Decorreu na passado Sábado, 04 de Junho, no salão Nobre do Bombeiros Voluntários de Barcelos, mais uma edição, a 9ª, do Memorial Eng.º Lima Torres.
Um torneio que ano após ano, homenageia o cidadão Barcelense, Lima torres.
“Breve biografia sobre o Eng.º Lima Torres
Manuel Júlio de Sousa Lima Torres nasceu em Barcelos, em 25 de Março de 1916 e onde veio a falecer com 86 anos a 14 de Setembro de 2002.
Exerceu a actividade docente no ensino secundário, particular e oficial. Dois hobbies se lhe conheceram ao longo da vida e merecem especial referência - a Fotografia e o Xadrez.
Num primeiro tempo, a Fotografia: sócio fundador da Associação Fotográfica do Porto, dedicou-se com entusiasmo e viveu com paixão a arte de fotografar e de fazer fotografia e onde, pela qualidade técnica e valia artística dos seus trabalhos, rapidamente atingiu notoriedade nacional e até internacional. Para além de premiado em muitas exposições, foi membro do júri de diversos concursos nacionais e internacionais de fotografia. De referir, pela sua participação no 18º Salão Internacional de Arte Fotográfica (Lisboa, 1955) a elogiosa crítica do Prof. Armando de Lucena - “Lima Torres mostrou-se mestre na distribuição de valores que caracteriza a sua Manhã, paisagem diáfana e impressionante”. Nos anos 60 e por iniciativa da Junta da Província do Minho, procedeu ao levantamento fotográfico do património arquitectónico e artístico do concelho de Barcelos
Num segundo tempo, surge o Xadrez. Estudioso e praticante entusiasta, rapidamente se inseriu no associativismo desta modalidade, dividido entre o Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos e o Grupo de Xadrez do Porto onde, semanalmente, se deslocava. A sua dedicação e paixão ao Xadrez levou-o por diversas vezes a ocupar cargos de Direcção onde deu um importantíssimo contributo para o desenvolvimento da modalidade no Distrito de Braga.
Com a passagem à reforma, ainda mais o Xadrez se tornou a grande ocupação dos seus tempos livres - Em casa, estudando e simulando jogadas ou desafiando amigos para uma “partidita”, participando em torneios ou disputando campeonatos, viveu esta modalidade com profundo entusiasmo e afeição e nela cultivou amizades e conquistou Amigos que ainda hoje o recordam com tanta simpatia...”
Um torneio organizado pelo Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, secção de Xadrez, à frente de toda a organização, um nome que em Barcelos começa a ser já também ele um sinónimo de Xadrez
Falamos do Filipe Costa, claro, incansável, antes, durante e depois, sempre zelando para que tudo corresse de forma “quase”, para não dizer mesmo, de forma perfeita.
Foi mais um dia em cheio, um dia de xadrez. 8 sessões de 20 minutos para cada jogador, com inicio pelas 10.30.
Algumas fotos do torneio
14 atletas do nosso clube participaram na prova, no meio de 88 atletas, oriundos de 16 clubes, de Barcelos, a Alverca.
O torneio foi ganho pelo atleta do GD Dias Ferreira, MN Marco Viela com 7.5 pontos, seguido por Anatoli Khodorov do CX J. Meira com 7 pontos e a fechar o pódio Luís Gonçalves com 6 potos também ele atleta do CX J. Meira
Por equipas, a vitória na prova foi para a equipa do CX J. Meira, com 25 pontos
seguida pela nossa equipa com 22,5 pontos e a fechar o pódio da classificação de equipas, o NXVSC/DIDAXIS com 2 pontos.
Por escalões foram ainda atribuídos os seguintes troféus
Sub-08
José Santos 3,5 pontos CX J. Meira |
Sub-10
Luís Rodrigues 4,5 pontos GDR Amigos de Urgezes |
Sub-12
Rui Baptista 4 pontos CX J. Meira |
Sub-14
Ivo Dias 6 pontos NXVSC/DIDAXIS |
Sub-16
Luís Silva 6 pontos NXVSC/DIDAXIS |
Sub-18
João Carlos Costa 5 pontos GDR Amigos de Urgezes |
Feminino
Madalena Silva 5 pontos AEJ – S. João da Madeira |
Veterano
Álvaro Brandão 5 pontos GX Porto |
Melhor jovem na prova
Bruno Ribeiro 6 pontos GDR Amigos de Urgezes 6º classificado absoluto 1º classificado escalão sub-14 |
Ricardo Branco homenageado como o melhor atleta do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos |
Entre os muitos homenageados da tarde, o CCC Barcelos, clube organizador do torneio, homenageou a Associação de Xadrez do Distrito de Braga, pelo apoio dado ao torneio e ao desenvolvimento do xadrez no concelho de Barcelos
Na foto o Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Fernando Costa, recebe o Galo de Barcelos das mãos do Presidente do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, Luís Massa.
Com o torneio terminado, seguiu-se o já habitual “lanche/ajantarado”, que de lanche teve muito pouco, e jantar também não será o melhor termo para apelidar o banquete com que fomos brindados… Uma única palavra… fantástico… não se podia pedir mais, o que nos foi servido excedeu as melhores expectativas, e deixou todos com “água na boca” e já a esperar pela edição do próximo ano.
A melhor forma de terminar um dia em grande para todos os amantes do xadrez, com momentos de puro convívio entre todos os presentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário