sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jornada de Propaganda no Lar Rainha Dona Leonor

Os nossos atletas foram visitar um local diferente daqueles que usualmente frequentam - o Lar Rainha Dona Leonor.
Foi um encontro particularmente emotivo, em que anfitriões e visitantes tudo fizeram para que esse encontro de gerações fosse algo de agradável para mais tarde recordar.
A Directora Maria de Jesus Lima fez a sessão de boas vindas e Fernando Costa dirigiu-se aos utentes, justificando razões desta visita.
Depois dessas formalidades, tudo se desenrolou comos todos fossem conhecidos uns dos outros, jogou-se xadrez, brincou-se com as peças, evocando outras "peças" que a vida jogou noutros tabuleiros e tal como um puzzle, construi-se, desestruturou-se este e aquele jogo.
Em cada mesa, uma realidade diferente, num simples salão, tantas vontades e tão díspares que parecem que foram montadas em locais tão diferentes. Cada utente partilha o espaço físico e até um pouco do mundo dos seus vizinhos, mas tem ainda um mundo intocável, cheio de predicados, muito tão embrulhados, que ficaram guardados ou esquecidos, no tempo, da juventude e até da infância.
Desembrulhar um pouco, foi um estado de alma que nos envolveu muito e daí essa sensação boa, de que os velhos não são só livros com muitas folhas escritas e muita sabedoria, mas que são pessoas com diferentes vivências, todos são tão ímpares que a única coisa que realmente têm em comum é serem utentes do Lar Rainha Dona Leonor.
Uma palavra de apreço à Directora, Drª Maria de Jesus Lima e que desde a primeira hora agarrou a ideia e que tornou possível este momento de intimidade que se viveu com intensidade, mesmo que em certos momentos a linguagem era profundamente técnica.

1 comentário:

Joaquim Machado disse...

Parabéns!!!
grande iniciativa, mais uma que engrandece o clube.
Esta é mais uma das particularidades do xadrez, nunca é demasiado cedo nem demasiado tarde para se começar a jogar.
Devemos apostar em manter este contacto, e visitar regularmente lar Rainha D. Leonor.
Quem sabe ainda vamos ali conseguir captar atletas para o escalão de veteranos.

Cumprimentos
Joaquim Machado