Hoje realizou-se o segundo jogo, com vitória (por tempo) de Veselin Topalov, num jogo muito emotivo, principalmente pela falta de tempo de Gata Kamsky (ao 15º lance já só tinha 15 minutos, ao 24º tinha menos de 2 minutos!).
Todas as informações em http://www.wccc2009.com/
2 comentários:
Gostava que o Kamsky tivesse mais tempo, porque queria ver o que isto dava.
Já agora, uma perguntinha para os árbitros: o Kamsky era obrigado a anotar, quando tinha menos de 5 minutos? Pelo que sei até ao 40º lance (pelo menos) não há incremento. Ver o homem com pouco tempo e ainda a ter de anotar, foi um bocado caricato.
Bom jogo. Peço a quem perceber um pouco disto, que me explique a abertura, tem lances raros de se ver.
Realmente é pena se o Kamsky, perdeu por tempo, mas as regras são mesmo assim. Julgo que é a falta de ritmo que lhe provoca esta perda. Gostei do jogo, já ontem tinha gostado.
É pena não podermos ver em directo, mas se organização não o permite, paciencia, eles lá saberão porquê. Havia "bilhetes" há venda para este jogo, a exemplo da final da época passada?
Em resposta ao Vitor, o artº 8º, ponto 4, diz o seguinte:
"8.4 Quando um jogador tiver menos de cinco minutos no seu relógio no decorrer de um período da partida e não receber bónus de 30 segundos ou mais após cada lance, ele não é
obrigado a atender aos requisitos do Artigo 8.1 (obriga há anotação dos lances). Imediatamente após a queda de uma das ‘setas’ o jogador tem de actualizar o seu registo de partida antes de fazer novo lance."
Ou seja, o jogador não é obrigado a anotar os lances, devendo fazê-lo logo após a queda da seta. Já vi no entanto, muitos jogadores em apuros de tempo, abdicarem do direito de não apontar os lances. Neste caso, e até porque as partidas são registadas na hora, não vejo o porquê de o Kamsky o ter feito.
Amanhã há mais, e temos o inicio do torneio "Ciudad de linares", pode que as partidas se possam ver aqui.
Cumprimentos
Joaquim Machado
Enviar um comentário