quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Partida comentada (Miguel Pires)



O nosso amigo Miguel Pires (jogador do AMAS) comentou uma das suas partidas, que passamos agora a apresentar.




O Miguel pretende que haja aqui uma discussão sobre como o jogo continuou (ou deveria ter continuado). Por isso, toca a participar!

8 comentários:

Joaquim Machado disse...

Não sendo um GM (grande mestre), sou um JM (Joaquim Machado), e dentro da minha ignorancia, cá vai o meu palpite sobre o final em questão.
Penso eu de que, as pretas, apesar da vantagem do cavalo não conseguirão ganhar o jogo. Aquele bispo branco é muito forte...
Como 1º lance das brancas, sugiro o avanço do peão para h5, as pretas ou tomam ou ficam sem ele, se tomarem de imediato o bispo toma o peão de h7, retornando depois á sua posição para defender (trocar) o peão da coluna A. As pretas terão de optar entre defender o peão de G/H sem descurar o peão branco, que obviamente trocarão antes da promoção.
Ou seja cá p'ra mim isto vai dar empate, no entanto se andar por aqui algum GM (verdadeiro), talvez descubra uma forma de as brancas ainda conseguirem promover um dos seus peões, (sempre o da coluna G, penso eu). Ou em alternativa de as pretas trocarem os peões, sem perderem o bispo e o cavalo.
Cumprimentos

Alex disse...

Viva,
O Machado tem razão quando diz que 45. h5 "mata" imediatamente o jogo. Se as pretas tiverem apenas peões na coluna h, não têm hipoteses de vencer, salvo algum erro grosseiro.
O problema é que o lance é das pretas, e elas podem jogar 44...Kf6. Se se seguir 45. h5, as pretas podem permitir a troca em g6, mantendo um peão na coluna g. Mas obviamente as brancas não precisam trocar, e podem avançar o peão para g4.
Resumindo, desde que as brancas não percam o peão da coluna g, parece-me impossível às pretas ganhar. É um final interessante, porque há duas figuras "a mais" no tabuleiro. O peão de a5 e o bispo preto poderiam sair de cena e a análise posicional seria exactamente a mesma. O que equivale a dizer que se as brancas conseguissem trocar o bispo "à Machado" pelo cavalo sem comprometer a posição do rei, o empate seria fácil de obter.
Estes comentários não foram verificados pelo computador. Aliás, neste tipo de posições (finais com desigualdade material), o computador não é muito útil. O meu programa queria jogar 44...Kd4 nesta posição, o que é um lance estúpido. Só depois de eu lhe "mostrar" 45. Bc2 seguido de 46. h5 é que ele percebe que o rei tem de ir para f6. Enfim, niguém lhe explicou que "peão de torre mais bispo de cor contrária à casa de coroação dá empate"!

Miquinhas disse...

Tal como nos comentários anteriores, penso que a chave deste final passa por conseguir eliminar o peão negro da coluna g. Aliás, como o objectivo das brancas é o empate, pode "dar-se ao luxo" de dar 1 bispo e 3 peões por um cavalo e 1 peão, desde que o peão das negras fique na coluna h (como o Alexandre referiu, as pretas com Bispo de casas negras e peão na coluna h não conseguem ganhar). Agora a questão é: como eliminar o peão negro da coluna g? E também dava jeito saber como trocar o nosso bispo pelo cavalo (mesmo que tivéssemos de sacrificar o peão da coluna a). Ou seja, ainda falta saber muita coisa... :)
Já agora, o meu "engine" Spike 1.2 (que é fraquito, mas de borla!) aconselha 44. ... Kf6 seguido de 45. a6.
Já agora, seria interessante ouvir a opinião do Miguel Pires! Afinal, como acabou o jogo?

Anónimo disse...

O jogo acabou empatado, queres que ponha aqui o resto dos lances?
Miguel Pires

Miquinhas disse...

Aqui podes explicar o plano! Se enviares o pgn completo (com comentários), actualiza-se o jogo! Pode ser?

Anónimo disse...

vou preparar isso. Vou te mandar as analises tambem depois tu arranjas como achares melhor. O plano é mais ou menos o que voc~es disseram, obviamente muda consoante a variante escolhida pelo meu adversario.
Miguel Pires

Joaquim Machado disse...

Quer dizer que eu acertei?
Estou a ficar bom (deve ser das companhias).

Anónimo disse...

a meu ver.. e isto .. porque se trata de um jogo por correspondencia "aceito" que seja empate, mas ... a coisa muda de figura se esta posição se passasse num jogo "over the Board"... aí a jogar de pretas, jogaria para ganhar... by the way..

um "Bispo á achado" é um "Bispo á Machado". Mai nada.

lol

ass.:
aipoisé