quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Histórias de Xadrez - V

A pedido do Luís Silva, falo um bocadinho sobre a história do iogurte, que ocorreu no match entre Karpov e Korchnoi, que atribuiu o título mundial em 1978 ao primeiro.
O iogurte foi apenas um episódio do match, que merece o epíteto de mais bizarro de todos os tempos. Para verem mais "casos", podem ir a http://www.mark-weeks.com/chess/78kk$$01.htm) Karpov e Korchnoi já se tinham defrontado, quatro anos antes, na final do Torneio de Candidatos, que, dada a recusa de Fischer em defender o seu título mundial, acabou por ser uma final do Campeonato do Mundo na prática. Entretanto, Korchnoi abandonou a União Soviética, e passou a ser visto como inimigo do regime, como todos os dissidentes da URSS na altura.
Na minha opinião (e é só a minha opinião), Korchnoi sabia que, em condições normais, não lhe seria possível ganhar a Karpov. Na altura, quase todos os melhores jogadores do Mundo estavam na União Soviética, e toda a "máquina" de xadrez do regime estaria por trás de Karpov. Korcknoi, por seu lado, vivia na Suíça, e estava praticamente por sua conta. Mas isso dava-lhe pelo menos uma vantagem: toda a pressão estava do lado de Karpov, e Korchnoi aproveitou bem este facto - por um lado, exacerbou ao máximo a sua situação de dissidente e apátrida; por outro, conseguiu todos os pequenos pretextos que conseguiu para enervar Karpov. A prova de que conseguiu o seu objectivo é que o nível técnico do match foi, na altura, considerado baixo.E já na recta final, Karpov perdeu 3 vezes em 4 partidas, coisa que nunca lhe tinha acontecido, já que Karpov era incontestavelmente o número 1 do Mundo na altura.
Só para verem como era o clima do confronto, antes do início do match Korchnoi declarou que iria utilizar a sua própria cadeira, exigiu que as cadeiras não se poderiam virar, mas apenas mexer-se para frente e para trás, e que a cadeira de Karpov fosse examinada para procurar "objectos estranhos ou aparelhos proibidos" (e nos anos 70 não existiam telemóveis!!!). Pois bem, a cadeira de Karpov foi desmontada e levada ao aparelho de raios-X do hospital local. Nada foi encontrado.
Ao 25º lance do jogo 2, um iogurte de mirtilo foi entregue a Karpov, embora ele nada tivesse pedido. A delegação de Korchnoi protestou, com a alegação de que a entrega do iogurte poderia ser uma mensagem codificada! Alegaram que, por exemplo, que o iogurte de mirtilo seria uma mensagem do tipo "propõe empate", um iogurte de morango seria "não aceites empate", e por aí em diante.Alguns dias depois o júri de apelo decidiu que Karpov poderia receber um item alimentar durante o jogo numa hora específica, e que o árbitro teria de ser avisado antes do jogo se não fosse um iogurte de mirtilo!!!

JOÃO SEQUEIRA DA COSTA VENCEU TORNEIO DE ABERTURA

Aguardava-se para a 6ª jornada o jogo entre Carlos Machado e João Costa mas o Swiss Manager "preferiu" juntar o Vítor Vila Real com o Carlos Machado e por capricho do sorteio os dois atletas mais fortes não derimiram forças.
Este ano a prova abriu o ano escolar e foi realmente muito pobrezinha, ainda sugeri que fosse considerada como Fase Preliminar do Torneio e que se disputasse uma Fase final com os 8 melhores classificados, com prémios para todos eles.
Como sempre fiz, respeito os compromissos e aguarda-se que a próxima competição tenha mais atletas e o nível competitivo seja mais elevado.
Na próxima semana, os dois atletas "seniores" vão proporcionar aos mais jovens uma aula comentada de um dos jogos que foram decisivos para o título nacional "B" do MN Paulo Pinho, o disputado com o atleta Pedro Neves.
Classificação Final
1. João Sequeira da Costa
2. Carlos Machado
3. Vítor Vila Real
4. João Pedro Alves
5. Francisco Magalhães
6. Francisco Ribeiro
7. Fábio Santos
8. João Martins
9. José Carlos Ferreira
10. Rui Rasteiro (*)
11. Bruno Gonçalves
12. Luís Carneiro
13. José António Fernandes
14. Carlos Macedo

(*) Só realizou 2 jogos

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

AXDB - entrega dos troféus da época 2009/2010

No próximo Sábado, dia 02 de Outubro, a AXDB, realiza a cerimónia de entrega dos troféus relativos à época que finda.
A cerimónia está prevista para as 18,00, logo após o fim do "II torneio Cidade de Famalicão".

São estes os nossos campeões, convocados para a entrega dos troféus

 Distrital de Jovens

sub-10

Beatriz Rasteiro - 1ª classificada
Luís Rodrigues - 2º classificado
Joana Machado - 3ª classificada

sub-12

Rui Rasteiro - 3º classificado

Sub-16

Carlos Machado - 2º classificado
João Carlos Costa - 3º classificado

Distrital equipas - vice-campeões distritais

Joaquim Machado (capitão)
Rui Abreu
João Rodrigues
Rodrigo Freitas
Nuno Oliveira
Vitor Vila Real

Parabéns 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

II torneio aberto “Cidade de Famalicão” / Supertaça Camilo Veloso

 

Sábado, 02 de Outubro, pelas 14,30.

Escola Secundária Camilo Castelo Branco, V.N. Famalicão

image002

INSCREVE-TE

No final do dia, a AXDB vai homenagear Horácio Barra, assinalando a bonita data de 25 anos de colaboração com a Associação de Xadrez do Distrito de Bragaimage

domingo, 26 de setembro de 2010

Academia de Xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

 

Hoje dia 26 de Setembro de 2010, pelas 10.00, a Academia de Xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes, abriu oficialmente “as portas” da época 2010/2011.

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

A equipa da Academia de Xadrez, com os três secionistas, Joaquim Machado, Fernando Costa e Jorge Rasteiro, ao centro os treinadores, Eduardo Viana, Orphe Bolhari e o MI Jacobo Caselas, que esta época reforça a Academia, uma aposta que cremos será do agrado de todos os atletas.

 

Logo pela manhã. o dia começou com duas simultâneas para os atletas mais jovens, primeiro com o treinador Orphe Bolhari

 

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

 

 

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes Na sala ao lado trabalhava-se com afinco, no arranque da nova época.

Tudo para que nada falte aos nossos atletas numa época que prevê longa e dura

e os atletas mais experientes, trabalhavam com os mais jovens que iam terminando as suas partidas

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

 

Um pouco mais tarde o MI Jacobo Caselas foi apresentado e apresentou-se à Academia

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

Seguindo-se depois a 2ª simultânea, primeira oportunidade de contacto entre os atletas e o MI Jacobo Caselas

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

 

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes  

 

Os campeões das simultâneas

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

 

Depois do almoço (um bom almoço pode-se dizer, que a ocasião assim o pedia), o dia prosseguiu com o 1º treino dos atletas mais experientes do clube,

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

academia de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes

treino que se prolongou pelo resto da tarde.

Um dia de Domingo dedicado ao xadrez, no arranque de uma época que se espera e deseja cheia de êxitos e sucessos, individuais e colectivos.

A todos desejamos

BOA SORTE

sábado, 25 de setembro de 2010

Histórias de Xadrez - IV

Na última história, deixei-vos pensar o que faria Paul Keres contra Fischer nesta posição.


Fischer estava seguro que o jogo estaria ganho para as pretas. Vamos então ver o que aconteceu. Os comentários são do próprio Fischer, adaptados do seu extraordinário livro My 60 Memorable Games.



Para mim, ainda mais curioso e chocante é que, ao introduzir os lances no Fritz, ele aponta imediatamente Bg4 como o melhor lance para as brancas (em vez de Qe5). Parece que nem Keres nem Fischer viram esta possibilidade... Mas também não tinham o Fritz!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TORNEIO DE ABERTURA

Iniciou-se na 5ª feira a 6ª edição do Torneio de Abertura. Este ano contou com a inscrição de apenas treze atletas.
A 4ª feira parece ser o dia vocacionado para as competições e de futuro assim será, mesmo com a restrição no horário, quer para aulas de Apoio quer para reuniões.
Nas primeiras três jornadas, Vítor Vila Real ganhou os jogos todos e comanda isolado, com mais meio ponto que o "desenferrujado" Francisco Magalhães.

1. Vítor Vila Real
2. Francisco Magalhães
3. Fábio Santos
4. Carlos Machado
5. João Sequeira da Costa
6. José Carlos Ferreira
7. Francisco Ribeiro
8. João Pedro Alves
9. Bruno Gonçalves
10.José António Fernandes
11. Carlos Macedo
12. João Martins
13. Luís Carneiro

Logotipo da ERDX Gil Vicente adoptado pelo Agrupamento


A Directora do Agrupamento, Isabel Zamith solicitou autorização ao Coordenador da ERDX Gil Vicente, Fernando Costa, para a utilização do nosso logotipo, Gil Vicente propriedade da ERDX, na chancela de todos os documentos oficiais do Agrupamento.

Recordo que o símbolo foi fruto de um concurso lançado pelo então Centro de Formação de Xadrez em que se apresentaram a concurso diversos trabalhos, tendo sido selecionados seis para apreciação de um júri na altura constituído pelo professor Fernando Costa e pelos docentes de Educação Visual do nono ano.

Parabéns João Rodrigues



Hoje faz anos o João Pedro Rodrigues.
O homem das placagens, "placa" mais um ano da sua ainda jovem vida.
Parabéns João, festeja bem este aniversário, traz para o xadrez a força e a garra que tens no râguebi, esperamos isso e muito mais de ti.

Muitas felicidades e muitos êxitos, sempre junto dos teus, é aquilo que te desejamos.
(e prendas claro)

ps. se mais logo conseguires um bocadinho do teu tempo para nos visitares, não te esqueças do bolo. Se não for hoje pode ser no Domingo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Histórias de Xadrez - III

Robert J. (Bobby) Fischer foi provavelmente o jogador mais talentoso que alguma vez mexeu as peças num tabuleiro. Mas para balancear um pouco as contas neste início, vamos ver uma situação em que ele não levou a melhor.
O adversário era o grande Paul Keres, Curaçao, 1962. Fischer tinha apenas 18 anos. Na posição seguinte, de pretas, Fischer estava seguro que a vitória estava no bolso.
Keres - Fischer, Curaçao, 1962

No seu livro, My 60 Memorable Games, Fischer escreveu, depois do lance 71...Rh7! "Abrigo - enfim. Agora eu estava seguro que ganharia. Com certeza ele jogaria 72. Bf5+ Dxf5 73. Dxg2 Df4+! 74. Dg4 (74. Rh3 Dh6+! ganha) 74... Dxg4+ Rxg4 Rg6! conquistando a oposição e forçando o ganho do último peão branco".
Keres não esteve pelos ajustes... e Fischer não ganhou. Conseguem ver a continuação das brancas? Se conseguem, deixem-se estar, que eu volto daqui a um bocado para contar como acabou.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Campeonatos Distritais de Partidas Rápidas

Organizados pela AXDB, em cooperação com o Núcleo de Xadrez de Vale de S. Cosme/DIDAXIS, decorreram, na passado dia 11 de Setembro, os Campeonatos Distritais de partidas rápidas, por equipas e individuais.


Da parte da manhã disputou-se o campeonato por equipas, prova em que participamos com duas equipas, que alcançaram as seguintes classificações:

Equipa A - 4º lugar com 15 pontos



mesa 1 - Vítor Costa
mesa 2 - Carlos Machado

mesa 3 - Alexandre Mano
mesa 4 - João Carlos Costa












Equipa B - 10º lugar com 10 pontos




mesa 1 - Rui Rasteiro
mesa 2 - Nuno Oliveira

mesa 3 - Rodrigo Freitas
mesa 4 - Vítor Vila Real

supl. - Beatriz Rasteiro















O grande vencedor do torneio agora com o titulo de Campeão Distrital de partidas rápidas por equipas, foi a equipa A do CX João de Meira, com 20 pontos. Em 2º e 3º lugares ficaram as equipas A e B do NXVSC/DIDAXIS.













ficou assim ordenada a classificação de todas as equipas em prova

1º - CX João de Meira A
2º - NXVSC/DIDAXIS A
3º - NXVSC/DIDAXIS B
4º - GDR Os Amigos de Urgezes A
5º - AMAS
6º - CX João de Meira B
7º - NXVSC/DIDAXIS C
8º - CX João de Meira C
9º - NXVSC/DIDAXIS D
10º - GDR Os Amigos de Urgezes B
11º - CX João de Meira D



Na prova individual, o trofeu e o correspondente titulo de Campeão Distrital de partidas rápidas, foi para o atleta do NXVSC/DIDAXIS, Yaroslav Minakov, seguido no pódio pelos seus colegas de equipa os irmão Bruno e Rui Gomes. Uma prova dominada pelo Nucleo de Xadrez de Vale de S. Cosme/DIDAXIS, que a jogar em casa, soube tirar partido desse fato, e levou os 3 trofeus em disputa.

A foto do pódio



Individualmente e sem nenhum atleta a jogar na poule final de apuramento do campeão, os nossos atletas obtiveram as seguintes classificações:

João Sequeira Costa, 2º lugar na série B
Carlos Machado, 3º lugar na série C
Alexandre Mano, 4º lugar na série C
Rui Rasteiro, 2º lugar na série D
Vitor Vila Real, 8º lugar na série D
Nuno Oliveira, 1º lugar na série E
Beatriz Rasteiro, 4º lugar na série E
Rodrigo Freitas, 8º lugar na série E
Francisco Moura, 9º lugar na série F

Parabéns a todos, vencedores e vencidos, foi uma extenuante jornada de xadrez, são mesmo assim os campeonatos de partidas rápidas, esperamos que todos se tenham divertido.

Uma ultima palavra de agradecimento à organização do torneio, que tudo fez para que o mesmo decorresse da melhor forma possivel, sabemos que não é uma prova fácil de organizar, mas a exemplo de anos anteriores o NXVSC/DIDXIS, soube estar à altura do evento.

Podem consultar as classificações completas na página da AXDB, ou aqui a classificação por equipas, os resultados ronda-a-ronda das equipas e a classificação individual.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Histórias de Xadrez - II

Este problema pode render alguns trocos.
Primeiro apostem com um amigo jogador que ele consegue resolver um problema de mate em 6 em menos de um minuto. Se ele não for muito bom, melhor ainda. Podem melhorar a técnica de marketing se disserem que inventaram um sistema infalível e fácil que permite resolver um problema de mate em 6 sem esforço nenhum. Insistam até que ele aceite a aposta.
Depois mostrem-lhe o problema.

V. Ropke
Mate em 6

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Histórias de Xadrez - I

Inicio hoje uma rubrica no blogue para as "histórias" que ao longo dos anos li e vi. Haverá de tudo. Factos, conversas, ideias, problemas, estudos, partidas comentadas, lances geniais e absurdos. O único fio condutor destas histórias é que terão sempre um aspecto curioso, insólito ou inesperado. Aceitam-se sugestões.

Pareceu-me bem começar por falar em Alexander Alekhine. De todos os campeões do Mundo, Alekhine foi o mais interessante, pela sua personalidade e forma de encarar o xadrez. Para Alekhine, o xadrez era uma obsessão tão grande que não conseguiu separar-se do título até à morte. Foi o único campeão a morrer em título. Eu vou focar algumas aspectos curiosos da sua carreira, mas a história de hoje lida com uma faceta muito curiosa.Alekhine era tão vaidoso que tinha o hábito de exagerar ou mesmo inventar feitos grandiosos, como muitas partidas que circulam nos manuais de combinações, e que aconteceram apenas na sua imaginação. Por isso mesmo esta história, retirada da sua biografia (escrita por Kotov, outro génio do tabuleiro), é provavelmente falsa, mas vale a pena contar.
Alekhine conduzia uma simultânea às cegas (!) contra 32 (!!) generais alemães durante a Segunda Guerra Mundial. (Vale a pena abrir este parêntesis para referir que, entre outras coisas, suspeita-se que Alekhine era um simpatizante do regime nazi). Restam apenas 4 jogos, e Alekhine, conduzindo as peças brancas, pede o lance de um general nesta posição.
O general anuncia o seu abandono, porque as pretas aparentemente não podem evitar o mate em h8. Alekhine (que, não se esqueçam, não está a ver o tabuleiro), pede para jogar com as peças pretas. O general acede ao pedido, e o jogo prossegue com 1... Th4! 2. Cxh4 Dc3, e Alekhine afasta-se para os outros tabuleiros.
Ao retornar, Alekhine recebe outra vez como resposta o abandono, já que depois de 3. Rc1 Da1+ 4. Rd2 Dxh1 as pretas ganham. Alekhine volta a pedir ao general para trocar as cores. O general atónito, aceita, e Alekhine joga 3. Dh8+!! Rxh8 4. Cg6+ Rg8 5. Th8#, ganhando o mesmo jogo pela 3ª vez, às cegas e a jogar contra mais 31 adversários!!!
(adaptado de Blunders & Brilliances; Mullen I., Moss, M.; Cadogan Chess, 1990).

domingo, 12 de setembro de 2010

MN Paulo Pinho vence a Preliminar do Campeonato Nacional Absoluto

12217-Paulo Pinho
MN Paulo Pinho acaba de vencer o ultimo jogo da Preliminar do Campeonato Nacional Absoluto. Vence a preliminar, conquistando dessa forma o direito a participar na final do Campeonato Nacional Absoluto época 2010/2011

Parabéns


Da autoria de Ruben Elias, aqui fica o video da cerimónia de entrega de prémios da fase preliminar e final, dos Campeonatos Nacionais Individuais, ao Ruben Elias o nosso agradecimento


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

GDR Os Amigos de Urgezes - Secção de Xadrez (reabertura após as férias)

A Secção de Xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes, reabre na próxima 6ª-feira (10 de Setembro) a partir das 21,00horas.

Contamos com a presença de todos.

Estão já abertas as inscrições para a próxima época.

Aparece e traz um amigo


sábado, 4 de setembro de 2010

Campeonato Nacional Absoluto - Fase Preliminar


Conforme já aqui noticiamos, o GDR Os Amigos de Urgezes, tem a participar na fase preliminar do campeonato nacional absoluto, o atleta Paulo Pinho

Ao Paulo, desejamos um bom torneio, e vamos aqui colocando os resultados obtidos, sessão a sessão.



Sessão 1 - 04 Setembro - 14,30

mesa 6 - Luís Silva  0 - 1  Paulo Pinho





Sessão 2 - 05 Setembro - 14,30

mesa 4 - Paulo Pinho  1/2 - 1/2  Carlos Aguiar



Sessão 3 - 06 Setembro - 19,30

mesa 7 - Vladimir Ulyanovskyy 1 - 0 Paulo Pinho



Sessão 4 - 07 Setembro - 19,30

mesa 15 - Paulo Pinho  1 - 0  Carlos Lopes


Sessão 5 - 08 Setembro - 19,30 


mesa 10 - Lucas Silva  0 - 1  Paulo Pinho


Sessão 6 - 09 Setembro - 19,30 

mesa 5 - Paulo Pinho  1 - 0  João Santos 


Sessão 7 - 10 Setembro 19,30 

mesa 3 - Paulo Pinho   1 - 0  José Paulino


Sessão 8 - 11 Setembro 14,30 

mesa 1 - Pedro Neves  0 - 1  Paulo Pinho   


Sessão 9 - 12 Setembro 14,30

mesa 1 - Paulo Pinho  1 - 0  Catarina Leite


A FPX, disponibilizou algumas fotos dos campeonatos que podem ser vistas aqui

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Reabertura da Secção de Xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes





Terminadas as férias, é altura do xadrez regressar, e a Secção de Xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes, reabre as suas portas no próximo dia 10 de Setembro, a partir das 21,00horas .

Aguardamos a presença de todos.

Já estão agendadas algumas provas ainda do calendário da época 2009/2010.

Dia 11 Setembro


Campeonato Distrital Partidas Rápidas - Equipas


10.00horas - Escola Cooperativa de S. Cosme (DIDAXIS) - Vila Nova de Famalicão




Campeonato Distrital Partidas Rápidas - Individual


14.30horas - Escola Cooperativa de S. Cosme (DIDAXIS) - Vila Nova de Famalicão

INSCREVE-TE





Entre os dias 04 e 12 de Setembro, temos o atleta Paulo Pinho, a participar no Campeonato Nacional Absoluto - Fase Preliminar.


Desde já ao Paulo Pinho desejamos as maiores felicidades, e tentaremos aqui dar noticias do torneio.

Boa sorte



Com a época a terminar, prepara-se já a época de 2010/2011, pelo que informamos que as inscrições na época de 2010/2011 se encontram abertas a todos os interessados em praticar a modalidade.


Aparece e traz um amigo

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Parabéns Carlos Machado

 

27694-Carlos Machado

O mês ainda agora começou, e já temos um aniversariante, o Carlos, acabadinho de chegar aos Sub-18. Junto com o Carlos, o clube também cresce e é com prazer que vemos estes jovens, ainda à tão pouco tempo uns meninos, transformarem-se em adolescentes, sempre na nossa companhia, sem desistirem, sinal de que aqui se sentem bem.

Parabéns Carlos, muitas felicidades e muitos anos de vida, cheios de saúde, amor e sucessos.

 

ps. não esquecer que é mais um a contar para o bolo