segunda-feira, 14 de março de 2011

1º Torneio "Axis Ponte de Lima - Golfe Hotel Resort"

Neste fim de semana disputou-se o torneio "Axis Ponte de Lima" e estivemos lá em força, com 6 jogadores. O torneio teve 6 sessões, divididas entre sexta-feira (1), sábado (3) e domingo (2), com ritmo de 60 minutos com 30 segundos de incremento.

Orphe Bolhari
5 pontos - 4º lugar geral - performance 2039 ELO

O Orphe era o 1º cabeça de série, e um dos favoritos à partida, e não desiludiu. Teve um momento mau na 2ª sessão, quando perdeu com um sub-14, Henrique Aguiar, mas a verdade é que o miúdo não só ganhou ao Orphe como também ao 2º cabeça de série, empatou com o Carlos Novais e com o Luís Silva, e só cedeu no último jogo!!! O Orphe recuperou e na última sessão tirou o título ao David Martins, que tinha 5 em 5. Nos desempates, o Orphe teve de contentar com o 4º lugar com os mesmos pontos do 1º.

Aqui o Orphe prepara-se para ganhar ao David Martins. Ao fundo estou eu, à espera do Nuno Martinho.

João Carlos Costa
4 pontos - 19º lugar geral - 3º sub18 - performance 1659 ELO

O João utilizou o "gambito suíço" com estilo, perdendo os dois primeiros jogos. Depois foi só vencer, culminando na última sessão com uma excelente vitória sobre a Maria Inês Oliveira, que como veremos abaixo, foi absolutamente decisiva. Além disso, arrecadou o 3º lugar nos sub-18, o que não é feito de pouca monta, dada a concorrência.

O João recebe o prémio do 3º lugar nos sub18.

Alexandre Mano
3,5 pontos - 28º lugar - performance 1762 ELO

O torneio correu-me bem, e ainda poderia ter sido melhor, se eu tivesse conseguido materializar a vantagem de um peão no final do último jogo, contra o Nuno Martinho. Mas diverti-me, aprendi umas coisas e ganhei um pontinhos ELO.


Em acção contra Carlos Dias.

Artur Lemos
3,5 pontos - 30º lugar geral - performance 1705 ELO

O Artur teve um início de torneio muito difícil, e só conseguiu empatar com o bye. Foi uma fonte inesgotável de bom humor e espírito de equipa, cumpriu no tabuleiro e é definitivamente um dos nossos.

Bruno Ribeiro
3 pontos - 35º geral - performance 1630 ELO

O Bruno não podia fazer mais com o emparceiramento que teve. Esperemos que jogar contra adversários muito mais fortes o ajudem a progredir mais depressa. No escalão dele a concorrência não deu hipóteses.


Eduardo Viana
3 pontos - 41º geral - 1º lugar veteranos - performance ELO 1548


Não se pode dizer que tenha corrido mal ao Viana, porque fazer 50% num torneio destes é sempre positivo, mas poderia ter sido melhor, concretamente na 2ª ronda, em que defrontou o Tiago Pinho e poderia ter até ganho o jogo, e na última. Mas trouxe para casa mais um troféu, sendo o primeiro classificado nos mais experientes. Não ficou esquecida a promessa do jantar de sábado... Fica para a próxima.

Tiago Pinho - Eduardo Viana



Viana com o troféu dos veteranos

Por fim, como a história tem de ter um final feliz, vamos a ele. Ao contrário do habitual nestes torneios, havia uma classificação por equipas, em que contavam os quatro melhores pontuados. No final da 5ª sessão foi publicada uma classificação provisória e vimos que estávamos em 2º lugar, apenas a meio ponto da Didáxis, mas também apenas meio ponto a frente da EB2,3 João de Meira e da AX António Mamede Diogo. Como tínhamos jogos complicados (Orphe x David Martins, João x Maria Inês Oliveira, eu x Nuno Martinho), tínhamos dúvidas se aguentaríamos o lugar no pódio. Pois bem, na última sessão o Orphe, o Artur, o João e o Bruno ganharam e eu empatei. A vitória do João foi essencial porque tirou à Didáxis o ponto necessário para que eles ficassem à nossa frente, e, assim, ganhámos por escasso meio ponto a classificação por equipas!

A equipa campeã...

... e o troféu.

A organização decorreu sem qualquer incidente relevante, e com um detalhe importante e digno de realce - todas as sessões começaram à hora marcada, o que não é habitual, mas deveria ser. Todas as fotos do post foram tiradas por Afonso Duarte (em https://picasaweb.google.com/MCP.XADREZ/20110313AxisPonteDeLima#). É de saudar que o torneio tenha uma cobertura fotográfica melhor que um Capelle la Grande. Muito obrigado ao Afonso!!!

6 comentários:

Professor Mário Oliveira disse...

Na máxima força ou não este ano Urgezes não tem facilitado por equipas! Parabéns...

Joaquim Machado disse...

Parabéns a todos, vencedores e vencidos.
É sempre bom ganhar e os atletas colectivamente, mostram a sua classe um pouco por todo o lado, força, gostamos, continuem, tenho já a certeza, tal como diz o Alexandre, que "ganhamos uma equipa", com 4,5,6, ou os que forem necessários.

Espero principalmente que tenha sido um fim de semana "em grande" com tantos jogos disputados (recordo que os jogos começaram para muitos na 5ª-feira, outros na 6ª, com a preliminar do distrital absoluto, e só terminaram no Domingo, é preciso gostar mesmo de jogar xadrez.

Uma ultima palavra para o Carlos Carneiro, que vai ele tambem mostrando a sua classe a toda a comunidade xadrezista, e prova que quando se quer, tudo é possivel, (o homem pensa... a obra nasce...)
parabéns!!!

Cumprimentos
Joaquim Machado

Fernando Costa disse...

Parabéns aos nossos bravos jogadores.Esta vitória foi conseguida pelos nossos seis jogadores que nos encheram de muito orgulho mas também consideramos uma vitória nossa, da equipa que dirige e de todos os que frequentam a "casa", jogadores que mesmo não sendo de Urgezes, trazem a alma imbuída do espírito do clube.
Nestes dias acompanhamos com emoção a prestação do Paulo Pinho, grandes e pequenos e só esse facto é por si só, prazeroso, constitui um grande estímulo para o trabalho que todos têm encetado.
Parabéns!!! (...aplausos!!!)

Luís Romano disse...

Parabéns! Realmente, os Amigos de Urgezes não têm facilitado... Grande última ronda!
Já agora, os parabéns também à organização! Como foi frisado, não é muito normal os jogos começarem todos a horas...

chiquinho disse...

muito bem continuem assim

Miquinhas disse...

Grandes resultados!
O torneio foi muito renhido na classificação colectiva e individual, o que só só valoriza o excelente desempenho dos nossos jogadores!
Ainda não tive oportunidade de ver o trouféu "ao vivo", mas pelo que se vê na fotografia, é muito bonito.

Um grande abraço para a família escaquística dos Amigos de Urgeses.