Anexo C – Xadrez Rápido
C.1 A ‘Partida de Xadrez rápido’ é aquela onde todos os lances têm de ser feitos num limite de tempo fixado inferior a 15 minutos para cada jogador; ou se o tempo principal + 60 vezes qualquer incremento é menor que 15 minutos.
C.2 Os jogos deverão ser regidos pelas Regras de Xadrez semi-rápido conforme o disposto no Apêndice B, excepto onde eles forem regidos pelas Regras do Xadrez rápido a seguir. Os Artigos 10.2 e B.6 não se aplicam.
C.3 Um lance ilegal está completo assim que o relógio do adversário for posto em movimento. O adversário tem o direito de reclamar vitória antes de fazer o seu lance.
Entretanto, se o adversário não lhe puder dar xeque-mate por qualquer série de lances legais possíveis, mesmo com o mais inábil contra-jogo, o jogador tem o direito de reivindicar empate antes de fazer o seu lance. Após o adversário completar o seu lance, um lance ilegal não pode ser corrigido.
Anexo C – Xadrez Rápido.
O xadrez das partidas rápidas, vulgarmente jogado em partidas de 5 minutos, mas que como podemos ver pode chegar aos 15. Aplicam-se aqui, como habitual as Regras do Jogo de Xadrez da FIDE, mais o Anexo B (xadrez semi-rápido), e claro este anexo (C). Chama-se a atenção para o artº 10.2, (final acelerado, reenvidicação de empate), que não tem aplicação no Xadrez Rápido, e o ponto 6 do Anexo B, (lance ilegal), tambem não tem aplicação, uma vez que no xadrez rápido o 1º lance ilegal, implica a derrota na partida.
Uma chamada de atenção ao ponto C3, que diz que é o jogador quem tem de reenvindicar o empate, quando o adversário não lhe pode dar mate, por qualquer sequencia de lances legais, mesmo com o mais inábil contra jogo. O empate e a reenvindicação do mesmo, surge variadas vezes nas Regras do Jogo de Xadrez da FIDE, e suscita sempre a duvida, neste caso aparentemente contradiz o ponto C2, quando se refere ao artigo 10.2, mas neste caso a reenvidicação de empate refere-se apenas à impossibilidade de dar mate e não ao jogo passivo.
O Xadrez Rápido, é aquele que mais dificuldades coloca ao árbitro, pela rapidez com o mesmo decorre, na análise posterior de qualquer infracção cometida. O árbitro não pode interferir no jogo, e a FIDE recomenda a presença de um árbitro por tabuleiro. Não é fácil, pelo que compete aos jogadores, fazerem com o jogo decorra dentro da normalidade, e respeitando o código de conduta imposto por estas mesmas regras, devem dentro da ética pedida, aceitar os erros cometidos e não entrarem em discussão, tentando negar o erro cometido.
No Xadrez Rápido e em qualquer outro.
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