, um dos mais fortes em Portugal sem duvida, mas 1ª divisão nacional???

O que proponho (e começa aqui o meu pequeno contributo para a discussão).

Uma 1ª divisão nacional a decorrer em paralelo com a 2ª e 3ª divisões.

Como?

Temos actualmente 8 séries na 3ª divisão, 4 na 2ª, porque não formar duas séries na 1ª divisão, norte e sul, e depois uma fase final a exemplo do que acontece na 2ª e 3ª divisões?

Será assim tão difícil?, vai perder qualidade?, se calhar, mas vai ser uma 1ª divisão nacional, disso não tenho duvidas, jogada com jogadores a residir em Portugal, ou com mais tempo de permanência no nosso pais, e a consequente aprendizagem que dai todos poderemos retirar.

Sobre a 2ª e 3ª divisões, nada tenho a propor para alterar o seu funcionamento, é minha ideia e de que quem lá joga, que faz ali os seus melhores jogos e aqueles que lhes dão mais prazer. Conseguiu-se criar uma “mística” dos jogos em equipa nessas divisões (na 1ª nunca ouvi ninguém pronunciar-se assim), mas pensando mais um pouco, pouco ou nada se sabe e diz sobre o campeonato nacional da 1ª divisão. Fala-se nele (pouco) enquanto decorre, e quase nada depois que termina.

Uma hipótese seria a criação de uma liga profissional, já vi acontecer noutros desportos e sem grandes sucessos, mas é uma hipótese.

Campeonatos Distritais, aqui penso que podia propor uma pequena alteração, e aqui sim obrigar os clubes (pelo menos os que não têm equipas nos escalões nacionais) a disputa-los. É aqui que tudo começa, é aqui que se começa a criar a mística de que falo mais atrás. Campeonatos para os atletas mais jovens começarem a sua iniciação nos jogos em equipa. 6 Tabuleiros? Porque não. E porque não uma fase seguinte, nacional/regional para as equipa campeãs distritais.

 

“Grand Prix” Português

Gostava também de ver criado uma espécie de grand-prix Português. Um circuito nacional 4/5 Torneios, divididos pelo pais, fortemente patrocinados pela FPX, em colaboração com as Associações Distritais e as Autarquias que os recebessem. Calendarizado com 2 anos de antecedência, um trabalho a ser desenvolvido pela FPX em parceria com as Associações Distritais, provas a que todos se poderiam candidatar. Nesses torneios teríamos a presença dos jogadores de topo da FPX, e que muito poderiam contribuir para a divulgação da modalidade, e quem sabe até se conseguisse nas mesmas a presença dos grandes nomes do xadrez mundial. Na prática alguns desses torneios já existem, porque não “liga-los” de alguma forma, e permitir a entrada de outras localidades.

Não é fácil, nada o é, não tenho eu nem ninguém a formula mágica para resolver os problemas com que o xadrez se debate. Quero no entanto agradecer à Federação Portuguesa de Xadrez por ter aberto esta janela de oportunidade para que todos possamos discutir e “pensar o xadrez”. Penso e sempre pensei, que só com todos juntos podemos ir em frente.

Parabéns FPX

Cumprimentos

Joaquim Machado

ps. este texto é da minha exclusiva autoria, e não vincula a secção de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes ao mesmo.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

IV Copa Galicia Xadrez – Maristas Orense 2010

 

CartelcompletoCopaParaweb2010  


 Ourense

05 de Junho 2010

5º torneio circuito Galego de xadrez escolar

Copa Maristas

local – Colegio Maristas

Mais uma vez o GDR Os Amigos de Urgezes esteve presente neste torneio que contou com a presença de 280 aletas.

 

Luís Rodrigues  
Luís Rodrigues

a competir no escalão de sub-10
terminou a prova em 20º lugar com 4,5 pontos em 7 possíveis.

Não foi uma boa prova para o Luís que já nos habituou a mais, muito mais, mas nem sempre corre bem, e o Luís tem sempre tempo para mostrar o que vale.

 

João Pedro Rodrigues  
João Pedro Rodrigues

Participou no escalão de
sub-12,e também ele terminou a prova com 4,5 pontos, o que lhe deu o 18º lugar na classificação do seu escalão.
Também o João é capaz de fazer mais e melhor, mas este não era o dia.

Independente da classificação obtida, o objectivo primeiro é o de competir, neste torneio contra jogadores com outro ritmo e outra forma de jogar, o que estamos certos lhes dará mais mais experiencia e mais força de jogo.

A diversão, essa, está sempre garantida, e os irmãos Rodrigues aguardam já a próxima edição.

Parabéns aos dois pela participação e por todo o entusiasmo que manifestam na prática deste jogo.

IV copa Galicia

terça-feira, 8 de junho de 2010

V Open Internacional Cidade de Espinho

 

image   image

V OPEN INTERNACIONAL CIDADE DE ESPINHO - MEMORIAL LEONEL PIAS

 

Participaram na 5ª edição do Open Internacional de Espinho, 3 atletas do GDR Os Amigos de Urgezes.

12217-Paulo Pinho

MN Paulo Pinho

13º lugar

4,5 pontos

 

32711-Rui Rasteiro

Rui Rasteiro

63º lugar

2,5 pontos

 

32751-Beatriz Rasteiro

Beatriz Rasteiro

75º lugar

2 pontos

Esperamos que se tenham divertido, parabéns à organização pela forma como o torneio decorreu.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

I OPEN GDR OS AMIGOS DE URGEZES

 

 

Pódio

IOPENGDROSAMIGOSDEURGEZES podio

da esquerda para a direita

Alexandre Belsley AMAS 7.5
Ivo Dias NXVSC/DIDADIX 7
Bruno Ribeiro AMAS 6
José Teixeira CX Afonsino 5.5
José Pedroso CCC Barcelos 5.5

Presentes na cerimónia de entrega de prémios

Dr César Machado vereador da Câmara Municipal de Guimarães

Dr. Miguel Leite presidente da Junta de Freguesia de Urgezes

Francisco Miranda presidente do GDR Os Amigos de Urgezes

Fernando Costa presidente da AXDB

domingo, 6 de junho de 2010

I OPEN GDR OS AMIGOS DE URGEZES – classificação final

 

Rk. Name Rtg Club/City Pts  TB1 TB2 TB3
1 Belsley Alexandre De Matos G  1671 A M Alberto Sampaio 7,5 0 34 32
2 Dias Ivo Rodrigues  1617 NxvS. Cosme-Didáxis 7 0 33 32
3 Ribeiro Bruno Rafael Leite  1413 A M Alberto Sampaio 6 0 24 29
4 Teixeira José Manuel  1510 Cx Afonsino 5,5 1 24 29
5 Pedroso José António Grade  1473 Ccc Barcelos 5,5 0 27 31
6 Vila Real Vítor D Monteiro  1187 Gdr Amigos Urgeses 5 0 25 33
7 Costa Jean-Jacques Ferreira  1484 Nxapeeep- Pontex 5 0 24 34
8 Rasteiro Beatriz Jorge 1169 Gdr Amigos Urgeses 5 0 24 27
9 Magalhães Francisco Castro  1146 CX Vicente 5 0 22 29
10 Rodrigues Luís Filipe Morais  1256 Gdr Amigos Urgeses 4,5 0 24 34
11 Pereira Carlos Marco  1554 NxvS. Cosme-Didáxis 4,5 0 22 31
12 Marques Fernando Manuel  1291 Gdr Amigos Urgeses 4,5 0 21 28
13 Dias Carlos Manuel Vieira  1484 NxvS.Cosme-Didáxis 4,5 0 21 29
14 Ribeiro Francisco R Castro  1212 CX Gil Vicente 4,5 0 18 26
15 Costa Filipe José Lobo  1332 Cx Afonsino 4,5 0 17 29
16 Alves José Augusto Gomes  1438 Ccc Barcelos 4 0 21 29
17 Alves João Pedro Castro  1149 CX Gil Vicente 4 0 20 27
18 Rodrigues João Pedro Morais  1140 Gdr Amigos Urgeses 4 0 19 27
19 Costa André Carneiro  1258 Nxapeeep- Pontex 4 0 17 25
20 Coelho Nelson Filipe Martins  1169 Nxapeeep- Pontex 4 0 16 23
21 Silva Júlio Martins Barros Da  1088 Nxapeeep- Pontex 4 0 13 20
22 Freitas Rodrigo M O Soares  1178 Gdr Amigos Urgeses 3,5 0 15 24
23 Coelho Carlos André  1368 Gdr Amigos Urgeses 3,5 0 12 19
24 Abreu Rui Manuel Rodrigues  1325 Gdr Amigos Urgeses 3 0 19 29
25 Moreira André Filipe Pereira  1195 Nxapeeep- Pontex 3 0 15 27
26 Moura Francisco Sampaio De  1091 Gdr Amigos Urgeses 3 0 13 19
27 Cardoso André Cabanelas   1050 NxvS.Cosme-Didáxis 3 0 12 20
28 Lopes Tiago Paulo Lima  1149 Nxapeeep- Pontex 3 0 11 19
29 Ribeiro  João Miguel  1250 CX Gil Vicente 2,5 1 14 26
30 Oliveira Manuel José   1471 NxvS.Cosme-Didáxis 2,5 0 10 21
31 Bezerra Jorge D Gonçalves  1250 Bernardino Machado 1 0 8 25
32 Correia Vicente Fernandes  1028 A M Alberto Sampaio 1 0 5 21
33 Marques Pedro  Henrique  991 Gdr Amigos Urgeses 1 0 4 19
34 Rodrigues Miguel Ângelo  1218 Bernardino Machado 0 0 0 21