quarta-feira, 15 de abril de 2009

Partida comentada (Rui Rasteiro)









O nosso grande Rui Rasteiro, conforme tinha prometido, comentou a sua partida com o António Mendes (no Torneio I Noites de Caíssa na Ponte).



O Rui agradece que façam comentários à partida!

4 comentários:

Vítor Costa disse...

Mais uma vez: Grande Rui!Espero que isto sirva de exemplo aos nossos outros jovens. Os nossos atletas têm jogos bem interessantes, têm é de os partilhar aqui no blog! Ficamos à espera.

Anónimo disse...

Olá Rui,
Primeiro parabens pela tua vitoria e pelo teu desempenho no torneio. Tenho pena de não te ter podido defrontar, mas por motivos alheios ao xadrez tive que abandonar o torneio.

Agora em relação a alguns lances por ti anotados:
Quando dizes que normalmente se joga f3, eu acho que não, normalmente joga-se o que jogas-te, e5 ou Cd2 (pelo menos é o que me diz as minhas bases de dados). Se bem me lembro f3 é a "anti-caro-kan" e não tem muita reputação (pelo menos nos livros que tenho)

Quando dizes que provavelmente Dxh7 era melhor, e das aquela linha, esqueceste que em vez de Dxa2 poderia ser Dxe1+ e perdias uma peça e possivelmente o jogo.

Gostei imenso de ver como forçaste apartir do lance 44, demonstraste que querias ganhar e obrigaste o teu oponente a cometer aquele erro fatal ao jogar 56...Re7.

Acima de tudo parabens e continua, sem duvida es um oponente a ter em conta ;)

Cump
Miguel Pires

tiago disse...

As pretas tardaram em desenvolver o Bc8, não trataram de fazer roque e proteger o Rei e depois já se sabe o que acontece... ;)

18. Ce5 em vez de Te3, e parece-me que as brancas ficam logo ganhas:

- se 0-0-0 19. Cxf7;
- se Td8 19. Txd7 Txd7 20. Td1;
- se Bd6 19. Dxd7+ Dxd7 20. Cxd7 Rxd7 21. c5


* * *

20. Ce1 parece-me duvidoso:

- recuas o Cavalo para a primeira linha, quando "os cavalos devem estar no centro do tabuleiro";

- não fazes nenhuma ameaça, pelo que além de deixares a tua peça pior colocada do que estava, passas a iniciativa ao adversário: as pretas podem jogar Cc5, com ganho de tempo, pois atacam a Td3, além de abrirem e disputarem a coluna D. Acho que depois deste lance as negras ficariam melhor.

- Então o que é que as brancas poderiam ter feito, em vez de Ce1?

A posição é de roques em lados contrários, pelo que a estratégia habitual é a "tempestade de peões": cada jogador vai tentar atacar o roque adversário o mais rapidamente possível, sendo que a velocidade é, nestes casos, mais importante que o material.

Eu jogaria b5.
Ainda que as negras possam trocar muitas peças na coluna D (e, por isso, o ataque das brancas perder força), sempre se garantia uma vantagem espacial

(o que sempre seria melhor que Ce1 Cc5!, quando prefiro a posição das pretas - a diferença para o que depois veio a ocorrer na partida é que, aqui, as negras não têm buracos em a7 e b6, além de, depois de trocadas as torres, terem à disposição a pregagem Dd1)

Outra possibilidade seria jogar logo o plano da partida: Da4-c2...


* * *

25. Db1 não é horrível, ao contrário de 25. Dxh7, como o Miguel Pires diz ;)

* * *

26. ... Dd3 é realmente um bom lance que deixa as negras melhor.

Mas em vez de trocar as Damas (e perder o peão com o tal 28. ... Cc1), talvez fosse de continuar com Dc1.

* * *

28. ... Bc5 não é realmente melhor que Cc1 mas também não decide a partida a favor das brancas:

29. Ce4 Ba7
30. Cd6+ Rd7
31. Cxf7 Bxf2+
32. Rf1 Bc5

e a vida continua...
(acho que bem para as negras, pois a posição é aberta e, com tantas diagonais, o Bispo deve ser melhor que o Cavalo)


* * *

36. b4 é um bom lance. Talvez as negras devessem jogar a5 antes de tomar em a2...


* * *

Já 36. ... Cb3 é o princípio do fim.
Ce4+ era preferível, mas o melhor talvez fosse mesmo Ca4, deixando a casa b3 para o Rei negro e tendo à disposição do Ca4 as casas b6 e b2 de onde pode atacar o peão de c4.


* * *

Em vez de 40. Rd2, Rd4 - "no final, o Rei é uma peça de ataque" e os peões negros o alvo.



* * *


Em vez de 42. Cd6, Cd8:

42. Cd8 e5 (possível pq o Rei não está em d4 ;) - ver nota anterior)
43. Ce6 g6
44. Cf8 e lá vai um peãozinho...


* * *

Com ideia semelhante, em vez de 44. Ce4?, Ce8-f6 e se as negras avançam para h6, então Cg8-d7 ganha peão; se as negras avançam para h5, então Ch7 (com ideia de Cf8 e entrada do Rei na sua ala)

Este Ce4 parece ser um erro: torna o final difícil de ganhar, apesar de a estrutura dos peões brancos ser melhor. (Ce4 Rd5 e apesar do Cavalo negro estar completamente fora de jogo, a boa posição do Rei dá às negras alguma agressividade)

* * *

Depois de 53. ... Cxe4 a partida está empatada (se ninguém se enganar :P)

e o erro surgiu em 56. ... Re7?? que dá a oposição. O lance correcto seria Rd7, respondendo a Re5 com Rd7, ganhando a oposição e garantindo o empate.

Anónimo disse...

estou certo q o Rui vai gostar dos comentários do Tiago e do Miguel, pq poderá ver o que poderia ter feito melhor. é assim q se vai melhorando no xadrez. obg