quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Histórias de Xadrez - V

A pedido do Luís Silva, falo um bocadinho sobre a história do iogurte, que ocorreu no match entre Karpov e Korchnoi, que atribuiu o título mundial em 1978 ao primeiro.
O iogurte foi apenas um episódio do match, que merece o epíteto de mais bizarro de todos os tempos. Para verem mais "casos", podem ir a http://www.mark-weeks.com/chess/78kk$$01.htm) Karpov e Korchnoi já se tinham defrontado, quatro anos antes, na final do Torneio de Candidatos, que, dada a recusa de Fischer em defender o seu título mundial, acabou por ser uma final do Campeonato do Mundo na prática. Entretanto, Korchnoi abandonou a União Soviética, e passou a ser visto como inimigo do regime, como todos os dissidentes da URSS na altura.
Na minha opinião (e é só a minha opinião), Korchnoi sabia que, em condições normais, não lhe seria possível ganhar a Karpov. Na altura, quase todos os melhores jogadores do Mundo estavam na União Soviética, e toda a "máquina" de xadrez do regime estaria por trás de Karpov. Korcknoi, por seu lado, vivia na Suíça, e estava praticamente por sua conta. Mas isso dava-lhe pelo menos uma vantagem: toda a pressão estava do lado de Karpov, e Korchnoi aproveitou bem este facto - por um lado, exacerbou ao máximo a sua situação de dissidente e apátrida; por outro, conseguiu todos os pequenos pretextos que conseguiu para enervar Karpov. A prova de que conseguiu o seu objectivo é que o nível técnico do match foi, na altura, considerado baixo.E já na recta final, Karpov perdeu 3 vezes em 4 partidas, coisa que nunca lhe tinha acontecido, já que Karpov era incontestavelmente o número 1 do Mundo na altura.
Só para verem como era o clima do confronto, antes do início do match Korchnoi declarou que iria utilizar a sua própria cadeira, exigiu que as cadeiras não se poderiam virar, mas apenas mexer-se para frente e para trás, e que a cadeira de Karpov fosse examinada para procurar "objectos estranhos ou aparelhos proibidos" (e nos anos 70 não existiam telemóveis!!!). Pois bem, a cadeira de Karpov foi desmontada e levada ao aparelho de raios-X do hospital local. Nada foi encontrado.
Ao 25º lance do jogo 2, um iogurte de mirtilo foi entregue a Karpov, embora ele nada tivesse pedido. A delegação de Korchnoi protestou, com a alegação de que a entrega do iogurte poderia ser uma mensagem codificada! Alegaram que, por exemplo, que o iogurte de mirtilo seria uma mensagem do tipo "propõe empate", um iogurte de morango seria "não aceites empate", e por aí em diante.Alguns dias depois o júri de apelo decidiu que Karpov poderia receber um item alimentar durante o jogo numa hora específica, e que o árbitro teria de ser avisado antes do jogo se não fosse um iogurte de mirtilo!!!

Sem comentários: