sábado, 29 de junho de 2013

Khamrakulov vencedor de 2 edições anteriores ainda não levantou a cabeça

O GM Uzebeque Ibragim Khamrakulov continua a ser a grande desilusão deste evento. Lembramos que na última edição deste torneio ele foi Rei e Senhor. Agora, segue, provisoriamente, na 16ª posição da classificação geral estando com menos 1,5 pt em relação ao líder que é Alexey Strikovic.  Ibragim perdeu na 3ª ronda contra David Gomez, empatando nsa 4ª e 6ª rondas, respectivamente contra Luis Santos Segura e Adrian Leranoz Zabalza. Hhamrakulov tem 2484 de Elo Internacional mas a sua performance actual é de apenas 2137 !

Na 7ª ronda foi interessante de seguir a partida que se jogou na mesa 1 entre o MI de Ferrol, Diego Guerra, e o líder Aleksa Strikovic. O sérvio sacrificou um peão para conseguir activar a posição ficando com Bispos de cores distintas aumentando a pressão sobre o seu adversário que viria a ser forçado a devolver o ganho material ficando em inferioridade posicional. 
Strikovic é agora o grande favorito pois só depende de si e até um empate na 8ª jornada poderá não ser mau.

Pablo Garcia e o sérvio Paunovic são agora os perseguidores do líder com menos 1/2 pt e espreitam qualquer escorregadela deste.   

Faltando apenas duas rondas para o término do campeonato muita coisa ainda está em jogo e muitas surpresas poderão ainda acontecer.

Poderá seguir as principais partidas deste Torneio acedendo aqui

GM David Lariño (Elo; 2501)

David Lariño Este era um dos fortes candidatos, no início do torneio, a vencer esta edição mas ao perder na 5ª ronda contra o líder e na 7ª ronda contra o MI Pablo Garcia hipotecou as suas possibilidades.

Armando da Silva (à dir.) -  (POR – Elo: 2006) 

Armando da silva de sousa Armando da Silva, que vive há alguns anos em Espanha,  começou mal neste torneio mas tem vindo, passo a passo, a confirmar a sua qualidade de xadrezista sendo o melhor português com 4 pontos.

Fernando Pinho (POR – Elo: 1900)

fernandopinho-2013Fernando Pinho com (3V 2= e 2 D) tem 4 pontos estando a fazer um torneio ao seu nível.

1 comentário:

João Sequeira disse...

Não podemos estar sempre em alta :P
Muito bom trabalho de jornalismo Sr Viana, boas publicações