terça-feira, 25 de novembro de 2008

Arménia e Georgia vencem Olimpíadas 2008

Terminou hoje a edição 2008 das Olimpíadas de Xadrez, que se realizou na Alemanha.

A competição aberta foi vencida pela Arménia (equipa liderada por Levon Aronian), com 19 pontos. Em segundo lugar ficou a selecção israelita, com 18 pontos. O último lugar do pódio foi para os Estados Unidos da América, com 17 pontos.
A classificação final é algo surpreendente, uma vez que as esquipas favoritas (principalmente, a super-favorita Rússia) não conseguiram um lugar no pódio. Convém lembrar que a Arménia era, à partida, a 9ª cabeça-de-série!

Na competição feminina, a equipa da Georgia conseguiu o primeiro lugar, com 18 pontos. Em segundo lugar, com os mesmos pontos, ficou a selecção ucraniana, seguida da selecção dos Estados Unidos, com menos um ponto.

Quanto às selecções portuguesas, tanto a masculina como a feminina fizerem o mesmo número de pontos: 12 (correspondendo a 6 vitórias e 5 derrotas). A equipa masculina ficou em 55º lugar (entre 154 selecções), enquanto que a feminina ficou no lugar 46 (em 114 equipas). Estas posições são melhores que o ranking inicial, o que só por si indicia uma prestação positiva.

Da prestação dos portugueses, merece especial destaque a participação do Ruben Pereira e da Ana Baptista, já que ambos conseguiram normas (o Ruben, norma para MI [Mestre Internacional]; a Ana, norma para WIM [Mestre Internacional Feminina]).

Todas as informações sobre este evento podem ser encontradas no sítio oficial.

Sem comentários: