terça-feira, 16 de novembro de 2010

Taça Governador Civil de Braga – 1/4 final

Taça Governador Civil de Braga 2010/2011


Os jogos da Taça Governador Civil de Braga, referentes aos 1/4 de final, decorreram na passada 6ª-feira, com os seguintes resultados

equipa A


APAXES en passant0 -4GDR Amigos de Urgezes A
Jorge Costa0 - 1Orphe Bolhari
Tiago Pinho0 - 1Paulo Pinho
Jaime Sá- - +Vítor Costa
João Ribeiro- - +Alexandre Mano


A pedido da equipa adversária, o jogo disputou-se em Urgezes, e foi a oportunidade de ver o Tiago Pinho, um “velho” amigo desta casa, jogar “nos Amigos”, infelizmente não jogou com as nossas cores (ainda), e claro perdeu, uma consequência…. (digo eu). Na foto Tiago Pinho capitão dos APAXES recebe de Alexandre Mano capitão da nossa equipa o galhardete do GDR Os Amigos de Urgezes, que entregamos sempre que defrontamos uma nova equipa, esperamos muito em breve ter Portugal “coberto” com o símbolo do GDR Os Amigos de Urgezes. Não tive oportunidade de falar com o Tiago, mas além do galhardete ele tem um cachecol dos Amigos à espera dele na sede do GX Porto que lá deixamos aquando da nossa deslocação para a taça FPX, espero que já o tenha, ou então que lá passe um dia para o levantar. A equipa dos APAXES, jogou apenas com 2 jogadores devido a um acidente em que se envolveram dois elementos da equipa na A3, felizmente sem danos para os mesmos. Não sei como correu o “pré” e o “pós” jogo desta equipa, que se notabiliza precisamente pelos “ambientes” que frequenta antes e depois dos jogos,  em deslocação a Barcelos, quando cheguei a Guimarães em Urgezes já não estava ninguém, mas posso afirmar que juntamente com o sr, Eduardo Viana, fizemos questão de homenagear a equipa dos APAXES.
Outras oportunidades teremos, estou certo disso. Espero apenas que os APAXES se tenham sentido “em casa” nesta sua primeira visita a Urgezes.
Esta vitória, garantiu à equipa A o apuramento para as 1/2 da finais da prova, onde irá encontrar a forte equipa A da DIDAXIS, moralizada ainda pela recente vitória na Supertaça AXDB. Uma final antecipada, que promete bons jogos, muita emoção, e espero eu, um resultado positivo para o nosso clube.


Em Barcelos, jogou a equipa B


CCC Barcelos2 - 2GDR Amigos de Urgezes B
Ricardo Branco1 - 0Fernando Silva
Carlos Fitas0 - 1Miguel Pires
Dejair Santos0 - 1Eduardo Viana
Diogo Martins1 - 0João Pedro C. Alves

Um jogo emocionante, como são e devem ser os jogos em equipa. Começamos a ganhar com uma vitória do Eduardo Viana na mesa 3, não podia ter corrido melhor a estreia do Eduardo Viana com as cores do GDR Os Amigos de Urgezes. A equipa de Barcelos iguala o encontro com a vitória na mesa 4 do Diogo Martins sobre o João Pedro, um jogo em que o João Pedro se superou, e apesar da enorme diferença entre os dois, conseguiu sempre manter o Diogo em respeito e obrigou-o a jogar o melhor que sabe.  Na mesa 2 O Miguel Pires, também ele a estrear-se com a camisola do clube, vence Carlos Fitas e atira a decisão da eliminatória para a mesa 1, onde Fernando Silva defrontava o mais forte aleta da casa, Ricardo Branco. Um jogo digno dessa responsabilidade, em que o Fernando lutou com o adversário e com o relógio, que não lhe deu descanso pressionando-o tanto ou mais que o Ricardo. Um final em que o Ricardo provou mais uma vez que o bispo (o famoso bispo…) é mais forte do que o cavalo nos finais. Como dizia o Ricardo “eu jogava no tabuleiro todo”. Perdemos, ou melhor, empatamos mas fomos eliminados, é mesmo assim, umas vezes ganha-se outras vezes perde-se, saímos de Barcelos de cabeça erguida com a noção de que tínhamos dado o nosso melhor. Uma palavra de agradecimento ao CCC Barcelos na pessoa do Filipe Costa pela forma como nos recebeu. Desejamos-lhes as maiores felicidades na prova, voltaremos a encontrar-nos com certeza.

 


Ainda na mesma noite e numa competição “paralela” em que se vão defrontando as equipas já eliminadas da prova, a nossa equipa C recebeu a também equipa C da DIDAXIS.

GDR Os Amigos de Urgezes C 0 – 4 DIDAXIS C
Francisco Moura0 - 1Pedro Ferreira
José Gonçalo Pereira0 - 1Hélio Silva
Vicente Correia0 - 1João Veloso
Mariana Ribeiro0 - 1Nuno Campos

Um confronto desigual, mas o objectivo que estabelecemos para estes jovens jogadores é o de competir, jogar, ganhar ou perder nesta fase não é o mais importante, o dia deles para ganhar vai chegar, é preciso é ter um pouco de paciência. Esta equipa era mesmo nova sem nenhum dos habituais elementos titulares da equipa C, pelo que penso começa a nascer na secção de xadrez do GDR Os Amigos de Urgezes, a equipa D. Infelizmente não dispomos de foto deste encontro, na próxima jornada, em que esta equipa se vai deslocar à João de Meira, prometemos tirar duas.
Foi uma 6ª-feira (à noite) em cheio, daquelas que gostamos, com o máximo de jogadores em atividade. A todos damos os parabéns, independentemente de ganhar ou perder, o importante mesmo é jogar.

As meias finais da prova, serão na próxima 6ª-feira com os seguintes jogos

CX João de Meira AX CCC Barcelos
GDR Amigos de Urgezes AXDIDAXIS A

na competição “paralela” para as equipas eliminadas teremos ainda os seguintes jogos

CX João de Meira CXGDR Amigos Urgezes C
GDR Amigos de Urgezes BXCX João de Meira B
DIDAXIS BXAPAXES en passant

Boa sorte

Sem comentários: