O desenvolvimento do xadrez no âmbito do desporto escolar ficou de certo modo coartado pelo facto de ter de ser obrigatoriamente dirigido apenas por professores de educação física retirando a possibilidade de ser implementado por técnicos especializados da modalidade. Um dos problemas do nosso xadrez reside nas relações públicas e no marketing. Há muita dificuldade em vender a imagem desta modalidade. Era importantíssimo que isso acontecesse para podermos obter mais patrocínios e praticantes. Ao contrário de outras modalidades desportivas que facilmente podem fazer com que os patrocinadores vendam milhares de sapatilhas e de equipamentos diversos. No xadrez o que é que se pode vender? Alguns bonés?! Tabuleiros? Que duram uma eternidade! Não existindo uma dinâmica junto das marcas não existirá qualquer potencial apoio financeiro. Manuel Pintor concluiu referindo que: ‘ O Xadrez é visto com nobreza pela sociedade mas não é acarinhado pela sociedade’. Os pais dão com maior facilidade 20/30 Euros para os filhos praticarem qualquer outra modalidade desportiva do que dão 2 ou 3 euros para jogar xadrez. |
Sem comentários:
Enviar um comentário