terça-feira, 21 de outubro de 2008

Xadrez as Leis do Jogo - Artº 5º

Artº 5º O final da partida

5.1

a. A partida é ganha pelo jogador que der xeque-mate. Isto imediatamente termina a partida, desde que o lance que produziu a  posição de xeque-mate tenha sido legal.
b. A partida é ganha pelo jogador cujo adversário declara que  abandona. Isto imediatamente termina a partida.

5.2

a. A partida está empatada quando o jogador que tem a vez de  jogar não tem nenhum lance legal e o seu rei não está em xeque. Diz-se que a partida terminou com o ‘rei afogado’. Isto imediatamente termina a partida desde que o lance que produziu a posição de ‘rei afogado’ tenha sido legal.
b. A partida está empatada quando aparecer uma posição em que nenhum dos jogadores pode dar xeque-mate por qualquer sequência de lances legais. Diz-se que a partida terminou numa ‘posição morta’. Isto imediatamente termina a partida desde que o lance que produziu a posição tenha sido legal.
c. A partida está empatada mediante comum acordo entre os  jogadores, durante a partida. Isto imediatamente termina a partida. (ver Artigo 9.1)
d. A partida pode estar empatada se uma posição igual está por aparecer, ou apareceu no tabuleiro pelo menos três vezes. (ver Artigo 9.2)
e. A partida pode estar empatada se os últimos 50 lances consecutivos tiverem sido efectuados por ambos os jogadores sem que qualquer peão tenha sido movido e sem qualquer captura. (ver Artigo 9.3)

Em semana de Campeonato do Mundo, aparece-nos este 5º artigo das Regras de Xadrez, de leitura e compreensão fáceis e simples, dele podemos retirar o significado de "final de partida", quando a mesma termina.

Por xeque-mate, por abandono de um dos jogadores, por "posição empatada". Já tinha aparecido anteriormente esta situação, e aqui a podemos ler mais uma vez. Ponto 5.2 b., o mais simples e de mais fácil compreensão, quando não é possivel dar mate, por sequencia de lances legais, normalmente chamada de "falta de material para mate".

Podemos tambem logo no inicio, ponto 5.1 a. e b., ver quando a partida termina, e aqui, as regras dizem por exemplo, que se o jogador der xeque mate, e a bandeira do relógio cair, antes do mesmo ter carregado para finalizar o lance, o mesmo conta, porque a partida termina no momento em que o xeque-mate é dado. O mesmo se aplica por exemplo ao toque de um telemovel, após o referido xeque-mate. É neste caso o xeque-mate que manda e não a conclusão do lance.

Interessante tambem o 5.2 d., na maior parte dos casos associado ao chamado "mate perpétuo", mas que não passa da repetição de posição das peças no tabuleiro, por 3 vezes. Esta situação de repetição de posição, pode aparecer durante o jogo e não em lances seguidos. Ou seja, a 1ª posição pode aparecer por exemplo ao lance 21º, a 2ª ao 29º e a 3ª ao 34º (apenas exemplos), compete ao jogador chamar o árbitro para assinalar essa 3ª repetição, e ao árbitro analisar, se necessário em tabuleiro colocado para o efeito, e declarar o empate. Artº 9º, ponto 9.2 ( a ver mais á frente)

Sem comentários: