segunda-feira, 8 de março de 2010

Campeonato nacional da 3ª divisão

1ª Ronda - GDR Os Amigos de Urgezes 3 x 1 C.C.C. Barcelos


Cá estamos nós de volta à nossa 3ª divisão. Depois das atribulações provocadas pelas alterações aos regulamentos dos nossos campeonatos nacionais, a nossa série está completamente diferente este ano. Das equipas que defrontámos no ano passado, só cá estão o AMAS III e o CCC Barcelos, que recebemos nesta primeira jornada. E mesmo estes apareceam completamente diferentes, já que da equipa que tínhamos visitado na época de 2009, só esteve connosco o José Pedroso. Mas vamos aos jogos.
Ao contrário das nossas previsões, o encontro decorreu de forma bastante tranquila para nós, e a vitória nunca esteve em causa. Em grande parte porque as vitórias no 1º e 4º tabuleiro começaram a desenhar-se muito cedo, e os tabuleiros do meio decorreram sempre sob equilíbrio. Dizia-se à boca pequena que o meu contributo foi absolutamente decisivo para a nossa vitória. Aliás, também foi visível o descontentamento dos nossos amigos de Barcelos quando viram que eu não ia jogar...
No 4º tabuleiro, o João começou bem a época, superiorando-se com relativa facilidade ao Diogo Martins, que também ajudou, porque nesta posição


jogou 8. Bg5??. Com uma peça a mais, o João controlou e ganhou naturalmente.
No 1º tabuleiro, a nossa nova aquisição e ponta-de-lança Paulo Pinho também não encontrou grande resistência. A partida teve momentos interessantes, como aqui



As brancas jogam e ganham com 9. Txh7!. Eu, que estava a acompanhar a partida ao lado, vi de imediato o lance e concluí que o jogo não teria mais grande história... estão a rir de quê??? eu vi o lance, juro! Eu até vi que se as pretas tomam de cavalo é mate em 2... bem, não vale a pena. Eu também disse ao Pinho que tinha visto o lance e ele fez que sim com a cabeça, mas não sei se ficou convencido... é o que dá andar a perder com crianças... Adiante.
Logo depois da conclusão deste jogo, os tabuleiros 2 e 3, que estavam a ser equilibrados, terminaram imediatamente em empates. No tabuleiro 3, estivemos a analisar durante vários minutos uma possível continuação a partir desta posição


porqueo Carlos Fitas queria perceber se poderia ter jogado 17...Cxd4. Primeiro pensamos que sim, depois que não, e o Carlos Fitas concluiu dizendo que "temos de perguntar ao computador". Bem , o Fritz também diz que não. Primeiro na linha que analisamos mais longamente ao fim do jogo, teríamos 17... Cxd4 18. Cxf6+ Bxf6 19. Bxf6 Cxf3+ 20. Dxf3 Bxf3 21. Txd8 Tfxd8 22. Bxd8 Txd8 23. gxf3 e as brancas mantém a peça a mais; no entanto, há uma variante mais fácil e melhor para as brancas, que simplesmente tomam em d4. Depois de 17...Cxd4 Cxd4, o melhor para as pretas é 18...Bxe4, mas as brancas jogam 19. De3! e vão, no mínimo, recuperar o peão e ganhar a qualidade devido ao ataque a descoberto à dama. Esta foi uma variante que, por algum motivo, não analisámos.
Por fim, o jogo do 2º tabuleiro poderia ter rendido a nossa 3ª vitória, se o Carlos tivesse jogado melhor nesta posição



Parecia-me claro que o melhor a fazer ao cavalo era colocá-lo em g6, com a ideia de ocupar e5. O peão passado da coluna h poderia ser decisivo. O Carlos preferiu jogar 28...g6, e depois acabou por perder o peão de d6. Nunca esteve em grandes apuros, mas complicou o que poderia ser relativamente fácil.
 
Os resultados foram:



GDR Os Amigos de Urgeses3x1C.C.C. Barcelos
Paulo Pinho1x0Filipe Costa
Carlos Machado0,5x0,5José Pedroso
Vítor Costa0,5x0,5Carlos Fitas
João Costa1x0Diogo Martins


Depois foi o ritual do costume. Cumprimentar toda a gente e ir para casa. Ao chegar, a mulher perguntou logo "Jogaste?" e eu " Não". E não disse mais nada.
Já hoje de manhã, resolvi alongar o assunto: "e então não perguntas se nós ganhámos?". E ela: "não me disseste que não tinhas jogado? É claro que ganharam, já era escusado perder tempo a fazer mais perguntas, homem!!!".
Quem foi que inventou aquela cena do "azar no jogo, sorte no amor"???

3 comentários:

Fernnado Costa disse...

Os comentadores da liga dos últimos não têm tanta classe!

Miquinhas disse...

Como era de esperar, está excelente!
Continua assim Mano e TALVEZ te deixemos jogar lá para o fim do Campeonato! ;)

Joaquim Machado disse...

Voltou o Nacional da 3ª Divisão, e voltaram tambem as crónicas do Alexandre Mano, um "2 em 1" perfeito.
Bom jogo da equipa, a começar o campeonato da melhor maneira,
Parabens.
Quanto ao Alexandre,
se quiseres vir para a minha equipa "GDR Amigos de Urgezes B" (distrital de equipas) tens um lugar garantido na 3ª ou na 4ª mesa (pagamos o costume, pão com manteiga/planta).

Boa sorte para o próximo jogo, já no próximo Sábado em Santo Tirso.

Cumprimentos
Joaquim Machado

ps. hoje o Vitória arrasou...