A Dra. Maria das Dores Picão Ferreira desenvolveu a temática: '”O Jogo de Xadrez e a Identificação de Padrões” Apresentou o contexto e os resultados de um estudo com crianças do 3.º ao 6.º ano do ensino básico sobre a relação entre o xadrez e a resolução de problemas envolvendo padrões numéricos e geométricos. Como resultado principal do estudo verificou-se a existência de uma relação entre a força de jogo e a capacidade de resolver problemas com padrões. Os autores disponibilizaram na internet este trabalho que pode ser consultado acedendo a: http://ludicum.org/MR/textos/ArtigoSPM.pdf |
Respigamos os seguintes excertos: - Investigações sobre o efeito do jogo de xadrez em crianças, revelam que os jogadores de xadrez desenvolvem maior pensamento crítico, autoconfiança, auto-estima, concentração, empatia (Stefurak, 2003) e a capacidade de resolver problemas (Dauvergne, 2000). Existe uma relação entre a matemática e jogar xadrez. Os bons jogadores de xadrez são provavelmente bons em matemática ou em qualquer situação que envolva a resolução de problemas. No entanto, bons alunos de matemática não são necessariamente bons jogadores de xadrez (Graham, s.d.). Um estudo feito no Canadá refere que, utilizando o xadrez no ensino da lógica aumenta-se de 62% para 81% a capacidade de resolução de problemas (Liptrap, 1998). |
Continuaremos, nos próximos dias, a revelar neste blog mais algumas experiências e reflexões partilhadas neste 1º Congresso de Xadrez Pedagógico. |
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