segunda-feira, 13 de maio de 2013

Famalicão acolhe Final Four da Taça de Portugal em Xadrez

Cartaz do evento

Taça Portugal (Final Four 2013)
Equipas apuradas:
Academia de Xadrez de Gaia;  Clube dos Galitos; Clube TAP
e NXVSC-Didáxis 

Conferência de Imprensa realizada hoje, dia 11/05/2013, para lançar este evento que se realizará no próximo fim de semana na Casa do Território, no Parque da Devesa, em Famalicão com início às 15 horas.

Final Four Taça Portugal -1Dr. Alcino Faria, Diretor Pedagógico da Didáxis de S. Cosme (esq); Dr. Leonel Rocha, Vereador do desporto na Câmara de VN Famalicão; Vitorino Ferreira (em representação da FPX) e Bruno Gomes (capitão equipa NXVSCD)

Ao marcar a realização da final deste evento, que é um dos mais importantes do calendário nacional, e ao atribuir a organização conjunta ao Clube “Núcleo de Xadrez Vale de S. Cosme – Didáxis”,  a Federação Portuguesa de Xadrez quis reconhecer e distinguir uma localidade e um Clube, que muito têm  contribuído para o desenvolvimento do xadrez no nosso país.

Na intervenção de apresentação da 35ª edição da Taça de Portugal, Vitorino Ferreira, enalteceu o espaço (casa do Território, no parque da Devesa) como o ideal para a prática do Xadrez, com muita luz e tranquilidade. Esperançado com dois dias de Xadrez ao mais alto nível. Vitorino Ferreira, referiu o percurso das equipas como assinalável evidenciando o facto da Didáxis ter conseguido lugar entre os quatro finalistas o que permite esta colaboração com a FPX para a realização deste evento em Famalicão.

Também o Dr. Alcino Faria, Presidente da Direcção Pedagógica de S. Cosme, referiu o Núcleo de Xadrez como uma “mais-valia para a escola e para os alunos tal e qual outros núcleos que existem na Escola nos mais diversos campos”, agradecendo “a colaboração da Câmara Municipal que, desde da primeira hora, apoiou o Núcleo e o resultado é a colaboração na realização desta Final Four”.

O Vereador do Desporto na Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, estava “orgulhoso por mais este feito do desporto famalicense e por Famalicão receber mais um evento de prestígio a nível Nacional, num local como a Casa do Território, que todas as condições possui para este tipo de eventos”. Realçando que a política concelhia “sempre se centrou na formação”, os resultados iam aparecer “como aconteceu, por exemplo no Xadrez e no Andebol da Didáxis ou outros exemplos espalhados pelo concelho”. Para o Leonel Rocha, “o desporto continua a projetar e a dar visibilidade ao concelho e bom exemplo é a Didáxis e o Xadrez que, consegue aliar este desporto com disciplinas curriculares. Aliás, o Vereador do Desporto enalteceu estas “ações extra curriculares que no fundo fazem com que os alunos consigam aliar a prática desportiva ao aproveitamento escolar.”

Bruno Gomes é aluno do Ensino Superior tendo feito toda a sua formação na Didáxis de Vale S. Cosme onde iniciou a prática do Xadrez. Bruno Gomes evidenciou a dificuldade deste feito elogiando o trabalho realizado na Escola ao longo destes anos. Embora não sendo impossível vencer a Taça de Portugal, o jogador da Didáxis tem “a noção das dificuldades” mas acredita que a surpresa na Taça poderá acontecer neste fim de semana, na Casa do Território.

                          Foto de Família do clube: NXVSC – Didáxis

NXVSC-DIDÁXIS

A escola e o clube têm tido um papel relevante na formação do carácter e personalidade dos seus jovens estudantes.

Uma escola e um clube modernos

NXVSC-Didáxis-3 divisao

Uma boa parte dos jogadores que iniciaram a sua formação na “Didáxis” são hoje estudantes Universitários.



NXVSC_DIDAXIS_vence_indicvividualmente_e_colectivamente


João Veloso, Ivo Dias e as três irmãs Oliveira (Maria Inês, Maria Alice e Maria Elisa).
Tão jovens e já com currículo nesta modalidade.

Gala Desportiva de “O Minhoto”

Troféu 'O Minhto'

Luis Silva; Prof. Carlos Dias e prof. Mário Oliveira na Gala desportiva de “O Minhoto” que distinguiu o mérito desportivo na região do Minho que se realizou na Expolima em 11/03/2013

Famalicão regista alguma tradição na promoção do Xadrez não apenas a nível distrital mas também a nível nacional.

Foi precisamente em Famalicão que nasceu a Associação de Xadrez do distrito de Braga. Camilo Veloso, um homem ligado ao FAC – Famalicense Atlético clube, lançou, nos anos 70, as primeiras sementes e viria a tornar-se um dos sócios fundadores da AXDB e o seu primeiro presidente.

Por sua iniciativa, realizaram-se na cidade de Famalicão, nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, duas fases finais do Campeonato Nacional Absoluto de Xadrez. Uma em 1976 em que se sagrou vencedor o M.I.Fernando Silva e a 2ª em 1979 que viria a ser ganha pelo M.I. Luis Santos.

Famalicão recebeu também a visita de Alexey Suetin um Grande Mestre da Escola Soviética de Xadrez, autor de livros de Xadrez e treinador de grandes talentos tais como Vassily Ivanchuk e Andrei Sokolov. Suetin realizou uma “Simultânea de Xadrez” na qual tive o privilégio de participar seguindo-se um debate sobre o Xadrez na União Soviética. 

No final dos anos 70 e início dos anos 80 emergiu Pedro Palhares, estudante Famalicense e, na altura, xadrezista promissor, que também representou o FAC, tendo sido durante vários anos campeão distrital da Associação de Xadrez de Braga e um dos mais fortes xadrezistas a nível nacional. Pedro Palhares é hoje professor na Universidade do Minho, licenciado em Matemática,  e vai dando ainda hoje, conforme pode, o seu contributo ao xadrez.

Mais recentemente, o professor de Matemática Mário Oliveira criou o Clube  de Xadrez denominado “Núcleo de Xadrez Vale de S. Cosme – Didáxis” que tem sido um autêntico “viveiro” na formação de jovens jogadores, alguns com muito talento tais como: Luis Silva, Bruno Gomes, Ivo Dias e as irmâs Oliveira que já conquistaram títulos nacionais e que têm tido honrosas prestações a nível internacional.

O NXVSCD conseguiu, na actual época desportiva, dois marcos importantes e históricos  que foram vencer a Fase de Apuramento do Campeanato Nacional por Equipas da Iª Divisão e qualificar-se para a “Final Four” desta 35ª edição da Taça de Portugal por Equipas, o que é notável.

Tem cabimento citar aqui a célebre frase: “Deus quer, o Homem sonha e a Obra nasce” ou parafraseando o que Mário Oliveira postou recentemente na sua página do FB a propósito do filme “O preço do desafio”:

- “ É difícil sonhar quando pretendemos caminhar ao lado dos outros, tentando respeitar as suas diferenças e mostrar diferentes caminhos. O grande amor e paixão por aquilo que fazemos parece ser a solução desta equação... “.

CAMILO VELOSO  - 1º Presidente da AXDB

A 1ª Supertaça da AXDB recebeu o seu nome
Supertaça Camilo Veloso

Pedro Palhares

image

Iº OPEN Cidade de Famalicão - Torneio de Homenagem a Camilo Veloso – 1º Presidente da AXDB

A prova organizada pela AXDB, com o apoio do  Famalicense Atlético Clube, decorreu nas instalações da Fundação Cupertino de Miranda.

Homenagem a Camilo Veloso -
Curiosamente este Torneio viria a ser ganho por José Veloso, filho do homenageado sem qualquer favorecimento. Uma vitória merecida. “Quem sai aos seus não degenera”
 

GM Alexey Suetin

Fonte da foto: Wikipédia

Alexey Suetin foi um correspodente da Pravda. Escreveu vários livros de xadrez, abordando basicamente o meio-jogo ou a abertura.

Entre estes destacam-se “Modern Chess Opening Theory”, “Three Steps To Chess Mastery”, “The Chess Player's Laboratory”, “The Path To Mastery”,  “Plan Like A Grandmaster” , “French Defence”, “The Complete Grunfeld”, etc. 

Suetin visitou Portugal nos anos 70 e realizou várias simultâneas e conferências sobre o Xadrez em diversas zonas do nosso País.

Morreu aos 74 anos de idade, de um ataque cardíaco após retornar do Campeonato de Veteranos da Rússia.

GM SUETIN, Alexey (RUS) VS IM NIELSEN, Jorgen (DEN)

image

Esta posição resultou de um jogo entre os Mestres acima indicados no Torneio de Copenhagen, Dinamarca em 1965. A posição contém alguns tácticos que estão ocultos. Veja se descobre.

AS BRANCAS JOGAM E GANHAM!

2 comentários:

Joaquim Machado disse...

grande reportagem...
parabéns sr, Viana,
hoje aprendi mais umas coisas sobre este mundo do xadrez, que com alguns milhares de anos de existencia, tem já alguma tradição aqui por estes lados.

boa sorte para o Nucleo, as probabilidades de chegarem a esta fase seriam quase as mesmas de a conseguirem ganhar, portanto...

sr, AF Eduardo Viana, boa sorte!!!

Bruno Gomes disse...

Queria também deixar os meu parabéns e o meu agradecimento ao Eduardo Viana, por esta artigo e pela presença e palavras que nos deu nesta segunda feira em V. N. de Famalicão.

Um forte abraço, e boa sorte para a arbitragem nas meias finais e finais da taça.