domingo, 20 de março de 2011

Desporto Escolar - FINAL DISTRITAL

CAMPEONATOS DISTRITAIS ESCOLARES
INFANTIS – BRUNO RIBEIRO E RUI RASTEIRO, UMA VITÓRIA PARTILHADA
ERDX GIL VICENTE venceu em toda a linha

A nossa delegação após uma refeição bem digerida, com os olhos e o pensamento nos nossos atletas que a esta hora estavam a caminho de Vale de Cambra para defrontar a equipa campeã nacional para os oitavos da Taça de Portugal.
Recorde-se na primeira fase desta competição, as escolas foram agrupadas em 4 séries correspondentes às suas zonas geográficas; o concelho de Guimarães, Fafe (que acabou por não participar) e Celorico de Basto ficaram na série D.
A fase final foi uma vez mais disputada na Didáxis Vale S. Cosme e pode-se dizer que constituiu uma escolha acertada atendendo à logística requerida e à capacidade organizativa do seu grupo-equipa, liderado pelo prof. Mário Oliveira, com o importante apoio do prof. Carlos Dias e a cobertura jornalística assegurada pelo prof. José Azevedo.
Este ano a Final distrital do Desporto Escolar realizou-se com duas competições paralelas – Infantis e Juniores.
No Campeonato de Juniores venceu a atleta famalicense Inês Oliveira e por equipas a escola que a representa – Didáxis Vale S. Cosme, conquistando o seu 6º título consecutivo.
Neste escalão, a ERDX Gil Vicente, vice-campeã distrital não pode competir, em virtude dos seus 2 atletas campeões nacionais que encontram-se a frequentar a ES Martins Sarmento terem sido impedidos pelo Director de entrar na competição, ao recusar-se assinar a sua inscrição. Recorde-se que na única prova em que tinham participado, um deles foi o vencedor e o outro ficou em 4º lugar.

Nuno Oliveira, tal como se esperava terminou num lugar que se adequa ao seu ritmo de competição, 14º da geral. Um bocadinho mais de dedicação e trabalho e temos o Nuno a brilhar no próximo ano e a lutar pelo título deste escalão.

João Miguel Ribeiro teve uma prestação muito positiva ao terminar em 18º lugar na classificação geral.

Fábio Santos ficou em 33º em 48 atletas que se apresentaram na competição neste exigente escalão; resultado perfeitamente enquadrado com as suas prestações anteriores.
No escalão de Infantis, que se realizou pela primeira vez, o atleta da ERDX Gil Vicente, Bruno Ribeiro a frequentar o Externato Delfim Ferreira venceu igualado com Rui Rasteiro aluno do sétimo ano da EB 2/3 Gil Vicente, o 3º lugar do pódio foi para uma atleta bracarense e o 4º lugar ficou em poder de Vítor Vila Real, aluno do 6º ano da EB 2/3 Gil Vicente que recebeu a medalha de 1º cl. de Infantis B.
Beatriz Rasteiro (4º ano da EB1 Francº dos Santos Guimarães) alcançou o 2º Lugar Infantis A e o 3º lugar de Infantis B foi para o Francisco Magalhães (6º ano da EB 2/3 Gil Vicente).

Os 4 grandes atletas da ERDX Gil Vicente em competição nas duas mesas onde tudo se decidia. Não se pouparam e lutar galhardamente mas com lealdade pela vitória.
BRUNO RIBEIRO venceu e mercê do desempemnho dos seus adversários anteriores superou RUI RASTEIRO que não contou com essa colaboração e caíu para o segundo lugar.
Vítor Vila Real foi 4º classificado, recebeu a medalha de 1º do escalão B e diz adeus a este Campeonato, prometendo que os bons resultados podem continuar no escalão dos mais velhos.
Francisco Rafael Ribeiro, jogou muito e bem na última jornada, dificultou e de que maneira a vitória do Bruno Ribeiro, merecia bem mais que o 8º lugar, mas esse poucochinho que lhe faltou tem de o procurar nas sebentas e no treino diário.

O Francisco Magalhães é um jovem talentoso com pouca disciplina e terá que se habituar a esse predicado porque é uma exigência de que não abdico; o Francisco no próximo ano pode superar facilmente o 7º lugar da geral e lutar com o Francisco Ribeiro e com o João Pedro Alves (que não conseguiu o apuramento por evidente falta de ambição)o título da edição de 2011/12, já que os dois primeiros da lista transitam para a competição júnior.

A Beatriz alcançou o segundo lugar na categoria de Infantis A mesmo assim ficou um pouco inconformada, não se pode ganhar sempre, senão os adversários desistem, não é Beatriz?

A nível colectivo a equipa vimaranense da ERDX Gil Vicente venceu categoricamente com 26 pontos, com mais seis pontos que a EB 2/3 de Tadim (Braga) e sete que a ERDX João de Meira.
A ERDX Gil Vicente inscreve pela primeira vez o seu nome na lista de campeões nesta competição, logo na primeira edição da mesma, em que participaram 42 atletas apurados na fase preliminar de um Universo de cerca de 200 atletas e de 24 escolas.

O João Pedro Oliveira viveu a competição com muita emoção, na sua estreia esteve sempre presente o seu amado gato que o deixou com uma imensa saudade...

O professor Fernando Costa (ao centro) o timoneiro com a sua brilhante equipa, em que o lema "vontade de vencer" prevaleceu uma vez mais, onde também houve tempo para muita brincadeira, lágrimas e alegria se confundiram ao longo da árdua jornada.
Passado muito pouco tempo, o Sr. Joaquim Machado comunicava-nos que em Vale de Cambra a heróica resistência dos nossos atletas começava a ceder... já se tinha cumprido o nosso propósito... grande equipa esta de Urgezes.
O "administrativo" Jorge Rasteiro ocupava-se dos assuntos da AXDB, afinal não é esse o trabalho dos burocratas?
O Coordenador DA ERDX Gil Vicente

Fernando Costa

7 comentários:

Joaquim Machado disse...

Parabéns a todos pelos resultados alcançados, vencedores e vencidos.

Mais do que ganhar, o importante mesmo é participar.

Claro que ninguem gosta de perder, mas falamos de Desporto Escolar, e o Desporto Escolar tem uma "função" na escola que vai muito mais alem das vitórias ou das derrotas. Espero que se mantenha mesmo que os tempos futuros não augurem o melhor para o mesmo, tempos em que os responsaveis pelos clubes vão ter de mostrar mais do que nunca que a dedicação aos seus atletas, aos seus grupos, vai mais longe do que o que se vê... vai ser preciso muita força e muita inspiração... inspiração que virá dos "miudos" com quem diariamente trabalham. A todos desejo boa sorte, de todos espero ver o que de melhor cada um tem. Gostei muito de ouvir da coordenadora do Desporto Escolar da E.B. 2/3 Gil Vicente, aquando da nossa deslocação à João de Meira as palavras "pelos "miudos" faço tudo..." não se pede menos.

Uma palavra ao prof. Fernando Costa, que numa época muito dificil foi capaz de continuar o seu trabalho(pelos "miudos"... sempre pelos "miudos.."), não desistiu nunca mesmo quando desistir parecia ser a melhor solução... melhores dias virão estou convicto, acredite que eu tambem acredito.

Outra palavra para a DIDAXIS e os responsaveis pelo nucleo de xadrez de Vale de S. Cosme, parabéns, uma lição para muitos a forma como o torneio foi organizado e decorreu.. devia (tem de) ser sempre assim.

Acabaram as fases locais, acabou a competição entre escolas, agora os apurados irão lutar todos juntos em nome do CAE de Braga na fase Regional, boa sorte, a herança do passado é pesada mas acredito em todos vocês...

Cumprimentos
Joaquim Machado

Miquinhas disse...

Muitos parabéns!

Com estes jovens, o nosso futuro é muito promissor.
Continuem a estudar, a participar e, acima de tudo, a divertir-se com o xadrez.

Vitor Vila Real disse...

Somos uma grande equipa!

Magalhaes disse...

Ainda tá para nascer a equipa que nos vença!

Magalhaes disse...

Ainda tá para nascer a equipa que nos vença!

6E disse...

Força Gil Vicente!
Estamos de parabéns!

vitor vila real disse...

quem nos vença pode se sagrar campeões o que nós já somos!!!!!!!!!