Artº 1 - A natureza e objectivos do jogo de xadrez
1.1 O jogo de xadrez é disputado entre dois adversários que movem peças alternadamente num tabuleiro quadrado denominado ‘tabuleiro de xadrez’. O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se que um jogador ‘tem a vez de jogar’, quando a jogada do seu adversário tiver sido ‘feita’.
1.2 O objectivo de cada jogador é colocar o rei do adversário ‘sob ataque’ de tal forma que o adversário não tenha lance legal. O jogador que alcançar esse objectivo deu ‘xeque-mate’ ao adversário e venceu a partida. Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem ‘capturar’ o rei do adversário. O jogador que sofreu xeque-mate perdeu a partida.
1.3 Se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem a possibilidade de dar xeque-mate, a partida está empatada.
Não sendo nada complicado este 1º artº das regras de xadrez, ao mesmo tempo podemos tirar algumas conclusões interessantes. O ponto 1.1 define o acto de jogar ou efectuar um lance, e quando o mesmo deve ser feito, apenas e só depois de o adversário terminar o seu. Mais á frente voltaremos a este assunto, quando surgir a regra que define o terminar ou concluir o lance. O ponto 1.3, não parecendo é bastante complexo, uma vez que decidir se os jogadores têm ou não possibilidade de dar mate, não é tão simples como pode parecer. Normalmente a questão de poder ou não poder dar xeque-mate surge associada ao artº 6.10 da regras de xadrez de uma forma mais simples e clara. Não me vou por agora alongar neste ponto, agradeço no entanto se alguem que "perceba" um pouco mais do que eu da implementação das regras por aqui passar, deixe ficar um qualquer comentário sobre o assunto. Alerto apenas para o facto de que, "posição em que nenhum dos jogadores tem a possibilidade de dar xeque-mate", não é o mesmo que não ter material para dar xeque-mate.
Num ambiente magnifico, a prova decorreu de forma natural, e apenas o sol, que pelos vistos ainda não se apercebeu que já entramos no Outono, por breves momentos interferiu na visão dos jogadores durante o torneio. Para precaver esse problema, foi criado um espaço bem dentro do parque e sob a sombra das árvores existentes, mas apenas ao alcance de alguns, poucos, diria apenas uma elite, que por momentos lá deixava que um qualquer de nós lhes fizesse companhia, mas apenas por breves momentos, porque a ditadura dos mais fortes, lá nos obrigava a regressar ao "terreiro" e a tentar ganhar o jogo, senão pelos pontos, pelo menos para que o jogo seguinte fosse nas mesas de pedra fresquinhas e bem confortáveis.Tambem o barulho normal de uma cidade que viveu um dia em cheio, não só com o xadrez, mas tambem com mais algumas feiras de exposições. O Municipio, certamente sabendo da nossa presença, quis aproveitar a ocasião para nos presentear com todo um folclore de altifalantes com musica "aos berros", e claro os bombos, esses eternos amigos do xadrez. Qual cereja em cima do bolo, de repente aparecem-nos á frente os merendeiros dos piquenics, que "resmas" de Barcelenses ali fizeram bem à nossa frente e ao total alcance do nosso olfacto. Parabéns ao Filipe Costa do CCCB por todo o trabalho e empenho que colocou na organização deste torneio. Barcelos sempre nos habituou ao bom xadrez, e é terra bem conhecida de todos os xadrezistas.
Agora vamos ao que interessa, ou seja, Nós. Grande comitiva levamos de Urgezes, nada mais nada menos do que 13 atletas mais acompanhantes, todos com vontade de chegar lá e ganhar aquilo tudo. Não ganhamos, paciencia, mas pelos jogos realizados e pelo convivio valeu bem a pena. Aos mais novos desejámos que a presença de tantos e tão bons jogadores, bem como o convivio entre "os grandes" lhes tenha aberto ainda mais um pouco o apetite e o gosto pela modalidade.
O torneio foi ganho pelo jovem jogador do AMAS, Carlos Novais, que terminou desta forma uma época a todos os titulos brilhante. Fez o "tri", vencendo o Campeonato Distrital de Partidas Rápidas, Semi-Rápidas e Lentas. Parabéns, é um atleta que desde já marcou o seu nome na AXDB, entra para a história do xadrez no Distrito por ter sido o 1º a alcançar esse feito.
Nesta prova os nossos atletas alcançaram o 2º lugar em igualdade pontual com o 1º classificado o Clube de Xadrez João de Meira, ambos com a pontuação final de 27 pontos. Por via da classificação alcançada, o GDR Os Amigos de Urgezes, conseguiu a subida à 3ª Divisão Nacional, prova que já terminou e na qual conseguimos assegurar a manutenção, tendo terminado a mesma em 5º lugar (8 equipas em prova) com 15 pontos. Consulte aqui a nossa prestação na prova.
Já saiu o emparceiramento da 3ª sessão do Campeonato Distrital de Equipas, època 2007/2008. O campeonato pára esta 6ª-feira, e a 3ª sessão só se realiza no dia, 03 de Outubro.
O emparceiramento da 3ª sessão
jogo
equipa
result.
equipa
1
A.M.A. Sampaio, (3)
C.C.C. Barcelos "A", (5)
2
C.X. João de Meira "B", (6)
N.X.S.V.C. - Didáxis "A", (4)
3
C.X. João de Meira "A", (1)
G.D.R. Amigos Urgeses, (11)
4
C.C.C. Barcelos "B", (10)
E.S. Sá de Miranda, (7)
5
N.X.S.V.C. - Didáxis "B", (9)
C.X. Gil Vicente, (2)
6
C.X. Marinhas, (8)
BYE
As nossas duas equipas deslocam-se fora nesta jornada, a ambas desde já,
Boa Sorte
Amanhã dia 26, apesar de não haver jogos para o Distrital, a Academia dos Amigos de Urgezes, estará aberta a partir das 21.00horas, para um treino intensivo, para a prova de Sábado em Barcelos (Distrital de Semi-Rápidas).
O amigo Alexandre Mano (CX ES Sá de Miranda) também quis contribuir para o enriquecimento do nosso blog e mandou-nos uma das suas partidas mais recentes, devidamente comentada. Queremos desde já agradecer mais este contributo!
Segue-se o texto introdutório da partida, escrito pelo próprio Alexandre.
Este jogo, referente à 2ª jornada do Distrital por Equipas 2007/08, parece-me instrutivo, porque mostra que um plano bem pensado e executado leva sempre a boas posições. Por ser uma das poucas vezes que consegui delinear um plano de meio-jogo e levá-lo até à sua conclusão, este é um dos meus jogos que, estrategicamente falando, é dos mais conseguidos. Infelizmente, o meu ponto fraco, que é o cálculo concreto de variantes, impediu-me de ganhar. Também por isso este jogo é interessante - mostra que mesmo posições que à vista desarmada estão ganhas podem ser perdidas com um ou dois lances mal calculados. Não lhe chamo análise, porque os comentários que fiz não têm variantes, mas concentrei-me nas ideias. Pessoalmente, acho que as análises repletas de variantes são uma seca; prefiro que os jogadores transmitam as ideias que tiveram durante o jogo. Foi o que tentei fazer. Espero que se divirtam a ler e reproduzir as minhas asneiras. Eu diverti-me a fazê-las.
P.S.: Estes comentários não foram vistos por programas de computador. Penso que quem quiser ver análises de computador não perde tempo com comentários de jogadores medianos como eu. Se encontrarem algum erro, utilizem a caixa de comentários.
Xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Um jogador controla as peças brancas, que sempre começam, e o outro jogador possui as peças negras. Para jogar são necessários um tabuleiro com oito linhas e oito colunas, formando 64 quadrados (sendo 32 claros e 32 escuros), cada jogador tendo um quadrado claro no lado direito da linha de baixo. Cada jogador tem 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama (ou rainha).
Como qualquer outra competição, tambem o Xadrez se rege por leis. Todas as 3ªs-feiras vou tentar colocar aqui as regras que regem este jogo, para que todos possamos entender um pouco melhor como o mesmo deve ser jogado. O texto das regras de xadrez foi retirado da página da FPX.
Agradeço desde já todo e qualquer contributo que quem por aqui passa, possa dar. Seja sob a forma de comentário, ou directamente para o e-mail xadrezamigos@gmail.com. A discussão e a opinião de quem já passou por diversos tipos de situações ao longo de muitos jogos de xadrez, deverá concerteza enriquecer este projecto, que no final poderá contribuir para que a postura de muitos jogadores se altere, tornando o xadrez um jogo de cavalheiros.
As Regras do Xadrez da FIDE regulamentam o jogo no tabuleiro. O texto em inglês é a versão autêntica das Regras do Xadrez, adoptada no 75º Congresso da FIDE realizado em Calviá (Mallorca) em Outubro de 2004, entrando em vigor em 1 de Julho de 2005. Nestas Regras, as palavras ‘ele’, ‘o’ e ‘seu’ incluem ‘ela’, ‘a’ e ‘sua’.
PREFÁCIO
As Regras do Xadrez não podem abranger todas as situações possíveis que possam aparecer durante uma partida, nem podem regular todas as questões administrativas. Nos casos que não sejam regulamentados com rigor por um Artigo das Regras, poderse-ão sempre alcançar decisões correctas, analisando situações análogas que sejam tratadas nas Regras. As Regras pressupõem que os árbitros têm a necessária competência, capacidade de julgamento e absoluta objectividade. Demasiadamente detalhada, uma Regra pode privar o árbitro de sua liberdade de julgamento e assim impedi-lo de encontrar a solução para um problema ditado pela justiça, lógica e factores especiais.
A FIDE apela a todos os xadrezistas e federações que aceitem este ponto de vista. Uma federação filiada tem liberdade para inserir Regras mais detalhadas, desde que: a. não entrem em conflito com as Regras do Xadrez da FIDE oficiais; b. se limitem ao território da federação em questão; e c. não sejam válidas para qualquer competição, campeonato ou evento válido para obtenção de rating ou título FIDE.
Neste prefácio a FIDE, diz-nos que apesar de todas as regras escritas, podem sempre surgir situações que ninguem conseguiu prever, e dá ao àrbitro liberdade para tomar uma decisão que não consta dos regulamentos. Apela ao mesmo tempo para que o mesmo tenha o discernimento e o distanciamento necessário a uma decisão justa. Sempre que possivel o àrbitro deve recorrer a situações análogas, analisá-las e se possivel aplicar o mesmo procedimento. É talvez o mais importante ponto a ter em mente por todos os jogadores. Não adianta conhecer as regras e tentar de alguma forma contorná-las, porque a FIDE dá aqui margem de manobra para que o àrbitro interprete e analise, decidindo depois como actuar.
Por hoje fico-me por aqui, deixo a mensagem para que todos leiam e entendam o prefácio, pois é nele que normalmente o "legislador" nos diz o sentido pelo qual fez a lei.
É já no próximo Sábado dia 27 de Setembro, o Campeonato Distrital de partidas semi-rápidas. Ultima prova da época 2007/2008, vai decorrer em Barcelos, no Parque da Cidade de Barcelos e com inicio marcado para as 11.00horas.
Decorreu na passada 6ª feira, dia 19 a 2ª sessão do torneio. Por motivos vários, só hoje foi possivel postar aqui a informação dos jogos em que intervieram as nossas equipas.
CX Gil Vicente
Deslocou-se à João de Meira, para defrontar a equipa B, do CX João de Meira, e o resultado não foi o melhor. Perdemos em 3 tabuleiros, e só conseguimos uma vitória.
Os jogos
Mesa
CX João de Meira B
Result.
CX Gil Vicente
1
Tadeu Freitas
1 - 0
Narciso Melo
2
Vitor Fernandes
1 - 0
Nuno Oliveira
3
Mario Ribeiro
1 - 0
Marcelo Pereira
4
Rodrigo Fernandes
0 - 1
Rui Rasteiro
Infelizmente não dispomos de foto relativa a este encontro.
Parabéns à equipa da João de Meira B, pelo resultado alcançado. Aos nossos jogadores uma palavra de conforto, bateram-se bem, e os resultados irão aparecer para todos estes jovens jogadores.
GDR Os Amigos de Urgezes
Recebemos em casa a equipa do A.M.A.S., e o resultado não foi o pretendido, ou esperado. Apenas um empate nas 4 mesas, é pouco para a estreia desta equipa no Campeonato. Paciencia, melhores dias virão, talvez seja necessário fazer alguns ajustes, nomeadamente no 1º tabuleiro.
Os jogos
Mesa
GDR Os Amigos de Urgezes
Result.
A.M.A.S.
1
Joaquim Machado
0 - 1
Pedro Silva
2
Carlos Cunha
0 - 1
Tiago Fernandes
3
Carlos Coelho
0.5 - 0.5
Bruno Ribeiro
4
Rui Abreu
0 - 1
Pedro mendes
Parabéns à equipa do A.M.A.S., pelos resultados alcançados.
Participam 12 atletas de Nacionalidade Portuguesa, salientado-se a presença de uma jovem atleta da AXDB, que participa no escalão de Sub-14, Ana Meireles.
A prova termina a 24 de Setembro, iniciando-se de seguida os Campeonatos Europeus de Partidas Semi-Rápidas, de 25 a 26 de Setembro.
Nesta jornada a equipa do "G.D.R. Os Amigos de Urgezes", defronta em casa a equipa do A.M.A. Sampaio, e a equipa do CX Gil Vicente, desloca-se á E.B. 2/3 João de Meira, para defrontar a equipa B do CX João de Meira.
Os jogos realizam-se dia 19 de Setembro (6ª feira), com inicio ás 21.00horas.
Boa sorte para as duas equipas.
Deixamos aqui os resultados dos jogos da 1ª sessão
jogo
equipa
result.
equipa
1
João de Meira A
2 - 2
João de Meira B
2
CX Gil Vicente
1 - 3
CX ES Sá de Miranda
3
Amiguinhos Museu Alberto Sampaio
4 - 0
CX Marinhas
4
N.X.V.S.C. - Didáxis B
0 - 4
N.X.V.S.C. - Didáxis A
5
C.C.C. Barcelos A
4 - 0
C.C.C. Barcelos B
6
G.D.R. Amigos Urgeses, (11)
4 - 0
BYE
Neste campeonato e para efeitos de classificação os pontos obtidos em cada tabuleiro, são multiplicados por 2.
Decorreu na cidade Espanhola de Bilbao, entre 2 e 13 de Setembro aquele que já é considerado como o mais forte de todos os torneios de xadrez até hoje realizados. Com uma média de elo a superar a barreira dos 2775 pontos, o torneio atingiu o nivel 22 na tabela FIDE.
O grande vencedor foi Veselin Topalov, com 4 vitória 5 empates e 1 derrota, totalizando 17 pontos. Este torneio tinha como sistema de pontuação a atribuição de 3 pontos pela vitória e 1 pelo empate, e tinha ainda a particularidade de os empates serem determinados pelo árbitro e não pelos jogadores.
Tambem o "prize money" do torneio, atingiu valores só vistos em campeonatos do mundo, 400 000€, sendo que 1º recebeu 150 000€, 70.000 para o segundo, 60.000 para o terceiro, 50.000 para o quarto, 40.000 para o quinto e 30.000 para o sexto.
A classificação do torneio
Jogador
jogos
vit.
emp.
der.
pontos
Veselin Topalov (2777)
10
4
5
1
17
Magnus Carlsen (2787)
10
3
4
2
13
Levon Aronián (2751)
10
3
4
3
13
Vasili Ivanchuk (2787)
10
2
6
2
12
Teimur Radyábov (2752)
10
1
7
2
10
Viswanathan Anand (2798)
10
0
8
2
8
As partidas do torneio:
Os ficheiros pgn (assim como todas as informações sobre esta prova) podem ser encontrados no sítio oficial do torneio: http://www.bilbaofinalmasters.com/.
Já começou o campeonato Distrital de Equipas, época 2007/2008. O CX Gil Vicente estreou-se nesta competição contra a equipa do Sá de Miranda, de Braga, que tivemos o prazer de receber na "nossa casa".
A sorte sorriu ao nosso "adversário", que conseguiu vencer 3 jogos e perder apenas 1, parabéns ao mesmo pela vitória alcançada, o futuro nos trará a oportunidade de rectificar este resultado. Esta prova é no entanto contabilizada pelos pontos alcançdos em todos os tabuleiros, pelo que a vitória por nós conseguida se traduz de imediato em 2 pontos na tabela classificativa.
Os jogos:
mesa
CX Gil Vicente
result.
Sá de Miranda
1
Diana Barbosa (brancas)
0 - 1
Alexandre Mano
2
Nuno Oliveira (pretas)
1 - 0
João Xinhua
3
Marcelo Pereira (brancas)
0 - 1
Luis Romano
4
Vitor Vila Real (pretas)
0 - 1
Jorge Marques
Resultado final - CX Gil Vicente 1 - 3 Sá de Miranda
Foi a 1ª vez que estes atletas jogaram partidas lentas, em equipa e em campeonato, pelo que a forma como as peças se foram movimentando pelos tabuleiros nos dão a certeza de que o futuro nos trará belas surpresas.
Parabéns a vencidos e vencedores, aguardamos pelo parceiro que a sorte nos ditará para a 2ª sessão.
Uma nota para a equipa do "GDR Os Amigos de Urgezes", que venceu nesta sessão de forma estrondosa o Bye, conseguindo sem dificuldade (tal a superioridade apresentada) os 4 pontos em disputa.
Vai começar o Campeonato Distrital por equipas. A competição conta com 11 equipas da AXDB, e irá decorrer nas seguintes datas: - 1º jornada 12 de Setembro - 2º jornada 19 de Setembro - 3º jornada 03 de Outubro - 4º jornada 10 de Outubro - 5ª jornada 17 de Outubro Os jogos terão inicio ás 21-00horas.
Participamos neste campeonato com 2 equipas, "GDR Os Amigos de Urgezes" e "CX Gil-Vicente". Os jogos para qualquer das equipas, em casa, realizar-se-ão sempre nas instalações do "GDR Os Amigos de Urgezes".
Já saiu o emparceiramento da 1º jornada, na qual a equipa do "GDR Os Amigos de Urgezes" fica isenta ( ou melhor jogamos contra o BYE, e a vitória é garantida e por 4-0)e a equipa do "CX Gil-Vicente", recebe a equipa de Braga "Sá de Miranda". Desde já desejamos uma boa viagem aos nossos "adversários" e claro uma vitória aos nossos atletas. Boa sorte.
Fica aqui o emparceiramento completo que pode tambem ser visto na página da AXDB.
1 João de Meira A, (10) : João de Meira B, (11) 2 CX Gil Vicente, (4) : E. S. Sá de Miranda, (8) 3 AMAS, (1) : CX Marinhas, (5) 4 Didáxis Vale S. Cosme B, (7) : Didáxis Vale S. Cosme A, (6) 5 CCC Barcelos A, (2) : CCC Barcelos B, (3) 6 GDR Amigos de Urgeses, (9) 1 : 0 BYE
Os atletas deverão comparecer cerca de 15 minutos antes da hora do jogo.
Chegou ao fim a presente edição do Torneio Internacional de Guimarães.
O Xadrez foi Rei por uma semana em Guimarães, e tanto jogadores como espectadores, todos chegam ao fim com a certeza de que valeu a pena.
O grande vencedor foi o atleta da AXDB, Henrique Castro, jogador da casa (AMAS), que partiu da 4ª posição e venceu durante 6 jornadas consecutivas, apenas empatou na ultima quando já tinha assegurado a vitória no torneio. Em 2º lugar ficou o tambem atleta da AXDB, Anatoli Khodorov do clube de xadrez "Bracara Augusta", e em 3º lugar do pódio José Padeiro, atleta da "AX Gaia"
Parabéns a todos, vencidos e vencedores.
Aguarda-se já pela 6ª edição.
Parabéns ao AMAS, pela brilhante organização,
Aos àrbitros srs, Vitorino Ferreira e Avelino Ribeiro,
À AXDB, que se fez representar na cerimónia de encerramento pelo seu presidente, prof. Fernando Costa.
Parabéns a todos quantos patrocinaram o torneio, contribuindo de forma decisiva para a realização do mesmo.
Agora vamos ao que realmente interessa, ou seja o comportamento e o resultado dos nossos atletas.
As três ultimas jornadas:
5ª jornada
Mesa
Jogador (elo)
Result.
Jogador (elo)
28
Duarte Afonso Ferreira - 1492
0 - 1
João Carlos Costa - 1592
33
Duarte Carlos Toscano - 1694
0.5-0.5
Rui Abreu - 1310
37
Vaz Vitor Diogo - 1200
0 - 1
Carlos Machado - 1660
40
João Daniel Ribeiro - 1394
0.5-0.5
Gomes Telmo - 1247
41
Rui Rasteiro - 1250
0 - 1
Martins Miguel Rodrigues - 1388
Grande jogo do Rui Abreu, que consegue o empate perante um adversário bem mais forte. O resto da equipa conseguiu nesta jornada um total de 3 pontos em 5 possiveis.
6ª Jornada
Mesa
Jogador (elo)
Result.
Jogador (elo)
16
João Carlos Costa - 1592
1 - 0
Martins David P. Tavares - 1777
31
Carlos Machado - 1660
1 - 0
Guinapo Bruno - 1325
39
Pinto Sonia Filipa C. - 1131
0 - 1
João Daniel Ribeiro - 1394
41
Rui Abreu - 1310
0 - 1
Vaz Vitor Diogo - 1200
45
Martins Tomas - 1100
0 - 1
Rui Rasteiro - 1250
Com 4 pontos conquistados a equipa mostrava todo o seu valor, e preparava-se para terminar da melhor forma o torneio.
7ª Jornada
Mesa
Jogador (elo)
Result.
Jogador (elo)
13
Lago Antonio Jorge - 2160
0.5-0.5
João Carlos Costa - 1592
23
Marinho Alice - 1384
0 - 1
Carlos Machado - 1660
31
Matos Antonio Manuel - 1656
0.5-0.5
João Daniel Ribeiro - 1394
41
Rui Rasteiro - 1250
1 - 0
Silva Siro - 1446
46
Ribeiro Joao Miguelote - 1125
0 - 1
Rui Abreu - 1310
Mais 4 pontos em 5 possiveis, e ninguem perdeu. Apetece dizer, que é pena o torneio ter terminado aqui, pois os nossos jogadores estavam definitivamente embalados. Depois de 2 percalços, Carlos Machado renasce e faz o pleno nestas 3 utimas jornadas com 3 vitórias seguidas. Grande jogo do João Carlos, a conseguir um empate perante um jogador com elo 2160, e 2.5 pontos em 3 jogos. Saliente-se tambem o empate do João Daniel e 2 pontos em 3 jogos. O Rui Abreu, termina com mais uma vitória e atinge os 2.5 pontos. Rui Rasteiro, termina como todos os colegas em boa forma com 2 vitórias nos ultimos 2 jogos.
Foi sem duvida a nossa melhor jornada, e claro a melhor forma de terminar o torneio e partir para o final da época com a moral em alta.
João Carlos,
classificado em 20º lugar absoluto,
recebe o prémio de melhor jogador
escalão sub 18 do torneio
A classificação:
Pos.
Jogador
Pontos
001
Henrique Castro
6.5
002
Anatoli Khodorov
6
003
José Padeiro
6
004
Stephane Silva
5.5
005
Luis Machado
5.5
006
Ariana Pintor
5.5
007
Jorge Viterbo Ferreira
5
008
Carlos Novais
5
009
Estevão Gomes
5
010
Antonio Caramez Pereira
5
...
020
Joao Sequeira Costa
4.5
...
038
Carlos Machado
4
...
073
Joao Daniel Ribeiro
3
074
Rui Manuel Rasteiro
3
...
080
Rui Manuel Rodrigues Abreu
2.5
A classificação completa, bem como todas as informações relativas ao torneio, podem ser encontradas na página oficial do evento.
Realizou-se hoje a 4ª jornada, e o torneio caminha agora para o seu fim. Uma breve análise ao comportamento dos nossos jogadores em prova.
1ª Jornada
Mesa
(pos.inic.) Jogador (elo)
result.
(pos.inic.) Jogador (elo)
16
(68) João Daniel Ribeiro (1394)
0 - 1
(17) José V. Araújo (1936)
28
(80) Rui Abreu (1310)
0 - 1
(29) José Margarido (1734)
34
(86) Rui Rasteiro (1250)
0 - 1
(36) Bruno Gomes (1678)
36
(88) Telmo Gomes (1247)
0 - 1
(38) Carlos Machado (1660)
40
(92) Nuno Silva (1200)
0 - 1
(42) João Carlos Costa (1592)
Jornada normal com os jogadores mais fortes a imporem o seu jogo. Olhando para o quadro apetece dizer:
"Jogam as pretas e ganham"
2ª Jornada
Mesa
(pos.inic.) Jogador (elo)
result.
(pos.inic.) Jogador (elo)
8
(38) Carlos Machado (1660)
0 - 1
(10) Antonio Caramez P. (2048)
12
(42) João Carlos Costa (1592)
0 - 1
(14) Carlos Novais (1990)
29
(21) Simão Pintor (1891)
1 - 0
(80) Rui Abreu (1310)
34
(58) Claudio Sa (1491)
1 - 0
(86) Rui Rasteiro (1250)
43
(95) Maria João Sousa (1150)
0 - 1
(68) João Daniel Ribeiro (1394)
Nesta jornada foi a vez do João Daniel impor o seu jogo, os restantes perante adversários mais fortes cederam. O Rui Rasteiro abandonou por lesão.
3ª Jornada
Mesa
(pos.inic.) Jogador (elo)
result.
(pos.inic.) Jogador (elo)
25
(64) Vieira Jose (1425)
1 - 0
(38) Carlos Machado (1660)
29
(68) João Daniel Ribeiro (1394)
0 - 1
(42) João Carlos Costa (1592)
42
(80) Rui Abreu (1310)
0.5 - 0.5
(91) Gisela Alvarenga (1233)
47
(86) Rui Rasteiro (1250)
1 - 0
(99) João M. Ribeiro (1125)
Dois deslizes nesta jornada, Carlos Machado e Rui Abreu, cederam inesperadamente numa jornada em que se esperava mais. O João Carlos venceu o jogo contra o João Daniel que já avisou que vai esperar por uma nova oportunidade e aí o resultado será diferente.
4ª Jornada
Mesa
Jogador
result.
Jogador
12
João Carlos Costa
0 - 1
Luis araújo
28
João P. Ribeiro
1 - 0
João Daniel Ribeiro
29
Carlos Machado
0 - 1
Francisco Mota
36
Carlos Marco Pereira
1 - 0
Rui Rasteiro
44
Sónia Filipa Pinto
0 - 1
Rui Abreu
Carlos Machado foi ao tapete, o Rui Abreu conquistou a sua 1ª vitória no torneio. O Rui Rasteiro perdeu mas bateu-se bravamente perante um adversário bem mais forte.
Amanhã (hoje), é dia de jornada dupla, começando a primeira às 15.00horas e a segunda às 21.0horas. não sendo o melhor dos cenários, nada ainda está perdido, esperemos que o valor dos nossos atletas apareça e que dignifiquem a sua presença neste torneio.
O emparceiramento para a 5ª jornada
mesa
Jogador
Result.
Jogador
28
Duarte Afonso Ferreira
João Carlos Costa
33
Duarte Carlos Toscano
Rui Abreu
37
Vaz Vitor Diogo
Carlos Machado
40
João Daniel Ribeiro
Gomes Telmo
41
Rui Rasteiro
Martins Miguel Rodrigues
Boa sorte a todos.
A classificação do torneio neste momento será mais ou menos a seguinte.