A tábua dos 100 assemelha-se a uma tabuada e ensina o aluno a reconhecer padrões principais como sejam a unidade e as dezenas. Pode-se brincar com esta tábua imaginando por ex. que se coloca uma Torre na casa 44 e perguntar ao aluno por que casas passa no seu movimento horizontal? E no seu movimento vertical? E se substituir por um Bispo? Quais as casas que essa peça controla na diagonal? E complicando um pouco mais substituindo por um Cavalo? Que casas pode controlar o Cavalo se estiver colocado na casa 44? Isto desenvolve aquilo a que se designa por memória visual. Segundo João Cálix o conhecimento não é estanque. As coisas estão todas interligadas. É difícil definir o que é inteligência. O que há são competências e estas trabalham-se. Por exemplo em vez de se dizer que C. Ronaldo é inteligente é mais correcto dizer que é competente na sua área específica. Para desenvolver e refinar a sua técnica C. R. dedicou e continua a dedicar muitas horas de treino. Do mesmo modo no xadrez não basta um jovem ser talentoso. Se quiser evoluir e chegar a Mestre terá de estudar muito e competir com frequência para desenvolver as suas competências. |
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