quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Campeonato do Mundo 2013 - Jogo 4

Anand (0.5 - 0.5) Carlsen


Ao fim de quatro rondas, o campeonato encontra-se empatado (2-2).

O próximo jogo realiza-se na quinta-feira.

2 comentários:

JM Teixeira disse...

Na final mais forte de todos o tempos, o GM Anand, já senhor destas andanças, tem a desvantagem de menos 100 pontos de Elo que o GM Carlsen Magnus - mais poderoso xadrezista de sempre - e que muito provavelmente arrebatará o título mundial como prenda de anos!

Anónimo disse...

Penso que isso do Carlsen "ser o mais poderoso xadrezista de sempre" é muito discutível. Temos de ver que os tempos agora são outros: há mais torneios, o que permite que seja possível ter um Elo mais alto.
Eu também espero que o Magnus vença, mas pelo que tenho visto não vai ser nada fácil. E não se tem notado nada a diferença dos 100 pontos no Elo.

Mas há uma coisa que tem sido interessante: as negras têm estado sempre muito bem, o que foi notório nos dois últimos jogos. Para já nenhum jogador conseguiu tirar proveito da vantagem de jogar de brancas e têm tido alguma felicidade em não terem perdido o jogo.

Vamos ver o que acontece nas próximas duas jornadas. Estou convencido que esta é a altura ideal para qualquer um dos jogadores arriscar mais um bocadinho e tentar mesmo vencer. Mais para a frente penso que eles tentarão é não fazer erros para não perder, arriscando menos.

Outro aspecto que me tem agradado bastante é a escolha de 1. e4 por parte do Anand. Já estava cansado de ver 1. d4 dos últimos campeonatos do mundo.