domingo, 6 de setembro de 2009

Campeonato Nacional Absoluto 2009 – Ronda 2

A partir do sítio oficial da prova, vamos acompanhar, em directo, os jogos da segunda ronda da Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto Individual (2008-09).



A ronda 3 será disputada hoje à noite, com início às 20h30.

6 comentários:

Miquinhas disse...

Hoje há mais um jogo muito importante para a discussão do título de campeão nacional: Ruben Pereira - António Fernandes. É um verdadeiro confronto de gerações, que opõe o professor ao pupilo.

Miquinhas disse...

Infelizmente, e mais uma vez, a transmissão parou! Enfim, uma tristeza quando se pensa que esta é a prova individual mais importante do xadrez nacional! Já disse isto antes e volto a repetir: quem me dera gostar de futebol!
Talvez mais logo tenhamos acesso ao pgn (se correr bem) para podermos colocar aqui as partidas.

Miquinhas disse...

Pelos vistos a nova regra dos empates não serve para grande coisa! Um empate em 11 lances, porquê? E que disse o sr. árbitro?
Por outro lado, o jogo do André Viela e do Jorge Ferreira mostra como, quem quiser, pode empatar sem o árbitro poder fazer nada!
Mas parece-me mesmo muito estranho o resultado do Rui Dâmaso. Quem luta para ser campeão (penso eu) não pode fazer estas coisas estranhas! Mas deverá haver uma qualquer explicação lógica para isto! (Ou não)

Joaquim Machado disse...

Vitor,
há coisas contra as quais não se pode lutar, e quando os jogadores não "querem" jogar, nada os pode obrigar a isso, embora pense que se calhar era mais correcto da parte deles nem iniciar o jogo, comunicando à organização que "não lhe apetecia" jogar hoje, por exemplo.
Tenho de aceitar que a táctica de cada um para este campeonato só o próprio a conhece e entende, e no final veremos que a aplicou da melhor forma.
Não deixo contundo de continuar a pensar, que o "campeão" é aquele que joga sempre para ganhar... e ganha.

Cumprimentos
Joaquim Machado

ps. só mais uma "opinadela".
No jogo 3, o árbitro nem que fosse por birra, devia ter obrigado os atletas a fazerem os 30 lances ou algo parecido com o jogo 5, ou então que levassem o jogo a uma situação de Rei/Rei.

Joaquim Machado disse...

Vou aproveitar este espaço, na esperança de que quem por aqui passa, eventualmente me possa responder.
Há algum problema com o "xadrez.pt" ?
Já há alguns dias que não consigo lá entrar.

Cumprimentos
Joaquim Machado

Miquinhas disse...

O xadrez.pt está com problemas? Não tinha reparado! Mas agora que refere isso, já não recebo mensagens a dizer que a minha conta está inactiva (pela 559ª vez) há algum tempo!