quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Barcelos – torneio de encerramento da ação de formação de monitores

 

cartaz

Decorreu no passado Sábado, 13 de Novembro, em Barcelos no pavilhão municipal de Barcelos, um torneio de xadrez, promovido pela AXDB e o Município de Barcelos, que encerrou a ação de formação de monitores de xadrez que decorreu em Barcelos, orientada por Eduardo Viana.

O torneio de partidas semi-rápidas, 15 minutos por atleta, 6 sessões, teve a participação de 28 atletas, em representação de 4 clubes.

Eduardo Viana arbitrou o torneio e a dirigir a prova esteve Fernando Costa, Presidente da Direção da AXDB.

 

Foi uma tarde bem passada, num torneio que apenas pretendia homenagear os participantes no curso de formação de monitores de xadrez, e que decorreu num ambiente diferente daqueles a que o xadrez está habituado. Realizado no pavilhão Municipal de Barcelos, tivemos por companhia a claque do Hóquei de Barcelos, que cumpria na perfeição a missão de apoiar e incentivar a sua equipa no jogo que a mesma ao final da tarde realizou. Não faz mal, é bom que de vez em quando o xadrez saia da solidão e isolamento a que se devota, por motivos óbvios claro, e experimente o “mundo real”, aquele em que se canta, grita, “xinga”, enfim por todas as as formas possíveis e imagináveis  incentiva-se a equipa do nosso coração. (uma experiencia a realizar num jogo de equipas em Urgezes, com vuvuzelas e tudo). Ninguém se queixou, a gente aguentou ali firmes e hirtos, e ganhou quem tinha de ganhar e perdeu quem tinha de perder (eu fiquei em 1º lugar no clube)

 

Na prova estiveram 5 atletas em representação do nosso clube, com as seguintes classificações

Joaquim Machado

8º lugar – 4 pontos

mais uma prova fantástica deste jovem atleta, que mesmo já não não sendo uma surpresa para ninguém os resultados que alcança, não deixa de nos maravilhar com as suas performances no tabuleiro.

Parabéns, foi “só” o 1º atleta do clube…

(este jovem, podia ter ido ainda mais longe, não fosse a “traição” de um colega de clube que se lembrou de lhe telefonar a meio de um jogo, paciência…)
   
Francisco Ribeiro

9º lugar – 4 pontos

1º lugar no escalão de sub-12.

O Francisco também já não surpreende ninguém, sabemos o seu valor e ele vai acumulando troféus por onde passa.
(pena não ter sido o 1º atleta do clube, mas a concorrência era muito forte Sorriso )
   
João Alves

12º lugar – 3,5 pontos

Depois do grande jogo da véspera (também em Barcelos), o João confirmou a boa forma que atravessa. Uma boa prestação na prova que fez dele  o 3º classificado no escalão sub-12.
(até podia ter sido o 1º do clube… se não estivesse lá “o outro” Sorriso )
   
João Ribeiro

13º lugar – 3 pontos

2º classificado escalão sub-18

O João vai lutando por um lugar no xadrez, começou há pouco tempo mas já vai mostrando um pouco do que pode ainda fazer

(também não ficou em 1º do clube Sorriso , não era fácil)
   
Joana Machado

21º lugar – 2,5 pontos

2º lugar escalão sub-10, 2º lugar feminino em igualdade pontual com a 1ª classificada (mas também não foi a 1ª do clube….)

A Joana jogou bem , mas pode fazer mais e melhor, tem é de se esforçar um pouco mais.

Força Joana o clube conta contigo

Por escalões os troféus foram assim distribuídos

Sub-08 – Joana Machado (a Joana prefere que digam que recebeu o troféu de 2º sub10)

Sub-10 – Hugo Sousa – CX João de Meira

Sub-12 – Francisco Ribeiro

Sub-14 – Alfredo Sousa – CCC Barcelos

Sub-16 – Diogo Martins – CCC Barcelos

Sub-18 – Adriano Macedo – CCC Barcelos

Sub-20 – Carlos Fitas – CCC Barcelos

Por equipas o troféu foi para a equipa da casa o CCC Barcelos, que a jogar em casa foi a que melhor se conseguiu adaptar “às condições do terreno”

CCC Barcelos 18.5
CX João de Meira 14
GDR Amigos de Urgezes 14

O grande vencedor do torneio foi o atleta do CX João de Meira, José Monteiro, com 5 pontos em 6 possíveis, em igualdade pontual terminou o atleta da casa Carlos Fitas, e a completar o pódio, com 4,5 pontos ficou José Cruz também ele do CCC Barcelos.

A fotos de todos os atletas do pódio com Carlos Fitas a erguer o troféu de 1º classificado por equipas

Foi acima de tudo uma tarde bem passada.

Os parabéns ao Município de Barcelos pela iniciativa, que esperamos agora dê frutos na sua continuidade. Uma palavra de agradecimento e reconhecimento ao CCC Barcelos, sempre o Filipe Costa, que esteve sempre na retaguarda da organização deste evento (tenho quase a certeza que a claque é da responsabilidade do CCCB também) e de toda a ação de formação que decorreu nas suas instalações.

Parabéns à Associação de Xadrez do Distrito de Braga, que vai desta forma cumprindo a sua missão de difundir e alargar a todos os Concelhos do Distrito de Braga a pratica do jogo de xadrez.

1 comentário:

Francisco Ribeiro disse...

parabems equipa mas principalmente para mim.