Este jogo é o que eu chamo, uma derrota em grande. Parece os meus jogos, eu tambem só vejo "mates" há minha frente e normalmente faço todo o tipo de sacrificios possiveis, e mil e uma jogadas arriscadas, só que tal como aqui, o meu adversário normalmente surpreende-me sempre. Muito boas estas análises e agradeço a sua partilha, no entanto julgo que anda a faltar por aqui qualquer coisa, que é a perpectiva do oponente, o que pensou ele e porque jogou como jogou? Se alguem conhecer qualquer um dos adversários das partidas por aqui apresentadas, que lhe peça o seu comentário. Gostava de ler. Cumprimentos Joaquim Machado
Pois, este é o verdadeiro "problema" do xadrez, o oponente tem vontade propria e muitas vezes nos surpreende. Concordo consigo que era importante ouvir a outra parte, mas isso é muito mais dificil. Nem sempre temos contacto, e muitas vezes eles não estão para isso. Este jogo em particular demonstrou que a minha visão tatica esta mais fraca, e que devo voltar a praticar isso. Agora gostava de ver uma das suas partidas analisadas por si. Acho que seria interessante e talvez fize-se com que pratica-se mais como jogador e menos como arbitro ;)
Carissimo, aceito o desafio, e oportunamente essa partida aparecerá por aqui (1º vou aprender como é que isso se faz), permita-me apenas um reparo, "consigo", "por si", blá...blá..., daqui a nada estás-me a tratar por senhor. Cumprimentos
Eu também não gosto nada quando começo a ver os meus mates a desaparecer...é principalmente irritante quando sacrifico material...mas penso que a partida foi muito boa. Para a próxima, o adversário que ganhe com 1...c5 ;). Abraço Luís Romano
Olá Luis, Sim é sempre chato ver os mates a desaparecer, mas acontece. Quanto ao ganharem com c5, alguns ja o fizeram, mas "na é facil". Não sei se tens disponibilidade, mas seria engraçado anotares a tua partida comigo (infelizmente so tenho esta ultima se tiveres a outra que jogamos no distrital manda-me por favor), eu faria o mesmo e poderiamos dar o prazer ao Sr. Machado de ter as 2 visões do jogo. Que achas?
Cumprimentos Miguel Pires PS: Sr. Machado ainda estamos à espera da sua partida!!!
Eu acho uma excelente ideia! Ainda tenho a nossa 1ª partida. Mas como faço para te enviar a partida? E para onde mando a partida comentada? A 1ª partida parece-me ter sido a melhor, e era realmente engraçado e instrutivo ter a mesma partida comentada pelos dois jogadores. Fico então à espera. Abraço Luís Romano
Luis Romano, envias para o e-mail do (xadrezamigos@gmail.com), que depois nós fazemos chegar ao Sr. Miguel Pires, ou juntamos as duas. Cumprimentos Joaquim Machado
hum.... em papel é chato.. e depois.. as folhas de anotação de Partidas são capazes de arranhar um pouco, mas.. se não houver mais nada.. lá terá de ser.
Manda a partida então para o mail que o machado disse que depois ele fá-la chegar. Não tens nenhum programa de base de dados? Sequiseres um pode ir a chessbase.com e fazer o donwload do chessbase light. Abraço Miguel Pires
Eu tenho o chessbase light, mas nao sei funcionar muito bem com isso. Acho que o melhor é enviar em formato de texto. Mas ultimamente tenho andado com problemas no e-mail...
17 comentários:
Este jogo é o que eu chamo, uma derrota em grande. Parece os meus jogos, eu tambem só vejo "mates" há minha frente e normalmente faço todo o tipo de sacrificios possiveis, e mil e uma jogadas arriscadas, só que tal como aqui, o meu adversário normalmente surpreende-me sempre.
Muito boas estas análises e agradeço a sua partilha, no entanto julgo que anda a faltar por aqui qualquer coisa, que é a perpectiva do oponente, o que pensou ele e porque jogou como jogou?
Se alguem conhecer qualquer um dos adversários das partidas por aqui apresentadas, que lhe peça o seu comentário.
Gostava de ler.
Cumprimentos
Joaquim Machado
Pois, este é o verdadeiro "problema" do xadrez, o oponente tem vontade propria e muitas vezes nos surpreende. Concordo consigo que era importante ouvir a outra parte, mas isso é muito mais dificil. Nem sempre temos contacto, e muitas vezes eles não estão para isso. Este jogo em particular demonstrou que a minha visão tatica esta mais fraca, e que devo voltar a praticar isso.
Agora gostava de ver uma das suas partidas analisadas por si. Acho que seria interessante e talvez fize-se com que pratica-se mais como jogador e menos como arbitro ;)
Abraço
Miguel Pires
Carissimo, aceito o desafio, e oportunamente essa partida aparecerá por aqui (1º vou aprender como é que isso se faz), permita-me apenas um reparo, "consigo", "por si", blá...blá..., daqui a nada estás-me a tratar por senhor.
Cumprimentos
Ora quem começou foi sua Exa. Ora veja lá: "e agradeço a sua partilha", e finalizou agora "permita-me apenas". Só respondi no mesmo tom. lol
Miguel Pires
Eu também não gosto nada quando começo a ver os meus mates a desaparecer...é principalmente irritante quando sacrifico material...mas penso que a partida foi muito boa. Para a próxima, o adversário que ganhe com 1...c5 ;).
Abraço
Luís Romano
Olá Luis,
Sim é sempre chato ver os mates a desaparecer, mas acontece. Quanto ao ganharem com c5, alguns ja o fizeram, mas "na é facil". Não sei se tens disponibilidade, mas seria engraçado anotares a tua partida comigo (infelizmente so tenho esta ultima se tiveres a outra que jogamos no distrital manda-me por favor), eu faria o mesmo e poderiamos dar o prazer ao Sr. Machado de ter as 2 visões do jogo.
Que achas?
Cumprimentos
Miguel Pires
PS: Sr. Machado ainda estamos à espera da sua partida!!!
Eu acho uma excelente ideia! Ainda tenho a nossa 1ª partida. Mas como faço para te enviar a partida? E para onde mando a partida comentada? A 1ª partida parece-me ter sido a melhor, e era realmente engraçado e instrutivo ter a mesma partida comentada pelos dois jogadores. Fico então à espera.
Abraço
Luís Romano
Luis Romano, envias para o e-mail do (xadrezamigos@gmail.com), que depois nós fazemos chegar ao Sr. Miguel Pires, ou juntamos as duas.
Cumprimentos
Joaquim Machado
Quero mandar daqui um abraço ao Luís... mais um xadrezista (e dos bons!) a participar no nosso blog!
Já agora (para ser mais fácil) envia a(s) partida(s) em pgn, se possível.
Como é que eu passo a partida para formato pgn?
oi luis, tens a partida passada para a chessbase ou tá em papel?
Miguel Pires
hum.... em papel é chato.. e depois.. as folhas de anotação de Partidas são capazes de arranhar um pouco, mas.. se não houver mais nada.. lá terá de ser.
lol
Ass.:
aipoisé
Tenho a partida em papel e já a tenho anotada em formato wordpad!
Manda a partida então para o mail que o machado disse que depois ele fá-la chegar. Não tens nenhum programa de base de dados? Sequiseres um pode ir a chessbase.com e fazer o donwload do chessbase light.
Abraço
Miguel Pires
Eu tenho o chessbase light, mas nao sei funcionar muito bem com isso. Acho que o melhor é enviar em formato de texto. Mas ultimamente tenho andado com problemas no e-mail...
Pede ajuda ao Professor Mano! Ele já comentou (e bem) uma partida. Se não conseguires (lá terá de ser!) envia o texto.
Enviar um comentário