terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Xadrez as Leis do Jogo – Artº 8º – Apêndice E


Artº 8º – Anotação dos lances


Apêndice E - Anotação Algébrica



A FIDE reconhece para as suas provas oficiais apenas um sistema de anotação, o sistema algébrico, e recomenda o seu uso também para a literatura xadrezística e publicações periódicas.
Registos de partida com outra anotação que não seja a algébrica, não podem ser usados como prova nos casos em que normalmente o registo de partida de um jogador é usado para tal propósito. O árbitro que observe um jogador a utilizar outro sistema de anotação que não seja o algébrico, deverá alertá-lo sobre a referida exigência.


Descrição do Sistema Algébrico


E.1 Nesta descrição ‘peça’ significa qualquer peça, excepto peão.


E.2 Cada peça é indicada pela primeira letra, maiúscula, do seu nome. Exemplo:


R = rei;


D = dama;


T = torre;


B = bispo;


C = cavalo



(Em inglês, respectivamente K, Q, R, B, N)


E.3 Para a primeira letra do nome da peça, o jogador é livre de usar a primeira letra do nome como é normalmente usado no seu país.


Exemplo:


F = fou (Francês para bispo), L = loper (Holandês para bispo).
Em literatura e publicações periódicas, recomenda-se o uso de figuras para representar as peças.


E.4 Os peões não são indicados pela sua primeira letra, mas são reconhecidos pela ausência da mesma.


Exemplo: e5, d4, a5.


E.5 As oito colunas (da esquerda para direita para as brancas e da direita para esquerda para as pretas) são indicadas pelas letras
minúsculas a, b, c, d, e, f, g, h, respectivamente.


E.6 As oito linhas (de baixo para cima para o jogador das Brancas e de cima para baixo para o jogador das Pretas) são numeradas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, respectivamente.
Consequentemente, na posição inicial as peças brancas são colocadas na primeira e segunda linhas, e as peças pretas na oitava e sétima linhas.


E.7 Como consequência das Regras anteriores, cada uma das 64 casas é invariavelmente indicada por uma única combinação de uma letra com um número.

E.8 Cada lance de uma peça é indicado (a) pela primeira letra do nome da peça em questão e (b) a casa de chegada. Não há hífen entre (a) e (b).


Exemplos: Be5, Cf3, Td1.



No caso dos peões, apenas a casa de chegada é indicada.


Exemplos: e5, d4, a5.


E.9 Quando uma peça faz uma captura, um ‘x’ é inserido entre (a) a letra do nome da peça em questão e (b) a casa de chegada.



Exemplos: Bxe5, Cxf3, Txd1.



Quando o peão faz uma captura, tem de ser indicada a coluna de saída, seguida por um ‘x’.


Exemplos: dxe5, gxf3, axb5.


No caso de uma captura ‘en passant’, a casa de destino é mencionada indicando onde o peão ficou e as letras ‘e.p.’ são acrescentadas à anotação.



Exemplo: exd6 e.p. .


E.10 Se duas peças idênticas podem ir para a mesma casa, a peça que é movida é indicada como segue:
1. Se ambas as peças estão na mesma linha: por (a) a letra do nome da peça, (b) a coluna da casa de saída, e (c) a casa de chegada;
2. Se as duas peças estão na mesma coluna: por (a) a letra do nome a peça, (b) a linha da casa de saída, e (c) a casa de chegada;
3. Se as peças estão em diferentes colunas e linhas, o método (1) é preferível. No caso de uma captura, um ‘x’ tem de ser acrescentado entre (b) e (c).



Exemplos:



Há dois cavalos, nas casas g1 e e1, e um deles move-se para a casa f3: anota-se Cgf3 ou Cef3, conforme o caso.
Há dois cavalos, nas casas g5 e g1, e um deles move-se para a casa f3: anota-se C5f3 ou C1f3, conforme o caso.
Há dois cavalos, nas casas h2 e d4, e um deles move-se para a casa f3: anota-se Chf3 ou Cdf3, conforme o caso.
Se acontece uma captura na casa f3, os exemplos prévios são mudados pelo acréscimo de um ‘x’: 1) ou Cgxf3 ou Cexf3, 2) ou C5xf3 ou C1xf3, 3) ou Chxf3 ou Cdxf3, conforme o caso.


E.11 Se dois peões podem capturar a mesma peça do adversário, o peão que se moveu é indicado por (a) a letra da coluna de saída, (b) um ‘x’, (c) a casa de chegada.


Exemplo:
se há peões brancos nas casas c4 e e4 e uma peça preta em d5, a anotação do lance branco é ou cxd5 ou exd5, conforme o caso.


E.12 No caso de uma promoção de peão, o lance de peão é indicado, seguido imediatamente pela primeira letra da nova peça.


Exemplos:
d8D, f8C, b1B, g1T.


E.13 A oferta de empate deve ser sinalizada como (=).



Abreviaturas essenciais:
0-0 roque com torre h1 ou torre h8 (roque pequeno)
0-0-0 roque com torre a1 ou torre a8 (roque grande)
x captura
+ check
++ ou # xeque-mate
e.p. captura ‘en passant’


Exemplo de partida:
1. e4 e5
2. Cf3 Cf6
3. d4 exd4
4. e5 Ce4
5. Dxd4 d5
6. exd6 e.p. Cxd6
7. Bg5 Cc6
8. De3+ Be7
9. Cbd2 0-0
10. 0-0-0 Te8
11. Rb1(=)


No seguimento da última publicação no blog das Regras do Jogo de Xadrez da FIDE, apresento aqui o Apêndice E, que nos mostra como a anotação dos lances da partida devem ser feitos. Como já anteriormente tinha referido, e o Vítor Costa (grande responsável pela publicação das partidas no blog) reafirmou no seu comentário, é por vezes extremamente difícil, e em muitos casos, mesmo impossível, fazer a reconstituição da partida, através da folha de anotação dos lances. Agradeço uma leitura atenta deste artigo 8º e respectivo apêndice E, e chamo particularmente à atenção de todos quantos trabalham com os jovens, pois quanto mais cedo a aprendizagem correcta das anotações for implementada, mais fácil a mesma se torna para o jogador.


PS. dificuldades técnicas impediram a saída deste “post”, na última 3ª-feira. Tentarei retomar a sua publicação semanal, certo de que a alguém a leitura da mesma trará com certeza proveitos.

Sem comentários: