domingo, 23 de junho de 2013

COMO EVITAR O USO EXAGERADO DOS ‘BYES’ NOS TORNEIOS INTERNACIONAIS?

A forma radical seria não incluir essa possibilidade nos regulamentos das provas. Porém, isso afastaria muitos potenciais participantes de se inscreverem nos torneios por questões de trabalho ou por outras razões de ordem pessoal.

Outra possibilidade que, por vezes, se utiliza seria atribuir zero pontos aos faltosos mas isso também não é muito encorajador para quem tenha de, forçosamente, dar duas ou três faltas. O melhor critério é, quanto a mim, permitir a opção do ‘Bye’ atribuindo 1/2 ponto aos ‘Byes’ solicitados pelos jogadores e 1 ponto ao ‘Bye’ forçado que resultar dos emparceiramentos automáticos. Esta tem sido a fórmula mais usada nos torneios internacionais. Acontece que, muitas vezes, as pessoas abusam deste benefício.

A organização do Open Internacional Carlos I, de Sanxenxo, decidiu este ano aplicar como 1º critério de desempate o maior nº de partidas jogadas.  

Recordamos que no ano passado, neste mesmo Torneio em Sanxenxo, Khamrakulov faltou às 2 primeiras sessões fazendo um duplo gambito suíço ao receber 1/2 ponto em cada uma dessas rondas em que solicitara ‘Bye’ acabando por vencer o torneio ao ganhar as partidas subsequentes e dando-se ao luxo de poder empatar de salão na última ronda.

Com o actual critério Khamrakulov e todos os outros Grandes Mestres não faltaram na 1ª sessão pois o seu objectivo será vencer este evento e se o fizessem seriam tremendamente prejudicados no desempate final com a aplicação da actual regra.
Por outro lado, quem organiza este tipo de eventos procura fazer uma excelente promoção da modalidade e não defraudar as expectativas dos seus eventuais patrocinadores.

                                                                                            * * * * * *  * * * * * * 

Voltando ao Open que ontem se iniciou poderá dizer-se que na 1ª jornada não existiram surpresas. As meias surpresas, se assim se pode dizer, foram apenas as grandes combatividades registadas nos tabuleiros das mesas 2 e 4 e 6 pelos jogadores menos cotados mas que acabaram por sucumbir no final das partidas devido aos golpes tácticos dos seus fortes oponentes.


Khamrakulov, Ibragim Vs Argibay Fontan Santiago

Argibay tentou resistir o mais que pode tendo sido forçado a ceder a qualidade até chegar a este ponto em que o GM deu o golpe final.

image 
(Jogam as brancas)

1 comentário:

Eduardo Viana disse...

Nesta posição o GM Khamrakulov jogou Txf4, Rf4; Re2! entrando no quadrado do peão negro (+-)