terça-feira, 30 de setembro de 2008

Xadrez - As Leis do jogo - Artº 1º

Regras Básicas do Jogo

Artº 1 - A natureza e objectivos do jogo de xadrez

1.1 O jogo de xadrez é disputado entre dois adversários que movem peças alternadamente num tabuleiro quadrado denominado ‘tabuleiro de xadrez’. O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se que um jogador ‘tem a vez de jogar’, quando a jogada do seu adversário tiver sido ‘feita’.

1.2 O objectivo de cada jogador é colocar o rei do adversário ‘sob ataque’ de tal forma que o adversário não tenha lance legal. O jogador que alcançar esse objectivo deu ‘xeque-mate’ ao adversário e venceu a partida. Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem ‘capturar’ o rei do adversário. O jogador que sofreu xeque-mate perdeu a partida.

1.3 Se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem a possibilidade de dar xeque-mate, a partida está empatada.

 

Não sendo nada complicado este 1º artº das regras de xadrez, ao mesmo tempo podemos tirar algumas conclusões interessantes. O ponto 1.1 define o acto de jogar ou efectuar um lance, e quando o mesmo deve ser feito, apenas e só depois de o adversário terminar o seu. Mais á frente voltaremos a este assunto, quando surgir a regra que define o terminar ou concluir o lance. O ponto 1.3, não parecendo é bastante complexo, uma vez que decidir se os jogadores têm ou não possibilidade de dar mate, não é tão simples como pode parecer. Normalmente a questão de poder ou não poder dar xeque-mate  surge associada ao artº 6.10 da regras de xadrez de uma forma mais simples e clara. Não me vou por agora alongar neste ponto, agradeço no entanto se alguem que "perceba" um pouco mais do que eu da implementação das regras por aqui passar, deixe ficar um qualquer comentário sobre o assunto. Alerto apenas para o facto de que, "posição em que nenhum dos jogadores tem a possibilidade de dar xeque-mate", não é o mesmo que não ter material para dar xeque-mate.

4 comentários:

Miquinhas disse...

Caríssimo Sr. árbitro, desde já obrigado por estes esclarecimentos. Mesmo sabendo que mais à frente irá detalhar algumas questões, queria, desde já, que fizesse o favor de esclarecer a frase "posição em que nenhum dos jogadores tem a possibilidade de dar xeque-mate, não é o mesmo que não ter material para dar xeque-mate".
Fico à espera pela próxima terça-feira para mais umas regrinhas. :)

Alex disse...

É pertinente esclarecer este ponto. No Handbook da FIDE com as regras, está assim:
"10.2 If the player, having the move, has less than two minutes left on his clock, he may claim a draw before his flag falls. He shall stop the clocks and summon the arbiter.
1. If the arbiter agrees the opponent is making no effort to win the game by normal means, or that it is not possible to win by normal means, then he shall declare the game drawn. Otherwise he shall postpone his decision or reject the claim.
2.
b. If the arbiter postpones his decision, the opponent may be awarded two extra minutes and the game shall continue in the presence of an arbiter, if possible. The arbiter shall declare the final result later in the game or after a flag has fallen. He shall declare the game drawn if he agrees that the final position cannot be won by normal means, or that the opponent was not making sufficient attempts to win by normal means.
3. If the arbiter has rejected the claim, the opponent shall be awarded two extra minutes time.
4. The decision of the arbiter shall be final relating to 10.2 a, b, c."
Primeiro de tudo, este artigo só se aplica quando o jogador em desvantagem de tempo tem menos de dois minutos. Depois, deve ser o jogador a fazer o pedido ao árbitro para que considere o jogo empatado, porque o adversário não está a tentar ganhar o jogo por meios "normais", ou seja, está a tentar fazê-lo perder por tempo. Isto não depende do material que cada jogador tenha, porque, como disse o Machado, pode haver material suficiente para dar mate, mas esta possibilidade pode não existir.
No sábado, no jogo Minakov-Martinho, como vos disse na altura, era esta a situação. Bispo e peão contra bispo e peão é uma posição em que seria teoricamente possível dar mate, mas não por "meios normais". A confusão foi causada porque o pedido de empate não foi feito pelo Minakov, mas por um espectador. Não sei se o árbitro interveio na altura ou não, mas se o Minakov não solicitasse o empate, perderia mesmo.

Joaquim Machado disse...

Alexandre, obrigado pela informação, mais casos haverá concerteza e todos eles irão por aqui aparecer. Um dos objectivos deste trabalho é precisamente o de informar os jogadores sobre as regras e a sua aplicação, para que no momento certo as entendam e apliquem.
Acredito tambem que uma discussão sobre todos estes temas em que cada um possa falar um pouco sobre experiencias passadas, servirá para todos aprendermos.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

basta por exemplo entrares numa posição de xeque Perpétuo.. em que nenhum jogador quer ceder.... o que está em vantagem não quer perder a posição (ou algo mais) e o que está pior não desiste.. pois se o fizer perde o jogo.


aipoisé