domingo, 24 de outubro de 2010

Histórias de Xadrez - VII

Esta será uma das jogadas mais bonitas de todos os tempos. O texto é do GM John Emms e do IM Malcom Pein, na revista Chess Monthly, de Abril de 98.
Topalov - Shirov, Linares 98

"Dois peões de vantagem são normalmente uma vantagem decisiva, eu esperava que Shirov arrecadasse o ponto. Mais tarde, quando vi o que se tinha jogado, assumi que ele estava a ser exibicionista, mas agora parece-me que é a única forma de vencer. De facto, ganhar por meios normais parece impossível. A presença dos bispos de cor contrário significa que as brancas podem muitas vezes criar uma fortaleza. Por exemplo,  47...Be4 48. Rf2 f5 49.g3 Rd6 50. Re3 Rc5 51. Bg7 Rc4 52. Bf6 a3 53. Bg7 Rb3 54. Rd2 Ra2 55. Rc1 Rb3 56. Rd2! e o rei branco simplesmente 'dança' com o negro, nunca permitindo que ele progrida. Se as pretas puderem entrar com o rei ganham, e isto levou Shirov a jogar o surpreendente..."

Agora o problema é este - o que jogam as pretas? É difícil, e por isso dou uma pista: à primeira vista, qual é o pior lance possível para as pretas?

Nota: Eu já tinha este post meio preparado, por isso publico-o na mesma. Quem esteve ontem na sessão de treino em Urgezes, não estrague a brincadeira...

3 comentários:

Joaquim Machado disse...

Boas

eu estive em Urgezes, ontem mas do pouco a que assisti não consegui "pescar" nada.
De qualquer forma e sobre esse treino, tenho a manifestar a minha indignação, uma vez que se falou de bispos, e nem sequer mencionaram o famoso "bispo à machado", conhecido por todo esse mundo.

Mesmo assim vou dar a minha opinião e arrisco, Bh3, mais uma vez sai o "bispo à Machado",
tomano o bispo as brancas dobram 2 peõs que ficam ali "encostadinhos", as pretas seguem f5 e o bispo branco limita-se a passear, se as brancas não "comerem" o bispo, o mesmo toma o peão em G, e as pretas abrem espaço de penetração para os seus peões.
Quando o assunto é "bispos" cá estou eu.

Cumprimentos
Joaquim Machado

ps. quanto à questão do pior lance para as pretas, eu apostava num Re5, com o ganho imediato de 2 minutos para as brancas, podia insistir e acabar por perder a partida, mas as pretas tambem podem jogar d4, o que me parece um lance, muito interessante

Miquinhas disse...

Eu estive no treino e já conheço a solução. Só por curiosidade, meti isto no meu programinha de xadrez (que é de borla e não é nada de extraordinário) e o que é certo é que ele não chegou à solução (pelo menos em 5 minutos).

Alex disse...

Vítor, o Fritz 11 também não chega lá.