segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Partida comentada (Miguel Pires)



O caríssimo Miguel Pires enviou-nos mais uma das suas partidas.




Como de costume, ficamos a aguardar os comentários!

17 comentários:

Joaquim Machado disse...

Este jogo é o que eu chamo, uma derrota em grande. Parece os meus jogos, eu tambem só vejo "mates" há minha frente e normalmente faço todo o tipo de sacrificios possiveis, e mil e uma jogadas arriscadas, só que tal como aqui, o meu adversário normalmente surpreende-me sempre.
Muito boas estas análises e agradeço a sua partilha, no entanto julgo que anda a faltar por aqui qualquer coisa, que é a perpectiva do oponente, o que pensou ele e porque jogou como jogou?
Se alguem conhecer qualquer um dos adversários das partidas por aqui apresentadas, que lhe peça o seu comentário.
Gostava de ler.
Cumprimentos
Joaquim Machado

Anónimo disse...

Pois, este é o verdadeiro "problema" do xadrez, o oponente tem vontade propria e muitas vezes nos surpreende. Concordo consigo que era importante ouvir a outra parte, mas isso é muito mais dificil. Nem sempre temos contacto, e muitas vezes eles não estão para isso. Este jogo em particular demonstrou que a minha visão tatica esta mais fraca, e que devo voltar a praticar isso.
Agora gostava de ver uma das suas partidas analisadas por si. Acho que seria interessante e talvez fize-se com que pratica-se mais como jogador e menos como arbitro ;)

Abraço
Miguel Pires

Joaquim Machado disse...

Carissimo, aceito o desafio, e oportunamente essa partida aparecerá por aqui (1º vou aprender como é que isso se faz), permita-me apenas um reparo, "consigo", "por si", blá...blá..., daqui a nada estás-me a tratar por senhor.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Ora quem começou foi sua Exa. Ora veja lá: "e agradeço a sua partilha", e finalizou agora "permita-me apenas". Só respondi no mesmo tom. lol

Miguel Pires

Anónimo disse...

Eu também não gosto nada quando começo a ver os meus mates a desaparecer...é principalmente irritante quando sacrifico material...mas penso que a partida foi muito boa. Para a próxima, o adversário que ganhe com 1...c5 ;).
Abraço
Luís Romano

Anónimo disse...

Olá Luis,
Sim é sempre chato ver os mates a desaparecer, mas acontece. Quanto ao ganharem com c5, alguns ja o fizeram, mas "na é facil". Não sei se tens disponibilidade, mas seria engraçado anotares a tua partida comigo (infelizmente so tenho esta ultima se tiveres a outra que jogamos no distrital manda-me por favor), eu faria o mesmo e poderiamos dar o prazer ao Sr. Machado de ter as 2 visões do jogo.
Que achas?

Cumprimentos
Miguel Pires
PS: Sr. Machado ainda estamos à espera da sua partida!!!

Anónimo disse...

Eu acho uma excelente ideia! Ainda tenho a nossa 1ª partida. Mas como faço para te enviar a partida? E para onde mando a partida comentada? A 1ª partida parece-me ter sido a melhor, e era realmente engraçado e instrutivo ter a mesma partida comentada pelos dois jogadores. Fico então à espera.
Abraço
Luís Romano

Joaquim Machado disse...

Luis Romano, envias para o e-mail do (xadrezamigos@gmail.com), que depois nós fazemos chegar ao Sr. Miguel Pires, ou juntamos as duas.
Cumprimentos
Joaquim Machado

Miquinhas disse...

Quero mandar daqui um abraço ao Luís... mais um xadrezista (e dos bons!) a participar no nosso blog!

Miquinhas disse...

Já agora (para ser mais fácil) envia a(s) partida(s) em pgn, se possível.

Anónimo disse...

Como é que eu passo a partida para formato pgn?

Anónimo disse...

oi luis, tens a partida passada para a chessbase ou tá em papel?

Miguel Pires

Anónimo disse...

hum.... em papel é chato.. e depois.. as folhas de anotação de Partidas são capazes de arranhar um pouco, mas.. se não houver mais nada.. lá terá de ser.

lol

Ass.:

aipoisé

Anónimo disse...

Tenho a partida em papel e já a tenho anotada em formato wordpad!

Anónimo disse...

Manda a partida então para o mail que o machado disse que depois ele fá-la chegar. Não tens nenhum programa de base de dados? Sequiseres um pode ir a chessbase.com e fazer o donwload do chessbase light.
Abraço
Miguel Pires

Anónimo disse...

Eu tenho o chessbase light, mas nao sei funcionar muito bem com isso. Acho que o melhor é enviar em formato de texto. Mas ultimamente tenho andado com problemas no e-mail...

Miquinhas disse...

Pede ajuda ao Professor Mano! Ele já comentou (e bem) uma partida. Se não conseguires (lá terá de ser!) envia o texto.