quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Histórias de Xadrez - IX

A ideia de disponibilizar comentários em directo nos grandes encontros de xadrez não é nova. Desde há alguns anos os matches dos campeonatos do Mundo são comentados por Grandes Mestres. Na Internet a ideia ganhou muito mais força, mas por outro lado nunca mais teremos uma história tão divertida como esta.

A primeira parte do match do Campeonato do Mundo entre Kasparov e Karpov, disputado em 1986, foi realizada em Londres. A transmissão em directo conta com dois grandes-mestres (infelizmente não consegui descobrir quem) na cabine à prova de som, com comentários em directo para os auscultadores da plateia, mas também para rádio e (penso eu) TV - BBC, como é óbvio.
É o primeiro jogo, e os dois KKs nunca mais se despacham numa defesa Grünfeld algo monótona. Sem nada de especial para dizer, os GMs nos comentários começam a divagar. Nisto os jogadores fazem uma sequência de lances rapidamente, trocando algumas peças sem que eles se apercebam. Durante largo tempo continuam os comentários irrelevantes (provavelmente a falar do tempo) até que um dos comentadores, ao olhar para os ecrãs da televisão, nota que foram feitos vários lances. Na pressa de reconstruir o jogo, enganam-se e começam a analisar uma posição completamente diferente daquela que está no tabuleiro, para espanto (e, imagino, divertimento) dos espectadores.
Mas o melhor ainda estava por vir. Ao final de vários minutos de análise, os GMs dão pelo erro, mas já não são capazes de dar a volta à situação. Avistam então um conhecido mestre inglês (uma fonte diz que foi o GM Tony Miles) e fazem-lhe sinal para se chegar ao pé deles, ao mesmo tempo em que anunciam: "Da sala de imprensa vem o mestre X, que vai esclarecer o que se passa com este jogo, afinal. Então, o que é que tens para nos dizer do que acabou de ver?". O mestre, que na verdade vinha do bar, se calhar sem se aperceber que estava a falar em directo, responde todo divertido: "Estou tão bêbado que não me tenho em pé" ("I'm so pissed I can't stand up").

Sem comentários: