segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Campeonato Mundo - Jogo 10 (Em directo)

A partir das 14h00, poderá acompanhar aqui, em directo, a 10ª partida entre Kramnik e Anand.



10 comentários:

Anónimo disse...

KRAMNIK!!!!!!!!!
Ele agora vai ganhar os restantes jogos, e ira ser WCH!

Anónimo disse...

Alguem ja perdeu algum tempo em pensar o porquê do Anand ter estado em dificuldades nestes 2 ultimos jogos???

Hummm...

Abraço
Miguel Pires

Anónimo disse...

Talvez por excesso de confiança?

Anónimo disse...

Ou talvez porque os organizadores terião que devolver uma batelada de dinheiro às pessoas que compraram os bilhetes para os 2 ultimos jogos (muita gente comprou antecipadamente)!!

Abraço
Miguel Pires

PS: Eu li/ouvi qualquer coisa sobre a devolução do dinheiro mas nao sei onde, na sei se foi no "foidos".

Miquinhas disse...

Não deixava de ter piada se o Kramnik conseguisse ganhar o próximo jogo (o Anand perder de brancas seria uma coisa muito rara!).
Seja como for, isto sempre anima um bocadinho as coisas.
Já agora, Miguel tens alguma ideia que explique as dificuldades do Anand? Já agora, como esteve o movimento do Kramnik para fora da área de jogo?

Anónimo disse...

eu acho que a justificacao das dificuldades e o pensar que ja esta ganho o match e tambem a questao da organizao.. no xadrez tambem existem os jogos combinados nao e??
e este acabou muito cedo a meu ver.
Cumps,
Carlos Novais

Joaquim Machado disse...

Vitória esquisita no mínimo...
Tudo bem que o Anand ia perder o bispo, mas julgo que pela vantagem que tem, devia ter discutido mais o jogo.
Alguém sabe como estava de tempo?
Ou foi uma vitória para dar o ponto de honra ao Kramnik, e/ou prolongar o torneio por mais ou dois jogos?

Cumprimentos
Joaquim Machado

Anónimo disse...

Ora bem,
Respondendo ao Vitor, o Kramnik, Hoje, Pelo que pude ver saiu pouco da mesa, ontem saiu bastante mais.
Quanto as dificuldades do Anand, ou é excesso de confiança ou o match tinha que continuar. Bom eu não acho que seja pelo match ter que continuar, ainda que no Domingo o Seirawan tenha falado neste assunto(lembro me agora onde foi que ouvi isto) è só fazer as contas, segundo sei são mais de 400 lugares ao vivo a 35€. Se não realizarem tem que devolver o dinheiro. Ele falava nisto enquanto divagava sobre o quanto é dificil organizar uma cena destas.
Quanto ao ter acabado muito rapido Senhor Machado, amanha digo-lhe porque vou ouvir a conferencia de imprensa de hoje. Ja agora vou perguntar ao Seirawan o porque das subitas dificuldades do Anand. Isto já aconteceu uma vez entre os 2 primeiro K' (ora descubram quem são). No seu primeiro match um deles chegou rapidamente aos 5-0 ou 5-1 e não conseguiu ganhar mais (so contavam as vitorias). Segundo sei o segundo K libertou-se da pressão e começou a jogar mais confiante, afinal nada tinha a perder!

Amanha dou as respostas possiveis

Abraço,
Miguel Pires

PS: DEscubram la quem são os mens

Miquinhas disse...

Quanto aos Ks, falas certamente do match entre o Karpov e o Kasparov. O Karpov tinha fama de ser o homem apoiado pelo regime soviético e as coisas estavam a correr-lhe de feição no início do match. O problema é que, de repente, o génio do novato (Kasparov) libertou-se e não havia nada a fazer! Mesmo com adiamentos para (supostamente) o "velhote" (Karpov) poder descansar e tentar recuperar!
Foi o único match entre os dois em que o Karpov chegou a pensar que podia ganhar... a partir daí é o que todos sabemos, com o Kasparov a passear a sua classe.
Quanto a este match: espero bem que não haja nada combinado para levar o match até ao último jogo. Isso era muito mau para o xadrez.
No match entre o Kramnik e o Topalov foi a confusão com o WC, espero que agora não arranjem nenhuma novela nova que venha estragar este Campeonato do Mundo.
Quero acreditar que esta vitória se deve a uma melhoria no jogo do Kramnik. Quero acreditar que ele entrou tarde no match, mas que agora está a dar o litro para merecer o elevado montante monetário que vai receber. E continuo a pensar que seria excelente se ele conseguisse ganhar o próximo jogo (sem haver qualquer tipo de factor estranho).
Ficamos todos a aguardar as novidades do caríssimo Miguel Pires que, certamente, nos dará mais pormenores do que for dito na tal conferência de imprensa.

Anónimo disse...

Correcto, os 2 primeiros K's são Kasparov e o Karpov. Acabei à pouco de ler a historia dos 2 primeiros matchs (a versão do Kasparov), é impressionante a quantidade de politiquisse envolvida. Os sovieticos fizeram de tudo para evitar o match. Proibiram o Kasparov de jogar as "meias finais" e o Smyslov também. Acontece que Campones conseguiu um acordo qualquer com os sovieticos, tendo estes pago enormes quantias aos organizadores dos matchs não realizados e aos jogadores. O engraçado é que o "traidor" Korcnoi aceitou de bom grado o dinheiro dos sovieticos e a realização do match com o Kasparov (que perdeu mas ao menos mostrou que era um Senhor, uma vez que tinha boas hipoteses de ir jogar outra vez pelo titulo, exigiu também o fim das represalias por parte dos sovietios para consigo que não lhe permitiam jogar os bons torneios).
Depois da vitoria nas meias finais e na final, Kasparov pensava que ia directo para o match do campeonato do mundo, mas apercebeu-se da politiquisse. Viagens constantes entre Baku e Moscovo, cartas a todos os poderosos do regime, ate que la conseguiu (mas a preparação não foi a desejada). Durante esse match, onde foram jogados 48 jogos, Kasparov teve que lidar na parte final, com coisas extra xadrez.
Na conferencia de imprensa (quando o match foi terminado), enquanto Campones (o entao presidente da Fide) anunciava que o match ia ser interrompido, para o bem da saude dos jogadores (Kasparov na reunião que antecedeu esta decisão disse que sentia bem e não tinha problema em continuar, enquanto que Karpov não assumia quando aceitaria retomar o Jogo) que o match ficaria sem resultado!! Karpov por tras da cortina perguntava a alguem que estava na mesa da conferencia de imprensa, o que é que o Campones estava a dizer, uma ves que não era o combinado. Depois Karpov entra e depois de responder a uma pergunta ou duas, diz que deveriam ouvir Kasparov, um grande erro, uma vez que este sob ao palanque e descasca em toda a gente até ser mandado calar por um ministro sovietico.

Bom podemos estar a ver um pouco do que aconteceu a Karpov neste match, o adversario soltou-se e ele não consegue concretizar.

O que acho estranho foi Falaram disto durante o jogo de Domingo, e nestes 2 jogos Anand estar em maus lençois. É certo que Anand não estava de bom humor na conferencia de imprensa, mas, bom safou-se. No jogo de hoje perde muito material para aguentar (pode não ser so o bispo) e provavelmente achou por bem não passar vergonha.

Quanto as resposta claro que porei ca, nao amanha mas na quarta (o site amanha está fechado), bem como os comentarios dos comentadores (Seirawan e o espanhol) sobre o assunto.

Abraço
Miguel Pires