terça-feira, 23 de setembro de 2008

Partida comentada (Alexandre Mano)




O amigo Alexandre Mano (CX ES Sá de Miranda) também quis contribuir para o enriquecimento do nosso blog e mandou-nos uma das suas partidas mais recentes, devidamente comentada. Queremos desde já agradecer mais este contributo!
Segue-se o texto introdutório da partida, escrito pelo próprio Alexandre.
Este jogo, referente à 2ª jornada do Distrital por Equipas 2007/08, parece-me instrutivo, porque mostra que um plano bem pensado e executado leva sempre a boas posições. Por ser uma das poucas vezes que consegui delinear um plano de meio-jogo e levá-lo até à sua conclusão, este é um dos meus jogos que, estrategicamente falando, é dos mais conseguidos. Infelizmente, o meu ponto fraco, que é o cálculo concreto de variantes, impediu-me de ganhar. Também por isso este jogo é interessante - mostra que mesmo posições que à vista desarmada estão ganhas podem ser perdidas com um ou dois lances mal calculados. Não lhe chamo análise, porque os comentários que fiz não têm variantes, mas concentrei-me nas ideias. Pessoalmente, acho que as análises repletas de variantes são uma seca; prefiro que os jogadores transmitam as ideias que tiveram durante o jogo. Foi o que tentei fazer. Espero que se divirtam a ler e reproduzir as minhas asneiras. Eu diverti-me a fazê-las.
P.S.: Estes comentários não foram vistos por programas de computador. Penso que quem quiser ver análises de computador não perde tempo com comentários de jogadores medianos como eu. Se encontrarem algum erro, utilizem a caixa de comentários.


10 comentários:

Miquinhas disse...

Essa do bispo "à machado" ainda vai pegar! :)

Anónimo disse...

Bispo "à machado" é muito forte. lol

So gostaria de fazer um pequeno comentario a esta analise em primeiro lugar ao lance:
6. ... d6? na minha opinião é um lance natural (uma vez que não jogou d5 antes) e bastante flexivel. Na minha opinião vendo a sequencia de jogo do teu adversario com a6; Be7; 0-0; b5, temos uma configuração (na minha optica) normal em sicilianas onde as negras expandem pela ala da dama. Por isso a esse movimento eu daria !? e não ?

ao lance 12... Cd7 concordo que é mau, mas se calhar jogar d5 não seria preferivel mas sim Cd4. O control das casas por este cavalo originaria alguma pressão as brancas. Se elas tomassem as negras tomavam com o peão e depois se Cd1 jogaria Tac8 atacando em c2. Mudava a configuração do jogo e provavelmente ganhavam a iniciativa. Claro que as brancas poderiam jogar Df2 mas ai a pressão do cavalo estava la e complicava um pouco as brancas, seria mais uma dor de cabeça

Ate ao 31 concordo basicamente com tudo, depois e se ele tivesse jogado antes 31... Ch3+ talves fosse mais engraçado.

Agora quanto ao 19... Bd7?! sinceramente so se ele joga-se Bb7. Agora se ele achou que dar uma Torre por um Bispo e um Peão, e controlar as casas brancas lhe dava compensação tiro-lhe o chapeu porque so com um programa é que me convenci (tinha que ver esta)

Acho que no global o empate aceita-se, e qu esta analise é muito boa.

Abraço
Miguel Pires

PS: anota a nossa

Alex disse...

Há ali um erro na minha anotação ao lance 30. É claro que depois de 30. Nxh7 Kxh7 31. Rxf7+ não se pode jogar o rei para g7. Eu queria dizer g8.
Miguel, quando tiver tempo dou uma vista d'olhos no nosso jogo. Mas ali não há muito para comentar. Jogaste muito melhor que eu, e acabou por ser, como dizem os ingleses, "one way traffic".

Anónimo disse...

Ja agora que achas do que eu comentei?

Miguel Pires

Joaquim Machado disse...

eu acho é que esses comentários do "bispo á Machado", vão começar a pagar direitos.
Quanto ao jogo, independentemente de ter sido bem ou mal jogado ou um bom ou mau jogo, gostei da análise apresentada, é sempre bom "ver" como pensa um jogador durante a partida, e os erros de que normalmente só nos apercebemos quando o adversário joga.
Pois é, o xadrez tem dois jogadores.

Miquinhas disse...

Alexandre, o comentário do lance 30 já está corrigido.

Anónimo disse...

um "Bispo á Machado" é um "Bispo á Machado"... mai nada

ASS.:
aipoisé

Joaquim Machado disse...

Seja bem vindo sr, "aiposé", já tinhamos saudades suas.
Por onde tem andado?

Anónimo disse...

olá Sr. Machado...como vai?? tudo bem??
Quanto a mim... tenho andado por aqui e por ali... só é pena este raio de dor de dentes do catano ou camandro.
Mas enfim.. "c'est la vie" como dizem os Franceses.

Ass.:

aiposé

Joaquim Machado disse...

Sr. "aipoisé", (peço desculpa por lhe ter trocado o nome no meu comentário anterior, foi sem intenção), p'rá dor de dentes arranja-se sempre remédio, já o facto de o sr. andar por aqui e por ali, e não aparecer para cumprimentar a gente, é indesculpável.
Veja lá se arranja um tempinho e aparece por cá (já agora não venha sózinho, aproveite e traga qualquer coisinha que nós agradecemos sempre).
Cumprimentos.