terça-feira, 7 de outubro de 2008

Xadrez - As Leis do jogo - Artº 2º e 3º

 

Artº 2 - A posição inicial das peças no tabuleiro

2.1 O tabuleiro de xadrez é composto de uma rede de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (‘casas brancas’) e escuras (‘casas pretas’).
O tabuleiro é colocado entre os jogadores de tal forma que a casa do canto mais próximo, à direita de cada jogador, seja branca.

2.2 No início da partida, um jogador tem 16 peças de cor clara (as ‘peças brancas’); o outro tem 16 peças de cor escura (as ‘peças pretas’).
Essas peças são as seguintes:
Um rei branco,
Uma dama branca, 
Duas torres brancas,
Dois bispos brancos, 
Dois cavalos brancos, 
Oito peões brancos,
Um rei preto,
Uma dama preta,
Duas torres pretas, 
Dois bispos pretos, 
Dois cavalos pretos, 
Oito peões pretos

2.3 A posição inicial das peças no tabuleiro é a seguinte:

tabuleiro de xadrez

2.4 As oito casas dispostas na vertical, chamam-se ‘coluna’.
As oito casas dispostas na horizontal, chamam-se ‘linha’.
As casas da mesma cor, unidas pelos seus cantos e formando uma recta, chamam-se ‘diagonal’.

 

Nada complicado este 2º artigo, limita-se a apresentar as peças do jogo de xadrez, e a sua colocação inicial. Por esse motivo avanço já esta semana para o 3º artigo, que se limita tambem a explicar o movimento das peças.

 

Artº 3 - O movimento das peças

3.1 Não é permitido mover uma peça para uma casa já ocupada por outra peça da mesma cor. Se uma peça for movida para uma casa já ocupada por uma peça do adversário, esta é capturada e retirada do tabuleiro, como parte do mesmo movimento.
Diz-se que uma peça está a atacar uma peça do adversário se puder capturar naquela casa, de acordo com os Artigos 3.2 a 3.8.
Considera-se que uma peça ataca uma casa, mesmo que esteja impedida de ser movida para essa casa, porque deixaria ou colocaria o seu próprio rei sob ataque.

3.2 O bispo pode mover-se para qualquer casa ao longo da diagonal que ocupa.

 image

3.3 A torre pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna ou linha que ocupa.

image

3.4 A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, linha ou diagonal que ocupa.

image

3.5 Ao fazer esses movimentos, o bispo, a torre ou a dama não podem saltar sobre qualquer peça que esteja no seu caminho.

3.6 O cavalo move-se para uma das casas mais próxima em relação à qual ocupa, não estando na mesma coluna, linha ou diagonal.

image

3.7

a. O peão pode-se mover para a casa não ocupada imediatamente à sua frente e ao longo da coluna, ou
b. no seu primeiro lance o peão pode mover-se como em (a), ou pode avançar duas casas na mesma coluna, desde que estejam ambas desocupadas, ou

c. o peão pode mover-se para uma casa ocupada por uma peça do adversário, que esteja diagonalmente à sua frente, na coluna adjacente, capturando a peça.

image

d. Um peão atacando uma casa atravessada pelo peão do adversário que acaba de avançar duas casas no seu primeiro lance, pode capturar esse peão como se este tivesse avançado apenas uma casa. Esta captura só é legal no movimento imediato após o referido avanço e chama-se captura ‘en passant’.

image

e. Quando o peão chega à última casa da sua coluna tem de ser trocado, como parte da mesma jogada, por uma nova dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor. A escolha do jogador não está restrita a peças já capturadas na partida. A troca de um peão por outra peça chama-se ‘promoção’ e o efeito da nova peça é imediato.

3.8 Há duas formas diferentes de mover o rei:
i. movendo-o para qualquer casa vizinha não atacada por uma ou mais peças do adversário;

image

ou
ii. ‘rocando’. Este é um movimento do rei e de uma das torres da mesma cor na mesma linha, contando como um único lance de rei e executado da seguinte forma: o rei é transferido da sua casa original para duas casas em direcção à torre; em seguida, a torre é transferida para a casa que o rei acabou de atravessar.

image

(1) O jogador perde direito ao roque:
a. se o rei já foi movido, ou
b. com uma torre que já tenha sido movida
(2) O roque não é permitido temporariamente:
a. se a casa que o rei ocupa, a casa pela qual tem de passar, ou a casa que ele passará a ocupar, estiverem atacadas por uma ou mais peças do adversário;
b. se houver alguma peça entre o rei e a torre com a qual o roque será efectuado.

3.9 O rei está em ‘xeque’ se estiver atacado por uma ou mais peças do adversário mesmo que tais peças estejam cravadas, ou seja, impedidas de sair daquela casa, porque deixariam ou colocariam o seu próprio rei em xeque. Nenhuma peça pode ser movida de modo que exponha ou deixe o rei da mesma cor em xeque.

 

Muito simples e fácil de entender este 3º artigos das regras de xadrez. Saliento um ou dois pontos, começando pelo pormenor do movimento do cavalo, esqueçam o (uma casa para o lado e duas para a frente) ou (duas casas para a frente e uma para o lado), o movimento do cavalo como puderam ler é; "O cavalo move-se para uma das casas mais próxima em relação à qual ocupa, não estando na mesma coluna, linha ou diagonal.", interessante... Saliento tambem a alinea d do ponto 3.7, que explica o movimento de tomar o peão "en passant", ou como mais vulgarmente é designado "comer à passagem". O ponto 3.8 define o roque, como pode ser feito e como deixa de o poder ser, e o ponto 3.9 esclarece uma duvida interessante, o pormenor da peça cravada que dá cheque, como podemos ler apesar de a mesma não se poder movimentar o ataque ao Rei é considerado válido.

4 comentários:

Anónimo disse...

deveria ser "tomar na passagem"

Ass.:

aipoisé

;P :)

Anónimo disse...

Pois... isso vem no seguimento de "comer a dama", mas há pior pois há quem "coma o cavalo". :)

Anónimo disse...

Comer é para quem tem fome, tomar é para que tem sede. :) LOL

Joaquim Machado disse...

Meus caros... nada mais importante para mim existe, do que poder dissipar-vos as duvidas que em vós existem.
Atentemos no texto original da FIDE:
"It is not permitted to move a piece to a square occupied by a piece of the same colour. If a piece moves to a square occupied by an opponent`s piece the latter is captured and removed from the chessboard as part of the same move. A piece is said to attack an opponent`s piece if the piece could make a capture on that square according to Articles 3.2 to 3.8. A piece is considered to attack a square, even if such a piece is constrained from moving to that square because it would then leave or place the king of its own colour under attack."

Estamos sempre a tempo de aprender e mudar, portanto e como se pode ler, o termo correcto a aplicar é;
"capturar" a peça, quando movemos a nossa para uma casa ocupada por uma peça do adversário. Apenas o Rei não pode ser "capturado"

Cumprimentos
Joaquim Machado