terça-feira, 2 de abril de 2013

Carlsen vence o Torneio de Candidatos após uma ponta final “Hollywoodesca”

GM Magnus Carlsen (Noruega)

Carlsen-5

Este jovem com apenas 22 anos de idade é o próximo ‘Challenger’ ao título de Campeão Mundial de Xadrez

O jovem Norueguês Magnus Carlsen venceu o Torneio de Candidatos que se disputou em Londres e ganhou o direito de defrontar o actual Campeão do Mundo o Indiano Viswanathan Anand. 

Carlsen superou Vladimir Kramnik pela margem mais estreita que lhe foi conferida pelo 2º critério de desempate (maior nº de vitórias).

O Russo V. Kramnik teve uma performance espectaular na segunda metade deste evento ao ressuscitar na Páscoa, na 12ª ronda, ao assumir pela 1ª vez a liderança isolada a 2 rondas do fim. Porém empatou na 13ª e penúltima ronda voltando a ser alcançado pelo Norueguês que passou a beneficiar de melhor desempate.

Na última ronda (14ª) Kramnik teria de realizar melhor resultado que o seu rival, ou seja, se Carlsen empatasse teria de ganhar ou no caso deste perder bastar-lhe-ia o empate. Carlsen, todavia, dependia apenas de si próprio pois se ganhasse seria automaticamente o vencedor.

Inacreditavelmente e para surpresa de todos, perderam os dois o que deu um contorno bizarro e, de certo modo, dramático e Hollywoodesco à ponta final deste Torneio que foi considerado pelos especialistas da modalidade como sendo o mais forte Torneio de Candidatos da história do Xadrez.   

Aguardemos agora pelo tão desejado Match V. Anand vs M. Carlsen.


Oimage
* Poderá seguir as análises do GM Daniel King aos jogos da 12ª ronda entre Aronian vs Kramnik e Carlsen vs Ivanchuk acedendo a: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pWrfjYKegZU 

1 comentário:

Anónimo disse...

Por acaso foi mesmo dramático. Eu segui em directo às três últimas jornadas e foi mesmo de tirar o fôlego.
O Ivanchuck complicou as contas todas: primeiro ao ganhar ao Carlsen de pretas (já nem me lembro quando foi a última vez que o Carlsen perdeu de brancas) e depois, na última ronda, ao impor a derrota a Kramnik, depois de ter o jogo praticamente perdido por causa do tempo.
No Domingo tivemos ainda a possibilidade de ver o espírito de luta do Carlsen que, depois de mais de 7 horas a disputar um jogo empatadíssimo com o Radjabov, lá conseguiu a vitória que lhe permitiu igualar o Kramnik e obter o melhor desempate.
Enfim, já não me lembro dum torneio assim: muito disputado e quase sem os tais "empates da treta".
Por mim, o Carlsen é um justo vencedor e, tendo em conta que é o líder do ranking FIDE há imenso tempo, com um ELO que não deixa dúvidas a ninguém, não se pode contestar que merece esta hipótese de disputar o título de campeão mundial.