segunda-feira, 20 de junho de 2011

Iº TORNEIO ABERTO DE XADREZ DE CABECEIRAS DE BASTO

image

clip_image002

image

clip_image002[4]

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, da Empresa Municipal Emunibasto, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, realizou-se no passado dia 18, sábado, o 1º Open de Xadrez de Cabeceiras de Basto.
Orphe Bolhari (GDRAU), sagrou-se vencedor absoluto do torneio e o Grupo Desportivo e Recreativo de Urgezes vencedor por Equipas.
Troféu Iº Open Cabec. Basto Bolhari - 1º;        João Rod. - 2ºOrphe Bolhari em 1º plano apenas cedeu um empate contra João Rodrigues
DSC00693 Vila Real - 3º clas.
João Rodrigues foi a grande revelação deste Torneio que à 6ª ronda somava cinco vitórias e um empate contra o campeão e após ter superado o “especialista das rápidas” Bruno Ribeiro que foi 3º classificado.Segundo o João, o segredo esteve no almoço, no molho do churrasco, enquanto o Bruno pecou por excesso comendo um rojão a mais. Vitor Vila Real, classificou-se em 4º lugar da geral e 1º (Sub-14). No período complementar arrancou 4 vitórias seguidas impedindo o João Rodrigues de sonhar com o 1º lugar. Vila Real fez uma performance de 1525 pontos Elo que, para o seu escalão etário, é um bom indicador da sua evolução.
Melhor Feminino Pinto
Maria Alexandra Badim Teixeira (Sub-12) do A.E. de Cabeceiras de Basto foi a melhor jogadora feminina. Uma promessa para o xadrez distrital. O Professor Paulo Adriano Pinto foi o melhor representante de Cabeceiras de Basto. Ao seu lado vemos o Prof. José Afonso um dos organizadores deste evento a quem deixamos uma palavra de agradecimento.
João Alves Machado vs Lemos
João Ribeiro (Sub18), de camisola azul, em 2º plano, merece também destaque pois obteve o 7º posto na classificação geral após ter “metido na ordem” o seu irreverente irmão Francisco Ribeiro.  Joaquim Machado e Artur Lemos 2 promessas de Guimarães. Foi o combate mais “pesado”. Estes contendores apenas jogaram no período complementar e conseguiram uma honrosa classificação.
Cerimónia da entrega de prémios Iº Open de Cabeceiras de Basto 18-06-2011
Cerimónia da entrega de prémios: contou com a presença dos representantes da autarquia local. Este Torneio foi o corolário de uma acção de formação desenvolvida pela AXDB em Cabeceiras de Basto e Arco do Baúlhe. Convívio e alegria: Professores e alunos passaram um dia diferente partilhando conhecimentos com jogadores mais experientes. As sementes estão lançadas no Minho profundo. Finalmente uma palavra de apreço e agradecimento pela forma como fomos recebidos. “Gens Una Sumus”

1 comentário:

Joaquim Machado disse...

Foi uma tarde bem passada, e para todos os outros um dia.
Está de parabéns Cabeceiras de Basto, estes são os primeiros passos na modalidade, espero que aguentem, tenham a força e a determinação necessárias para colocar a região das terras de Basto no mapa nacional do xadrez.
Gostei muito de ouvir o representante do Municipio declarando o mesmo disponivel para apoiar o xadrez em Cabeceiras de Basto incondicionalmente.
Mais uma vez está tambem de parabéns a AXDB, esta é mais uma etapa de muitas para a expansão do xadrez no Distrito de Braga.
Quantos mais formos... mais fortes seremos...
Felicidades no xadrez para Cabeceiras de Basto, espero aí voltar no próximo ano para a 2ª edição do torneio, e espero muito em breve ver os atletas de Cabeceiras a competir nos mais diversos torneios.

Cumprimentos
Joaquim Machado