terça-feira, 29 de janeiro de 2013

11º Festival de Xadrez de Gibraltar (Dia 8 – Grandes combates nas primeiras mesas do ‘Master’)


O Festival de Xadrez de Gibraltar é de facto um grande acontecimento para os amantes desta modalidade. Decorrem em simultâneo vários torneios e à noite há ainda classes de xadrez ministradas pelos Super GMs Gata Kamsky e Vassily Ivanchuk.

Para quem jogar os torneios paralelos para além do ‘Master’ poderá ao fim de 10 dias jogar 20 duríssimas partidas de xadrez em ritmo clássico! Em Portugal isto seria impensável pelo menos até aos dias de hoje.

A 7ª ronda do ‘Master’ proporcionou a oportunidade de se assistir aqui em Gibraltar, ao vivo, a grandes partidas que tiveram também transmissão on-line. Apesar de nas primeiras mesas terem existido vários empates isso não significa que não tenha havido grandes combates nos tabuleiros. Luta-se intensamente pela liderança e nesta altura não arrisco qualquer prognóstico sobre o possível vencedor.

Gata Kamsky, jogando na mesa 3,  contra o GM Venezuelano Eduardo Iturrizaga brindou-nos com uma bonita partida rematando-a com maestria num final muito bonito e didáctico. Consideramos esta como sendo a partida da jornada merecendo a sua reprodução em tabuleiro anexo.

O nosso Paulo Pinho perdeu uma partida que esteve sempre nivelada do princípio ao fim mas nos apuros de tempo cometeu uma imprecisão que lhe foi fatal. O Paulo acusa o desgaste de 7 dias de jornadas duplas e todas elas disputadas com grande intensidade. Faltam 3 jornadas mas acredito que o Paulo consiga a tão desejada norma de M.I. que há tanto persegue. FORÇA PAULO!

O repórter do GDRAU com o GM Artur Jussupow

E. Viana e GM JusopovArtur Jussupow, nascido na Rússia mas naturalizado alemão, pessoa de fácil trato e simpático acedeu conversar um pouco com o repórter do GDRAU.
Ele aprendeu a jogar xadrez com seis anos de idade. Venceu o campeonato mundial de Juniores em 1977. Jussopow perseguiu o título de campeão do mundo alcançando a semi-final do Torneio de Candidatos por 3 vezes: em 1986 derrotado por A. Sokolov, em 1989 derrotado por A. Karpov e em 1992 batido por J. Timman. Jussupow já publicou vários livros de xadrez, alguns em co-autoria com  Mark Dvoretsky.


O Super GM Gata Kamsky (Elo:2740)

Gata Kamsky-1

Kamsky rematou com elegância o final da sua partida contra o GM Eduardo Iturrizaga

O Sorriso do dia

GM - Muzychuk Anna (SLO) - 2582GM - Muzychuk Anna (SLO) – 2582.

Esta eslovena é a melhor xadrezista do seu país. Campeã européia em 1996 (sub-8), 1998 (sub-10), 2000 (sub-10), 2002 (sub-12) e 2003 (sub-14)

Sem comentários: