domingo, 9 de setembro de 2012

1º Congresso de Xadrez Pedagógico dos Países de Língua Oficial Portuguesa

Congresso de XadrezEste Congresso foi realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, entre os dia 7 e 8 de Setembro de 2012, e contou com os apoios da Federação Portuguesa de Xadrez, do Instituto Português do Desporto Jovem e da Associação de Xadrez do Porto.
A temática fundamental do Congresso foi “O Papel do Xadrez na Educação”.
Foram oradores João Cálix, Vice-Presidente da FPX, que serviu também de moderador, António Fróis, prof. e M.I. de Xadrez, Carlos Carneiro, prof. e M.N. de Xadrez, Vitor Guerra, da Escola 31 de Janeiro, Manuel Pintor, presidente da AXP,  José Vicente, professor de Filosofia do I.Pedro Hispano, Rui Pereira, do Colégio ‘Os Gambozinos’, Maria das Dores Picão Ferreira e Pedro Palhares da Univ. do Minho,   Carlos Pereira dos Santos, prof. de Matemática e Mestre Internacional de Xadrez.
João Cálix salientou que um dos objectivos era a partilha de conhecimentos e de experiências, por forma a promover reflexões e interacções entre todos os que praticam o Xadrez e aqueles que dele tiram proveito.
A. FROIS destacou a importância dos Clubes e das Associações no desenvolvimento do xadrez nacional.
Referiu também que dar responsabilidades aos miúdos para orientarem, por exemplo, uma secção é uma forma de educar.
Carlos Carneiro disse que havia 3 formas de ver o xadrez:
1. Como Actividade Lúdica; 2. Como Ferramenta de desenvolvimento e manutenção das capacidades cognitivas; 3. Como Xadrez de competição (a doer)
Referiu que as crianças aprendem a jogar xadrez com uma velocidade estonteante e, por vezes, não necessitam de professores devendo estes deixar o protagonismo às crianças.
Considerou que um dos problemas é iniciar o xadrez no desporto escolar mas depois não encontrar continuidade pois faltam os clubes e o associativismo.
Terminou com uma citação de Victor Hugo:

“ A ÁGUA QUE NÃO CORRE, FORMA UM PANTANO. A MENTE QUE NÃO TRABALHA, FORMA UM TOLO”.
Nos próximos dias deixaremos neste Blog outras ideias e reflexões debatidas neste Congresso.

Sem comentários: