O professor deve usar uma linguagem específica para trabalhar com os escalões etários mais baixos. Segundo Victor Guerra para se trabalhar com os escalões etários mais baixos é necessário utilizar uma linguagem específica recorrendo com frequência a simbologias. Se dissermos, por exemplo, a um miúdo de 5 anos se prefere 1 moeda de 2 euros ou 3 moedas de 0,50 ele opta pelas 3 moedas de cinquenta cêntimos porque não tem noção do valor. Associa o valor à quantidade quando de facto deverá ser primeiro pela qualidade e depois pela quantidade. Mas não é fácil explicar isto a crianças de 5 ou seis anos. O mesmo acontece quando se pretende explicar o valor das peças no jogo de xadrez. Por exemplo, se se quiser ‘negociar’ a troca de um Rei pelas peças todas elas não hesitam e optam pela 2ª opção. |
Continuaremos, nos próximos dias, a revelar neste blog mais algumas experiências e reflexões partilhadas neste 1º Congresso de Xadrez Pedagógico. |
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Ecos do 1º Congresso de Xadrez Pedagógico dos Países de Língua Oficial Portuguesa (II)
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