sexta-feira, 15 de maio de 2009

Swissmanager – manual em Português

Da autoria de Eduardo Viana, Xadrezista do clube AMAS, membro da Direcção da AXDB (tesoureiro) e responsável pelo Centro de Formação AXDB,

AXDB - formação swissmanager

já está disponível em Português o manual do programa de emparceiramentos Swissmanager.

O download do mesmo pode ser feito aqui. O Sr. Eduardo Viana, deixa a todos um pedido, para no caso de entenderem que alguma alteração deva ser feita, o contactarem pessoalmente ou através da AXDB.

Ao Sr Eduardo Viana, deixamos aqui os parabéns e um grande obrigado pela obra, que estamos certos irá servir toda a comunidade xadrezista de língua Portuguesa.

A tradução e colocação do manual do Swissmanager na página oficial do programa para download, da autoria de um elemento da AXDB, é concerteza motivo de orgulho para todo o Distrito de Braga.

7 comentários:

Miquinhas disse...

Eduardo Viana! Um senhor, sem dúvida.
O meu obrigado ao Sr. Viana por este manual, mas também, e acima de tudo, pelo seu grande contributo para o desenvolvimento do xadrez no distrito!
Um abraço.

Paulo Topa disse...

Boa. É assim mesmo. Apesar de conseguir ler bem o inglês, é sempre mais fácil ler em português. Por outro lado, é mais uma ajuda para o desenvolvimento do xadrez em Portugal (e no mundo lusófono).

Obrigado:
Paulo Topa

P.S. - Não era havia a possibilidade da Federação fornecer o número da licença aos clubes?

Anónimo disse...

Caro Paulo, posso estar enganado, mas a ideia que tenho é que a FPX disponibiliza a licença a todos os clubes. Acho que apenas é necessário solicitar por email.
Se estiver enganado, por favor, alguém me corrija, para eu me penitenciar (batendo com a cabeça na parede, por exemplo!).

Eduardo Viana disse...

Esta foi uma das oportunidades que tive para poder servir, de forma diferente, uma modalidade que tanto adoro. O mérito terá, também, de ser partilhado pelos restantes membros da AXDB que me desafiaram para este projecto participando activamente nas acções de formação. Deixo também uma palavra de apreço ao Mamede Diogo, da A.X.Leiria, pela colaboração prestada sempre que tinha dúvidas.

Quanto à questão colocada da cedência da password informo que a FPX adquiriu uma licença para organizar as provas oficiais e outros torneios sob a sua égide, nomeadamente os campeonatos nacionais e as provas distritais federadas tendo para esse efeito cedido a respectiva password às Associações distritais. Por isso, os Torneios particulares organizados pelos clubes fora do âmbito oficial carecem de uma licença pois o programa Swiss-manager está protegido pela lei de direitos de autor e pelos tratados internacionais. A reprodução ou distribuição não autorizada deste programa, ou parte dele, é uma violação da lei.
A utilização do programa carece de uma licença específica que poderá ser adquirida através do seguinte endereço: h.herzog@swiss-manager.at

Eduardo Viana

Anónimo disse...

Pelos vistos, eu estava errado. Agradeço ao Sr. Viana por ter esclarecido esta questão das licenças.

Paulo Topa disse...

Boa tarde.

Obrigado pelo esclarecimento relativamente à password. Contudo, ainda fiquei com algumas dúvidas:

1 - Se um clube organiza uma preliminar de um distrital, por exemplo, tem direito a utilizar essa password, certo?

2 - Se um clube organiza um torneio que seja "oficializadas" e que, por exemplo, e que conte para Elo FPX e FIDE, tem direito a utilizar a password?

Desculpe o incómodo e até me parece que isto pode estar a sair do âmbito do comentário.

Eduardo Viana disse...

Atendendo a que os torneios a contar para Elo FPX/FIDE são torneios oficializados os clubes podem pedir directamente à FPX uma password para esse efeito.

Eduardo Viana