terça-feira, 14 de outubro de 2008

Campeonato do Mundo - Jogo 1 (Em directo)

Poderá acompanhar aqui, em directo, a 1ª partida entre Kramnik e Anand. A transmissão começa às 14h30.





Todas as informações em http://www.uep-worldchess.com/

11 comentários:

Miquinhas disse...

E cá está o primeiro empate! Vamos ver o que nos traz o jogo de amanhã.

Anónimo disse...

se o Anand jogar e4, muito provavelmente outro empate com a Petroff

Abraço
Miguel Pires

Anónimo disse...

Ah esto é só o começo,vão ver p'ra aí na 5ª jornada o Kramnik a dar a volta ao Anand se jogar a abertura espanhola ou a portuguesa.
Um Abraço

Miquinhas disse...

Essa da portuguesa era muito boa! Mas não me parece. Quanto à espanhola... basta apenas que o Kramnik jogue e4 (o que acho difícil). Ele só costuma jogar d4.

Carlos disse...

Sim, ver o Kramnik a jogar a portuguesa iria ser muito bom, mas também não me parace que o vá fazer, talvez no ultimo jogo... Quanto ao jogo, na minha opinião isso foi um empate já pensado antes, pelo a forma como o jogo decorreu, começaram muito cedo a trocar peças, se bem que o peão para e4 na 20ªjogada achei mal jogado, podia ter sido aquele peão que desse a vitória ao Kramnik, visto que depois da troca as pretas recuperam o peão perdido...

Anónimo disse...

Carlos acho e4 (independetemente do jogo vir a acabar empatado) era a melhor tentativa isto porque cria 2 peões centrais e controla c1
Mesmo com 1 peão de vantagem, e não jogando e4 , as brancas não conseguem progredir porque temos bispos de cor contrarias. Também não vejo que jogarião as brancas em vez de e4, Talvez Rf2? Se fosse isso as negras tarião também o rei para a frente. Segundo os GMs e depois de 15 lances de livro ja se sabia o resultado (a não ser que alguém mete-se agua)
Qual seria a tua jogada em vez de e4?

Cumprimentos
Miguel Pires

Joaquim Machado disse...

Para começar, parabéns ao Vitor, por nos proporcionar este momento, em que foi possivel assistir ao encontro, em directo e aqui no nosso blog. Espero que seja para continuar e que quem possa efectivamente aqui estar durante a partida, vá colocando a sua opinião sobre o lance seguinte.

Sobre o jogo... 1/2 - 1/2, um empate.
Na minha "análise" ao mesmo, a partir do 9º lance assiste-se a uns movimentos invulgares, e talvez premonitórios, em que se vê os jogadores a trocarem peças desenfreadamente, sem que disso retirem qualquer tipo de vantagem aparente. Pelos jogos que vou vendo, com jogadores de bom nivel, mas uns pontos abaixo destes dois, e diria mesmo com menos uns 1000 pontos de elo, raramente os vejo trocarem as peças desta forma, a menos que...
o objectivo seja o empate.

Uma analogia da minha parte com o futebol.
Grandes jogos com equipas muito iguais, e principalmente em finais, resolvem-se muitas das vezes nos penalties, porque nenhuma das duas equipas quer correr riscos, já se sabe que um erro durante o jogo, é por norma aproveitado pelo adversário para fazer o golo. Terá tambem aqui existido um respeito e receio mutuos?
Outra situação normal no futebol, (e continuo a falar no futebol, para que se possa melhor entender o que se passou hoje), os primeiros 15 minutos de jogo servem normalmente para avaliar o poder do adversário.

Será que hoje o jogo serviu para se estudarem mutuamente, e poderem aquilatar do momento de forma um do outro?
Esperemos pelo/pelos próximo/s jogos.

Sempre ouvi dizer que o Xadrez é um jogo muito paciente e de muita paciencia (uma das razões que faz de mim o jogador que sou), recordo que o "match" contempla 12 jogos.

Cumprimentos
Joaquim Machado

ps. como habitual no fim ficaram os bispos...
ps 2. tambem estou curioso sobre a sugestão do Carlos.

Carlos disse...

Desculpem ter-me atrasado a responder, mas não tive oportunidade de estar na internet o dia todo.

Na minha opinião, as brancas deveriam ter jogado Rf2, caso as pretas jogassem Rf7 as brancas jogariam Ta-d1 para depois progredirem com o peão para e4...

Anónimo disse...

Bom vamos la então, se Rf2 as negras têm o Tc2!+ Se Te2 Troca torres e é está tudo igualado.

Que jogavas tu depois?

Abraço
Miguel Pires

ps: se ...Rf7; Tad1 Tc2; Te2 Re7; Tdd2 Rd7; Txc2 Txc2; Txc2 Bxc2 e parece que fica tudo igual

Carlos disse...

Ora bem, depois de Tc2!+, eu jogaria Rg3

Anónimo disse...

eu jogaria Tb2 (com ideia de dobrar as torres na 2 linha)
e se Tec1 Txc1 Txc1 Txa2 Tc8+ Rf7 e na sei o que podes levar mais daqui

Que dizes?

Abraço
Miguel Pires